Imagem da matéria: Grife de luxo Balenciaga irá aceitar bitcoin e ethereum como pagamento
(Foto: Shutterstock)

Criptomoedas estão mais próximas da adesão popular como um meio de pagamento — se comprar moletons que vêm pré-destruídos de fábrica por US$ 1.250 pode ser considerado como algo popular, é claro.

A partir do próximo mês, a polêmica grife francesa Balenciaga vai começar a aceitar bitcoin (BTC) e ether (ETH) como pagamento em lojas on-line e em algumas lojas físicas, segundo o Wall Street Journal.

Publicidade

A iniciativa torna a Balenciaga na mais nova marca tradicional de moda a acolher criptomoedas como um método de pagamento. Este mês, a Gucci anunciou que iria começar a aceitar pagamentos com criptomoedas em suas lojas on-line e em cinco lojas físicas. Neste momento, a Gucci aceita bitcoin (BTC), bitcoin cash (BCH), ether (ETH), litecoin (LTC), dogecoin (DOGE) e shiba inu (SHIB).

De início, a Balenciaga vai aceitar pagamentos apenas com bitcoin e ether, as duas maiores criptomoedas em termos de capitalização de mercado, mas planeja expandir o programa para outras criptomoedas no devido tempo.

Ações na Web 3

A moda de luxo não é uma estranha da Web 3. Em 2021, diversas marcas tradicionais, incluindo Balenciaga, Gucci, Nike, Dolce & Gabbana e Burberry, lançaram coleções de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) e lojas no metaverso.

Por mais tradicionais que essas marcas pareçam, todas parecem alinhadas sobre a moda digital como uma oportunidade comercial. Segundo diversos especialistas da indústria, em entrevista ao Decrypt em outubro de 2021, a indústria de moda digital pode se aproximar do valor total de US$ 2 trilhões do mercado de moda física.

Publicidade

Em dezembro, a Balenciaga havia anunciado a criação de uma unidade comercial interna de metaverso. Embora Cédric Charbit, o CEO da marca, tenha se negado a falar sobre os planos ou a estratégia a longo prazo da unidade ao Wall Street Journal, ele afirmou que considera “o metaverso como um país”, um mercado tão importante quanto qualquer nação na qual a marca atualmente opera.

A notícia sobre a adesão de criptomoedas pela Balenciaga acontece em meio à chegada do que muitos acreditam ser outro “inverno cripto”. A quantidade de bitcoins necessários para adquirir um moletom de US$ 1.250 da Balenciaga em novembro seria equivalente a menos de US$ 563 atualmente.

Mas a turbulência do mercado cripto não intimida a liderança da marca. Quando perguntado se a recente queda do mercado afetou a opinião da Balenciaga sobre cripto, Charbit simplesmente respondeu que seu pensamento era focado no “longo prazo”.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Chefe do SIC de Angola fala sobre operação contra mineradores de Bitcoin

Angola prende 7 mineradores chineses dias após proibir mineração de Bitcoin

Na semana passada, a nova lei angolana foi repercutida pela Embaixada da China como um alerta aos chineses que vivem no país sul-africano
Imagem da matéria: DOG: Nova memecoin do Bitcoin bate valor de mercado de R$ 1,7 bi após airdrop

DOG: Nova memecoin do Bitcoin bate valor de mercado de R$ 1,7 bi após airdrop

A DOG•GO•TO•THE•MOON (DOG) foi distribuída via airdrop ontem (24) e logo se tornou o token Runes com maior número de detentores
Moedas de bitcoin empilhadas em formato de torre

Bitcoin pode se recuperar à medida que os investidores de “mãos de papel” fogem, diz Glassnode

Empresa de inteligência on-chain sugere que o mercado poderia estar “trabalhando na formação de um fundo local”
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Manhã Cripto: EUA pedem 3 anos de prisão para CZ da Binance e Do Kwon pode levar multa de US$ 5,3 bilhões

O Departamento de Justiça quer que CZ passe três anos na prisão por liderar a Binance no período em que a empresa violou leis de lavagem de dinheiro