Imagem da matéria: O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma forma de moeda digital, criada e realizada eletronicamente. Ninguém o controla. Bitcoins não são impressos, como dólares ou reais – eles são produzidos por pessoas, e cada vez mais empresas, executando computadores em todo o mundo, usando software que resolve problemas matemáticos.

Bitcoin é o primeiro exemplo de uma crescente categoria de dinheiro conhecida como criptomoeda.

Publicidade

O que o torna diferente das moedas normais?

Bitcoin pode ser usado para comprar coisas eletronicamente. Nesse sentido, é como dólares convencionais, reais ou euros, que também são negociados digitalmente.

No entanto, a característica mais importante do Bitcoin, e a coisa que o torna diferente do dinheiro convencional, é que ele é descentralizado. Nenhuma instituição central, como o Banco Central, controla a rede Bitcoin. Isso coloca algumas pessoas à vontade, porque isso significa que um grande banco não pode controlar seu dinheiro.

Quem o criou?

Satoshi Nakamoto propôs o Bitcoin, que era um sistema de pagamento eletrônico baseado em provas matemáticas. A idéia era produzir uma moeda independente de qualquer autoridade central, transferível eletronicamente, mais ou menos instantaneamente, com taxas de transação muito baixas.

Quem o imprime?

Ninguém. Esta moeda não é fisicamente impressa por um banco central, onde eles podem simplesmente produzir mais dinheiro para cobrir a dívida nacional, desvalorizando assim sua moeda.

Em vez disso, Bitcoin é criado digitalmente, por uma comunidade de pessoas que qualquer um pode participar. Bitcoins são ‘minerados’, usando poder de computação em uma rede distribuída.

Publicidade

Essa rede também processa transações feitas com a moeda digital, tornando efetivamente o Bitcoin sua própria rede de pagamento.

Então você não pode ter um numero ilimitado de Bitcoins?

Exatamente. O protocolo bitcoin – as regras que fazem bitcoin trabalhar – diz que apenas 21 milhões de Bitcoins podem ser criados por mineradores. No entanto, essas moedas podem ser divididas em partes menores (a menor quantidade divisível é cem milionésimo* de um bitcoin e é chamado de “Satoshi”, após o fundador de bitcoin) *(1 Satoshi = 0,0000001 Bitcoins).

Em que é o bitcoin baseado?

A moeda corrente convencional foi baseada no ouro ou na prata. Teoricamente, você sabia que se você entregasse um dólar no banco, você poderia obter algum ouro de volta (embora isso não funcionasse na prática). Mas o Bitcoin não é baseado em ouro; É baseado na matemática.

Em todo o mundo, as pessoas estão usando programas de software que seguem uma fórmula matemática para produzir Bitcoins. A fórmula matemática está livremente disponível, de modo que qualquer um pode verificá-la.

O software também é de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode olhar para ele para se certificar de que ele faz o que é o que ele se propõe a fazer.

Publicidade

Quais são suas características?

Bitcoin tem várias características importantes que o diferenciam de moedas convencionais.

1. É Descentralizado

A rede Bitcoin não é controlada por uma autoridade central. Toda máquina que minera Bitcoin e processa transações faz parte da rede, e as máquinas trabalham juntas. Isso significa que, em teoria, uma autoridade central não pode mexer com a política monetária e causar um colapso – ou simplesmente decidir tirar os Bitcoins das pessoas, como o Banco Central Europeu decidiu fazer em Chipre no início de 2013. E, se por ventura, parte da rede ficar off-line por algum motivo, o processo continua fluindo.

2. É Fácil de Configurar

Bancos convencionais possuem uma grande burocracia simplesmente para abrir uma conta bancária. No entanto, você pode configurar um endereço de Bitcoin em segundos, sem perguntas, e sem taxas a pagar.

3. É Anônimo

As transações não são anônimas, porém os usuários podem conter vários endereços bitcoin e não estão vinculados a nomes, endereços ou outras informações de identificação pessoal. Contudo, é muito transparente.

4. É Completamente Transparente

O Bitcoin armazena detalhes de cada transação que já aconteceu na rede em uma versão enorme de um banco de dados, chamado de blockchain. O Blockchain diz tudo.

Se você tiver um endereço Bitcoin usado publicamente, qualquer um pode dizer quantos bitcoins são armazenados nesse endereço. Eles simplesmente não sabem que é seu.

Publicidade

Há medidas que as pessoas podem tomar para tornar suas atividades menos transparentes na rede Bitcoin, como não usar os mesmos endereços de Bitcoin sempre, e não fazer transferências de Bitcoin para um único endereço.

5. As taxas de transação são baixas

O seu banco pode cobrar uma taxa de até R$10 para transferências entre outros bancos. Transações internacionais então são caríssimas. Com Bitcoin é muito mais barato e independe da quantidade.

6. É Rápido

Você pode enviar dinheiro em qualquer lugar, para qualquer lugar do mundo e chegará minutos depois, assim que a rede Bitcoin processar o pagamento.

7. Não é estornavel

Quando seus Bitcoins são enviados, não há como recuperá-los, a menos que o destinatário os devolva. Eles se foram para sempre.

 

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas douradas de Bitcoin sobre uma mesa à frente de um gráfico de preço em vermelho, indicando uma drástica queda

Excesso de oferta pode continuar empurrando o Bitcoin para baixo, dizem especialistas

Novo relatório da Kaiko avalia o impacto de grandes vendas de Bitcoin, enquanto especialistas compartilham suas perspectivas para os próximos meses
moedas de bitcoin e ethereum sobre mesa envernizada

Bitcoin dá sinais de alta, enquanto Ethereum precisa superar resistência | Análise técnica

Com valorização de 25%, SUI é o destaque da semana
Imagem da matéria: Dado sobre mineração indica bom momento para compra de Bitcoin; entenda

Dado sobre mineração indica bom momento para compra de Bitcoin; entenda

Historicamente, a queda do preço do hash acontece em momentos em que o BTC está muito próximo do seu piso
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

“Bitcoin é construído pelo povo para o povo”, diz Pai Rico

O autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre” é uma das vozes do documentário God Bless Bitcoin