Imagem da matéria: Se a SEC considera o Ethereum um valor mobiliário, o que acontecerá com os ETFs?
Foto: Shutterstock

A SEC aprovará um ETF de Ethereum à vista em 2024?

O otimismo entre os participantes do mercado está diminuindo — e agora que a posição da SEC sobre o Ethereum como um valor mobiliário foi divulgada, essas esperanças podem ter sido definitivamente frustradas.

Publicidade

“Se a SEC aprovar um ETF de Ethereum antes da eleição, vou comer meu chapéu de HODL”, disse ao Decrypt Matthew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais da Van Eck, uma candidata a ETF de ETH. 

Isso se deve a uma ação judicial movida na semana passada pela Consensys, empresa de software do Ethereum, contra a SEC, que revelou que a Comissão acredita que o ativo digital é um valor mobiliário não registrado — e que a SEC tem, no último ano, conduzido investigações com base nisso. A Consensys quer que um tribunal declare o Ethereum como um valor mobiliário não registrado, impedindo qualquer acusação futura da SEC.

Para ser mais claro, a SEC ainda não apresentou acusações contra a Consensys, ou qualquer outra pessoa, que alegue formalmente que o Ethereum é um valor mobiliário. Mas as revelações do processo judicial da empresa já tiveram implicações de longo alcance, com os principais legisladores de Washington acusando o presidente da SEC, Gary Gensler, de mentir ao Congresso no ano passado sobre a posição da agência em relação ao criptoativo em questão.

O impacto nos ETFs de Ethereum

Embora o impacto de longo prazo das investigações da SEC sobre o Ethereum se desenvolva, no prazo mais imediato isso significa que os ETFs de Ethereum provavelmente não serão aprovados — pelo menos, não sem outra briga judicial.

Os ETFs de Ethereum do mercado à vista permitiriam que as empresas e os investidores de Wall Street obtivessem exposição indireta ao ETH sem ter que lidar com exchanges ou carteiras de criptomoedas. Após uma década de recusas da SEC, os ETFs de Bitcoin à vista finalmente obtiveram aprovação para negociação no mercado dos EUA em janeiro, mas somente depois que a Grayscale, uma das maiores gestoras de criptoativos, processou com sucesso a SEC para que isso acontecesse.

Publicidade

Ainda assim, depois que os ETFs de Bitcoin receberam luz verde, os analistas presumiram que os ETFs de ETH estariam logo atrás, com aprovação provável até o meio do ano. Agora, os analistas e emissores de ETFs em Wall Street não têm tanta certeza.

Espera-se que os requerentes do ETF de Ethereum recebam uma resposta da SEC sobre a aprovação até 23 de maio. No mês passado, os analistas já estavam desanimados com a perspectiva de que esses registros iniciais fossem aprovados; as notícias desta semana apenas convenceram ainda mais os especialistas de que as aplicações do ETF ainda têm um longo caminho a percorrer. 

Eric Balchunas, analista sênior de ETFs da Bloomberg, opinou no X esta semana que a posição agora evidente da SEC sobre o status de valor mobiliário do ETH provavelmente significa que esses ETFs não chegarão a Wall Street tão cedo. E isso se deve ao fato de que os ETFs baseados em commodities e valores mobiliários operam com regras diferentes, disse ele. 

No entanto, não parece que a aparente hostilidade da SEC em relação ao Ethereum tenha assustado os possíveis emissores de ETFs do criptoativo — pelo menos não ainda. Um porta-voz da gestora de fundos de criptomoedas 21Shares, a primeira requerente de um ETF de Ethereum nos EUA, disse ao Decrypt que a empresa continua empenhada em ver sua petição aprovada. 

Publicidade

A Van Eck, uma empresa de investimentos mais tradicional de Wall Street, também continua apostando tudo. O chefe de pesquisa de ativos digitais da empresa, Matthew Sigel, acredita que o produto será aprovado “em tempo hábil”.

Mas ele enfatizou que a experiência da Van Eck em levar as criptomoedas para Wall Street nunca foi isenta de conflitos. As notícias desta semana constituíram apenas mais um obstáculo em um caminho que a empresa sempre esperou que fosse longo e complicado.

“Isso tem sido uma guerra desde janeiro de 2022, tem sido uma guerra durante todo o mandato Biden”, disse ele. “Parte de nossa tese de investimento para essa classe de ativos é que ela continuará a vencer as maiores batalhas nos tribunais ao longo do tempo.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
Imagem da matéria: Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Em maio de 2022, o ecossistema da Terra (LUNA) entrou em uma “espiral da morte” que levou uma das criptomoedas consideradas mais promissoras daquele ano a cair para zero em 24 horas
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais
Imagem da matéria: Bitcoin salta 6% e supera US$ 66 mil conforme a inflação desacelera nos EUA

Bitcoin salta 6% e supera US$ 66 mil conforme a inflação desacelera nos EUA

“Os números do CPI dos EUA desencadearam uma ruptura na faixa de ativos de risco”, disse a empresa de Cingapura QCP Capital sobre a alta do Bitcoin