Imagem da matéria: Rússia e Irã podem criar stablecoin conjunta lastreada em ouro
Foto: Shutterstock

A Rússia e o Irã estão estudando a criação em conjunto de uma stablecoin lastreada em ouro. A informação foi divulgada pelo portal de notícias russo Vedomosti nesta segunda-feira (16).

A stablecoin seria usada para o comércio internacional e poderia substituir nessa modalidade o rian (moeda iraniana), o rublo (moeda russa) e o dólar (moeda usada no comércio internacional). As moedas russa e iraniana sofrem diferentes formas de sanções no mercado global. Ambos os países são aliados na guerra contra a Ucrânia. Os ucranianos acusam o Irã de fornecer drones militares ao exército russo.

Publicidade

Segundo a reportagem, Anton Tkachev, membro do Comitê de Política da Informação, Tecnologia da Informação e Comunicações da Duma – o congresso russo -, confirmou que as negociações da nova criptomoeda estão acontecendo entre os países. No entanto, ele ressaltou que os próximos passos só devem ser dados depois que os ativos digitais forem regulamentadas na Rússia.

A criação da corretora seria feita por meio de uma alteração na Lei Sobre Ativos Financeiros Digitais do país. A reportagem cita uma fonte próxima dos debates e informa que, por enquanto, o tema ainda não tem participação de representantes do Ministério da Fazenda e do Banco Central russos.

Em novembro do ano passado, o mesmo Vedomosti noticiou que a Rússia está desenvolvendo a criação de uma corretora de criptomoedas estatal.

Putin assina lei sobre criptomoedas

Em julho, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, já no ano passado assinou uma lei que proíbe criptomoedas, como o bitcoin, de serem usadas como meios de pagamentos no país, conforme revelou o portal de notícias do governo RBC.

Com a lei em vigor, as instituições financeiras que atuam no país estão obrigadas a recusar transações onde seja possível utilizar ativos digitais como “substituto monetário”.

Publicidade

A proibição chegou exatamente um mês depois de o Parlamento da Rússia, conhecido como Duma, ter aprovado em primeira votação o projeto de lei que estabelecia as novas obrigações.

A movimentação para criar novas barreiras para o avanço das criptomoedas na Rússia começou no início deste ano, quando o Ministério das Finanças enviou ao governo uma proposta de regulamentação do setor.

O ponto central do texto era impedir que ativos digitais fossem usados por russos para adquirir bens e serviços no país. Apesar disso, a lei não proíbe o uso de criptoativos como instrumentos de investimento.   

Rússia e as criptomoedas

O governo e o Banco Central da Rússia debatem a regulação das criptomoedas há tempos. Em janeiro, o Ministério das Finanças defendeu que seria necessário permitir o desenvolvimento da tecnologia das criptomoedas, uma semana após o Banco Central do país defender a proibição da mineração de bitcoin e transações com ativos digitais.

Publicidade

Logo em seguida, o presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia tinha “certas vantagens competitivas” na mineração de criptomoedas por conta do “superávit de eletricidade e equipes treinadas disponíveis no país”, pedindo que o Ministério das Finanças e o banco central chegassem a um consenso.

“O uso de moedas digitais como um meio de pagamento na Federação da Rússia continuará sendo proibido. Na estrutura da regulamentação proposta, moedas digitais são consideradas apenas como uma ferramenta de investimento”, defendeu o Ministério na época.

  • Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!
VOCÊ PODE GOSTAR
notcoin jogo cripto telegram

Notcoin salta 10% após número de carteiras ativas diárias igualar com o Ethereum

Os jogos baseados em Telegram estão causando a explosão da The Open Network, com Notcoin liderando todo o mercado de criptomoedas nas últimas 24 horas
moedas de bitcoin e letras ETF

Analista prevê que ETFs de Ethereum podem capturar até 20% dos fluxos de ETFs de Bitcoin

Performance, contudo, pode depender de como a SEC vai classificar o staking de ETH
Imagem da matéria: É hora de apostar em Bitcoin e shitcoins, diz Arthur Hayes

É hora de apostar em Bitcoin e shitcoins, diz Arthur Hayes

O Bitcoin crescerá à medida que os bancos centrais se concentrarem em taxas de juros mais baixas em massa – com o Banco da Inglaterra em breve, prevê Hayes
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Deputados pressionam Biden para trazer de volta aos EUA executivo da Binance detido na Nigéria

Em carta ao executivo, os deputados alegam que Tigran Gambaryan está na condição de refém do governo da Nigéria e corre risco de morrer de malária