Imagem da matéria: Como a Binance entrou em pé de guerra com o governo da Nigéria
Foto: Shutterstock

Não é de hoje que a Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo, tem problemas com autoridades de diferentes países. Porém, desde o fim de fevereiro, a empresa entrou em uma grave tensão com o governo da Nigéria, que levou, inclusive, à prisão de dois executivos.

A briga começou quando autoridades nigerianas iniciaram uma investigação anticorrupção contra a Binance, que rebateu as acusações. Mas quando dois funcionários da corrretora, Tigran Gambaryan e Nadeem Anjarwalla, chegaram ao país para debaterem as operações da exchange, acabaram presos pelas autoridades.

Publicidade

Desde então, governo e corretora têm trocado acusações e um dos dois executivos, Anjarwalla, conseguiu escapar da prisão e fugir da Nigéria. Mas a crise está longe de acabar.

Gambaryan, que teve seu julgamento marcado para 18 de abril, segue preso, enquanto a Binance argumenta que a detenção não tem mérito. “É ultrajante que ele seja detido em uma prisão como o Centro Correcional de Kuje”, disse um porta-voz da empresa.

Veja abaixo a linha do tempo da crise da Binance na Nigéria até o momento:

22 de fevereiro

As autoridades nigerianas anticorrupção e de segurança lançaram uma ampla investigação sobre a Binance por suspeita de facilitação de manipulação monetária e de transações ilícitas em suas plataformas.

Além disso, o regulador de telecomunicações do país também bloqueou o acesso ao site da exchange.

28 de fevereiro

Autoridades da Nigéria prendem Tigran Gambaryan e Nadeem Anjarwalla. Os executivos viajaram ao país após a decisão de bloqueio de vários sites de corretoras cripto, mas foram detidos pelo gabinete do conselheiro de segurança nacional e seus passaportes foram apreendidos.

Publicidade

5 de março

A Binance suspende seus serviços de criptomoedas na Nigéria e retira a moeda local naira da plataforma, deixando cerca de 13 milhões de usuários no país sem opções de investimento.

13 de março

A Nigéria exige os nomes e o histórico de transações dos 100 principais usuários nigerianos da Binance. Segundo o Financial Times, o escritório do conselheiro de segurança nacional da Nigéria também solicitou que a exchange resolvesse quaisquer obrigações fiscais pendentes.

22 de março

Nadeem Anjarwalla escapa da prisão em Abuja, depois que os guardas o levaram a uma mesquita próxima para as orações do Ramadã. Segundo relatos, ele, que possui dupla cidadania, britânica e queniana, usou seu passaporte queniano para embarcar em um voo em “avião comercial do Oriente Médio”, já que seu passaporte britânico havia sido apreendido.

29 de março

A agência anticorrupção da Nigéria, a Comissão de Crimes Econômicos e Financeiros, acusa Binance, Gambaryan e Anjarwalla de branqueamento de capitais e outras acusações relacionadas.

Publicidade

Ao mesmo tempo, Gambaryan entra com uma moção no Tribunal Superior Federal em Abuja, solicitando uma declaração de que a apreensão de seu passaporte violou a constituição da Nigéria.

3 de abril

A Binance quebra o silêncio sobre o caso e diz ao DL News que Gambaryan “não tem autoridade para tomar decisões” e não deve ser detido pelas autoridades nigerianas.

4 de abril

Gambaryan comparece em tribunal para uma audiência de custódia, mas não pode contestar depois de as autoridades nigerianas terem cometido erros processuais.

5 de abril

Gambaryan é transferido para uma cela subterrânea mantida pela EEFC. De acordo com um funcionário do governo que falou ao site sob anonimato, a transferência foi feita para evitar que ele fugisse.

8 de abril

Gambaryan se declara inocente de cinco acusações de lavagem de dinheiro e é detido em uma prisão de segurança média até sua audiência de fiança, em 19 de abril.

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

Fabrício Tota, diretor do MB, discutiu no Ethereum Rio como empresas podem tirar o máximo proveito da tecnologia blockchain através da tokenização
Imagem da matéria: SpaceY: 7 dicas para ganhar Bitcoin de graça no iOS e Android

SpaceY: 7 dicas para ganhar Bitcoin de graça no iOS e Android

Minere asteroides, ganhe Bitcoin. Veja como acumular mais satoshis enquanto joga o jogo para celular SpaceY
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin sobe 3% e volta para US$ 63 mil; Toncoin salta 17% com expectativa para lançamento da Notcoin

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 3% e volta para US$ 63 mil; Toncoin salta 17% com expectativa para lançamento da Notcoin

Toncoin valoriza com a notícia do lançamento de um dos tokens mais esperados da rede: Notcoin (NOT)
Ilustração de uma lâmpada flamejando B de bitcoin

Parceria em tokenização entre Mercado Bitcoin e Bolt Energy democratiza acesso ao setor de energia

A parceria entre as empresas teve início em 2022