O PayPal Ventures é um dos investidores da startup TRM Labs, focada no gerenciamento de riscos e compliance de criptomoedas para o setor financeiro. Segundo o Coindesk, a empresa arrecadou US$ 4,2 milhões, aporte com a participação do braço de capital de risco da PayPal.
Com o novo aporte, a TRM, que surgiu do projeto da aceleradora americana Y Combinator, agora tem em caixa US$ 5,9 milhões para tocar soluções de compliance para o setor financeiro tradicional.
No site da TRM, a empresa diz que foi construída por especialistas que já passaram pelo Google, Amazon e por universidades como Harvard e Stanford.
Embora venha a concorrer com as já conhecidas Chainalysis e Elliptic, a startup é focada somente no setor financeiro.
Segundo comunicado compartilhado com o Coindesk, a TRM vai ajudar instituições financeiras a simplificar a due diligence (avaliação de riscos) dos clientes e atender aos requisitos regulatórios.
“As instituições financeiras usam o TRM para classificar o risco de suas transações, clientes ou parcerias relacionadas a criptomoedas”, disse a startup em comunicado.
O foco, portanto, é ajudar as instituições financeiras a combater a lavagem de dinheiro, evitar fraudes e manter a compliance — que é um conjunto de ações para garantir o cumprimento das normas determinadas por lei.
Conforme falou ao Coindesk, Esteban Castaño, cofundador e CEO da TRM, disse que sua equipe está ajudando as instituições financeiras a pensar sobre o potencial das criptomoedas e abrandar riscos associados ao mercado.
“Ao criar soluções para evitar fraudes em criptomoedas e crimes financeiros, permitimos essa visão de construímos um sistema financeiro mais seguro para bilhões de pessoas”, disse Castaño.
De acordo com o Coindesk, além da PayPal, investiram na TRM a Initialized Capital, empresa do fundador do Reddit, Alexis Ohanian, e a Blockchain Capital.
PayPal pós Libra
Recentemente o PayPal deixou o projeto Libra do Facebook, onde estava programado para a empresa ser um dos 100 nodes do blockchain da Fundação.
Conforme comunicou a empresa, o motivo da saída é que ela precisava focar mais em seus próprios projetos.
No entanto, um relatório divulgado em vários jornais revelou que o PayPal começou a se distanciar do projeto devido a críticas e recentes questões regulatórias discutidas por vários países em torno da Libra.
Contudo, na ocasião a empresa não hesitou em dizer que apoia a iniciativa da gigante das redes sociais:
“Mantemos nosso apoio às aspirações de Libra e esperamos continuar o diálogo sobre como poderemos trabalhar juntos no futuro”.
- Leia também: DD Corporation processa Google para tirar reportagens que a chamam de pirâmide financeira
BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!
Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br