Imagem da matéria: Aliados do Ethereum: Arbitrum encontra bug na Optimism que colocaria fundos em alto risco
Foto: Shutterstock

A competição entre blockchains está sempre acontecendo no setor cripto, mas às vezes uma se sente compelida a ajudar a outra.

A Offchain Labs, equipe por trás da rede de escalonamento de segunda camada do Ethereum, Arbitrum, recentemente descobriu vários problemas de segurança em uma versão de testnet do Optimism, outra rede de segunda camada, também do Ethereum, criada pela OP Labs.

Publicidade

Após as correções serem implementadas, os problemas foram detalhados na sexta-feira (26) em um post publicado pelo cofundador da Offchain Labs, Ed Felton. Como a potencial vulnerabilidade foi encontrada no sistema do Optimism para contestar transações potencialmente fraudulentas, poderia ter sido aproveitada por atores mal-intencionados, explicou Felton.

“Acreditamos que se seu protocolo atual fosse implantado na mainnet, colocaria os fundos dos usuários em um risco muito alto”, disse a Offchain Labs à OP Labs em uma mensagem de final de março, acrescentando que “código de exploração de exemplo” foi incluído para fins informativos.

Arbitrum vs Optimism

Arbitrum e Optimism são chamados de “rollups” do Ethereum, destinados a oferecer custos de transação mais baixos para os usuários ao agrupar lotes de transações e então transmiti-los ao Ethereum em uma forma processada. Dentro dessa classe de soluções de escalonamento, ambos as segundas camadas são categorizadas como “optimistic rollups”, que assumem que todas as transações que processam são legítimas.

Para evitar que atores mal-intencionados abusem da natureza “otimista” do Arbitrum e do Optimism, ambas as redes utilizam provas de fraude. Efetivamente, o modelo de segurança dá aos participantes da rede uma janela para contestar transações e verificar sua validade por meio de um processo baseado em regras.

Publicidade

Os problemas identificados pela Offchain Labs diziam respeito ao tempo concedido aos participantes para “fazer um movimento” e contestar transações por meio do sistema de prevenção de fraudes do Optimism. Ao abusar desse tempo a seu favor, um ator mal-intencionado poderia ter enganado o sistema para aceitar um histórico de cadeia fraudulento ou para evitar que aceitasse o histórico de cadeia correto, segundo o post de Felton.

“O protocolo OP conforme originalmente implantado na testnet era suscetível a ataques de traidores desse tipo porque permitia a um traidor obter crédito de tempo que não merecia”, explicou ele. “O resultado foi que o sistema de prova de fraude não melhorou as garantias de segurança.”

A intervenção da Offchain Labs com o Optimism ocorre enquanto as redes de segunda camada do Ethereum continuam a fazer novo uso de “blobs”. Introduzida na última atualização do Ethereum, a estrutura de dados permite que as redes economizem ainda mais nos custos de transação com um espaço dedicado e barato para postar dados no Ethereum.

Do ponto de vista da adoção, Optimism e Arbitrum estão entre os maiores entre as redes de segunda camada do Ethereum. De acordo com um painel da Dune, por exemplo, Arbitrum e Optimism processaram 1,7 milhão e 600.000 transações na segunda-feira, respectivamente. Enquanto isso, a mainnet do Ethereum viu 1,1 milhão de transações.

Publicidade

Embora os problemas de segurança pudessem ter causado dores de cabeça para os usuários no futuro, resolvê-los na testnet do Optimism significa que, em última análise, ninguém foi impactado. Quando se trata de redes de segunda camada com arquiteturas comparáveis ​​cuidando uns dos outros, um porta-voz da OP Labs disse ao Decrypt que a recente contribuição da Offchain Labs ainda era muito valorizada.

“Estamos sempre gratos quando equipes dedicam tempo para revisar nosso código de testnet”, disse o porta-voz em um comunicado. “É uma parte crítica do processo de desenvolvimento.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Mesmo que ETF de Ethereum seja aprovado, pode levar semanas para estrear nas bolsas; entenda

Mesmo que ETF de Ethereum seja aprovado, pode levar semanas para estrear nas bolsas; entenda

Sinal verde da SEC esta semana é apenas o primeiro passo para o lançamento do ETF de Ethereum
Fazenda de Mineração de criptomoedas Salto del Guairá Paraguai -ANDE

Paraguai usa inteligência artificial para encontrar fazenda ilegal de mineração de Bitcoin

Autoridades apreenderam 176 ASICs em Saltos de Guairá com ajuda de sistema que mede a tensão de redes elétricas
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Câmara dos EUA aprova nova lei cripto em dia decisivo para ETFs de Ethereum

Manhã Cripto: Câmara dos EUA aprova nova lei cripto em dia decisivo para ETFs de Ethereum

Nesta quinta-feira termina o prazo para a SEC aprovar ou rejeitar o ETF de Ethereum da VanEck
Bitcoin em gráfico de alta com seta azul apontado para o alto

Traders esperam que Bitcoin supere a máxima de US$ 74 mil em breve

“Esperamos um impulso de alta aqui que pode nos levar de volta às máximas de US$ 74 mil”, disse a QCP Capital sobre o momento do Bitcoin