moeda do bitcoin com logo da nasdaq ao fundo
Shutterstock

Os planos da Nasdaq de lançar um serviço de custódia de criptomoedas, anunciado pela primeira vez em setembro de 2022, não vai sair do papel tão cedo.

Em uma teleconferência que aconteceu nesta quarta-feira (19), a CEO da operadora da bolsa de valores, Adena Friedman, disse que suspendeu os esforços para buscar a licença necessária para o serviço de custódia cripto, “considerando a mudança no ambiente regulatório e de negócios nos EUA”.

Publicidade

De acordo com o CoinDesk, essa nova posição da executiva contraria os planos divulgados para a Nasdaq em março deste ano, quando sinalizou que a empresa estava montando a infraestrutura do serviço e buscando a aprovação regulatória necessária, chegando inclusive a solicitar ao Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS) a abertura de uma sociedade fiduciária de propósito limitado, que supervisionaria o oferta da custódia cripto.

No pronunciamento de hoje, Friedman garantiu que a Nasdaq vai continuar apoiando a indústria de criptomoedas, fechando, por exemplo, parcerias com potenciais emissores de ETFs ligados a ativos digitais — um produto que atrai muita expectativa dos investidores americanos.

De toda forma, a desistência da Nasdaq de lançar um serviço de custódia mostra que o cenário regulatório para as criptomoedas nos EUA está longe de ser um assunto resolvido. 

Nos últimos tempos, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) abriu processos polêmicos e criticados por boa parte do mercado cripto contra algumas das maiores exchanges do mundo, Coinbase e Binance, bem como acusou mais de 70 criptomoedas de serem valores mobiliários.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Messi e Ronaldinho promovem memecoin desconhecida e preço decola 194%

Messi e Ronaldinho promovem memecoin desconhecida e preço decola 194%

As lendas do futebol Lionel Messi e Ronaldinho divulgaram uma memecoin da Solana chamada WATER, o que gerou muitas perguntas
Pessoa segura smartphone com logo BUSD com as mãos apoiado em uma mesa

SEC encerra investigação sobre stablecoin da Binance sem ações de penalidade

A SEC alegou que a stablecoin BUSD era um valor mobiliário em um processo movido contra a Binance no ano passado
Vitalik Buterin

Criador do Ethereum pede que eleitores não apoiem políticos só porque eles se dizem pró-cripto

Em meio à crescente adesão de Trump às criptomoedas, a publicação de Vitalik Buterin provocou reações mistas na comunidade cripto
Joe Biden posa para foto

Memecoins de potenciais substitutos de Joe Biden disparam até 200% após ele pegar Covid-19

Memecoins inspiradas em Kamala Harris e Gavin Newsom chegaram a disparar até 200% após Joe Biden anunciar que está com Covid-19