Imagem da matéria: PF lança operação contra pirâmide financeira com criptomoedas em Santa Catarina
PF cumpre mandados de busca e apreensão em cidades de Santa Catarina (Foto: PF)

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (18) a operação Kripto contra mais um grupo suspeito de montar uma pirâmide financeira com uso de criptomoedas. Segundo comunicado das autoridades, os suspeitos captavam dinheiro prometendo altos retornos por meio de operações no mercado de moedas digitais.

Essa modo de agir é uma forte característica de pirâmides, e ganhou tanta força nos últimos anos que fez a Câmara dos Deputados instalar uma CPI para investigar o assunto.

Publicidade

Os policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão nas cidades da Araranguá (SC) e Passo de Torres (SC), com autorização da 1ª Vara Federal de Florianópolis.

Em resposta ao Portal do Bitcoin, a assessoria de imprensa da Polícia Federal disse que não pode revelar o nome da empresas e das pessoas físicas investigadas, sob pena de ferir a Lei de Abuso de Autoridade.

A investigação foi iniciada no ano de 2021, quando a PF identificou que os investigados captaram recursos de terceiros para fins de aplicação em criptomoedas, prometendo aos beneficiários rentabilidade mediante operações com tais ativos.

As apurações também indicaram que um dos investigados teria se apropriado dos valores recebidos das vítimas do esquema. Estima-se que os prejuízos causados aos investidores cheguem a R$ 1.5 milhão.

Publicidade

Os suspeitos são investigados por crimes contra o sistema financeiro nacional, com pena de um a quatro anos de reclusão e multa.

VOCÊ PODE GOSTAR
Presidente da Argentina Javier Milei - foto Instagram

“Não deixem que os Estados controlem as criptomoedas”, diz Javier Milei

O presidente da Argentina aproveitou seu discurso em um evento da Meta para mandar o recado aos investidores de criptomoedas
Imagem da matéria: Chainlink se une ao piloto do Drex em consórcio com Banco Inter e Microsoft

Chainlink se une ao piloto do Drex em consórcio com Banco Inter e Microsoft

A Chainlink vai utilizar sua tecnologia para gerar interoperabilidade entre o Drex e um banco central estrangeiro
ilustração de trump em cima de touro - trump trade

“Trump Trade” pode fazer Bitcoin subir por mais 8 semanas, diz JP Morgan

A grande vitória de Donald Trump provavelmente beneficiará uma série de investimentos — incluindo o Bitcoin — pelo resto do ano, dizem os analistas
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Brasileiros podem ganhar R$ 300 ao escanear íris em Orbs espalhados por São Paulo

O projeto World, confudado por Sam Altman, escaneia a íris das pessoas para criar uma identidade digital