Gabriel Galípolo - diretor do banco central
Gabriel Galípolo (Foto Lula Marques/ Agência Brasil)

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, destacou as inovações em que a instituição tem se empenhado, durante sua participação na Febraban Tech 2025, nesta terça-feira (10), em São Paulo. Evitando discussões sobre o Copom por questões éticas, Galípolo concentrou-se nos “temas estruturantes” e na “agenda evolutiva” do BC para os próximos anos, com ênfase no Pix e no DREX.

O presidente reiterou que o Drex não se é uma CBDC (Central Bank Digital Currency) – ou Moeda Digital do Banco Central. “O Drex não é exatamente uma CBDC como a literatura trata”, disse Galípolo, ressaltando que “isso é uma longa discussão”.

Publicidade

O executivo ressaltou que a ideia do Drex é muito mais um DLT (Distributed Ledger – ou livro ou registro distribuído) para utilizar smart contracts e tokenização. O objetivo é facilitar os processos de compra e venda e transações financeiras, mas também trazer mais facilidade para utilizar colaterização de ativos para criar crédito.

Galípolo acrescentou que “quanto mais a gente conseguir avançar nessa agenda, de redução da percepção de risco por parte de quem está concedendo o crédito, e facilidade na experiência do cliente, para quem está tomando o crédito, será possível oferecer garantias mais adequadas para o planejamento e objetivos para aquelas pessoas. Isso é muito importante para a gente conseguir avançar nessa agenda”.

Antes, Galípolo dissertou sobre Pix automático, Pix por aproximação e Pix por parcelamento, e também fez autocrítica do BC, citando que a comunicação com a sociedade é essencial para público que não é especializado em política monetária.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

Indústria cripto do Brasil aponta risco de êxodo de clientes com nova alíquota e fim da isenção

Temor de empresas da indústria cripto do Brasil é que investidores busquem plataformas sem sede no país ou saíam do mercado
logo hyperliquid HYPE

Hyperliquid (HYPE) dispara 17% na semana enquanto Bitcoin se estabiliza

HYPE supera principais criptos com alta semanal de 17,6% à medida que DEX da Hyperliquid ganha força no mercado de futuros
Imagem da matéria: Bitcoin sobe 2% com avanço das negociações comerciais entre EUA e China

Bitcoin sobe 2% com avanço das negociações comerciais entre EUA e China

Altcoins como Hyperliquid registram altas superiores a 7% nesta tarde
Bitcoin Family, Família

Para se proteger, ‘Família Bitcoin’ esconde senhas de carteiras em 4 continentes

Diante do aumento de ameaças a investidores de criptomoedas em diversos países, a família holandesa precisou reformular toda a estrutura de segurança