Imagem da matéria: The Sandbox avançou etapas, mas ainda precisa mostrar mais experiência de metaverso
(Foto: Shutterstock)

O que é The Sandbox?

The Sandbox é uma plataforma tanto para a criação como para a hospedagem de experiências de entretenimento em mundos virtuais.

No The Sandbox, qualquer um pode criar ativos 3D, como edifícios, itens de jogos e personagens não jogáveis. Esses ativos podem ser usados para criar diversas experiências, incluindo jogos, eventos de música e moda, atividades sociais, missões, exposições de arte e competições.

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The Sandbox oferece a criadores um conjunto de ferramentas intuitivas que não exigem experiência prévia em programação ou criação de experiências. Essas ferramentas incluem um editor 3D para a criação e animação de itens, um criador de jogos para a criação de experiências e um cliente de jogos.

The Sandbox está trabalhando para tornar essas ferramentas o mais favoráveis a usuários para desencadear a criatividade de sua comunidade. Por exemplo, o editor em 3D combina diferentes tokens do jogo para criar ativos gerados por usuários.

A criação de ativos no The Sandbox exige uma combinação de tokens do jogo (Imagem: Messari)

Esses ativos gerados por usuários são tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) de padrão ERC-721 que podem ser monetizados em mercados abertos. O ecossistema The Sandbox alavanca uma série de funcionalidades tokenizadas para jogos, incluindo:

– uma moeda digital do jogo, usada para aquisições, monetização e criação de ativos (o token SAND);

terrenos digitais e próprios no mundo virtual The Sandbox (LAND);

– uma combinação de tokens LAND para criar um lote maior (ESTATE);

– um grupo de ativos e lógica de script para criar experiências interativas (GAMES);

– imagens virtuais em 3D criadas por jogadores (ASSETS);

– tokens “queimados” (removidos de circulação) para conceder características a ativos (GEMS); e

– tokens queimados para criar ASSETS (CATALYSTS).

Graças à natureza negociável desses ativos gerados por usuários em seu mundo virtual, The Sandbox possui uma robusta economia interna.

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Além de possuir os ativos que elaboram, criadores poderão disponibilizar experiências em lotes de LAND no metaverso do The Sandbox.

O objetivo a longo prazo do The Sandbox é permitir que criadores desenvolvam experiências imersivas. A possibilidade de monetizar LAND e experiências no jogo atraiu investidores a adquirirem o token LAND.

Os principais “proprietários” de LAND incluem grandes investidores no The Sandbox, como Binance, Everyrealm e Galaxy Interactive, bem como comunidades de NFTs, como Whale, MetaKovan e Cyber Kongz.

Além disso, The Sandbox está sempre formando parcerias com empresas que estão dispostas a desenvolver experiências em seu mundo virtual e se tornando participantes iniciais. Essas parcerias abrangem uma série de verticais comerciais, incluindo jogos, música, entretenimento, moda e estilo de vida, por exemplo.

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Síntese desta análise

– Dado o amplo esfriamento do mercado, vendas secundárias de lotes de terrenos digitais caíram 54%, mas ainda registram uma alta de 865% em comparação ao terceiro trimestre de 2021.

– Vendas primárias subiram 23% com a emissão de novos lotes.

– The Sandbox atingiu mais de dois milhões de usuários registrados após o lançamento da gameplay “Alpha Season 2” em março.

– Um programa de staking sem taxas de gas foi lançado na Polygon.

– The Sandbox foca em parcerias que engajam nos setores de jogos, música, entretenimento e esportes.

Demonstrações financeiras e principais métricas do The Sandbox (Imagem: Messari)

Panorama macro

Existe uma quantidade limitada de LAND: 166.464 lotes. Novos lotes de LAND estão sujeito a vendas primárias — são vendidos a entidades privadas (via parcerias) ou postas à venda via leilões. 65% de todos os lotes de LAND já foram distribuídos — uma alta de 2% desde o quarto trimestre de 2021.

Porcentagem do total de lotes LAND distribuídos atingiu 65% no primeiro trimestre de 2022 (Imagem: Messari)

À medida que o volátil primeiro trimestre de 2022 se encerrava, o volume de vendas secundárias de LAND diminuiu 54% em comparação ao trimestre anterior. Para fins de perspectiva, o volume de vendas secundárias no primeiro trimestre de 2022 subiu 865% em relação ao terceiro trimestre de 2021.

A queda no trimestre mais recente é consequência do início da estabilização do hype pelo metaverso desde o anúncio de reformulação da Meta em outubro de 2021. O mercado está meramente encontrando seu equilíbrio e a demanda por LAND continua saudável apesar da febre de compras no quarto trimestre de 2021.

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Vendas secundárias de LAND caíram 54% no primeiro trimestre de 2022 em comparação ao quarto trimestre de 2021: Apesar da relativa queda recente, as vendas secundárias de LAND foram 863% mais altas no primeiro trimestre de 2022 do que no terceiro trimestre de 2021 (Imagem: Messari)

Em relação ao segundo trimestre de 2021, vendas primárias de LAND subiram 23%. Nas vendas primárias, são oferecidos lotes de LAND recém-emitidos e que, geralmente, são vendidos ou para parceiros ou por meio de leilões.

Ainda assim, volumes primários de LAND (US$ 16 milhões) representaram apenas 12% do volume de vendas de LAND no mercado (US$ 136 milhões) no primeiro trimestre de 2022.

Vendas primárias de LANDs recém-emitidos subiram 23% no primeiro trimestre de 2022: Vendas primárias e trimestrais de LAND atingiram uma alta recorde graças à emissão de novos lotes (Imagem: Messari) 

Em termos de uso, The Sandbox lançou a “Alpha Season 2” de seu jogo em março de 2022. Durante esse lançamento, The Sandbox atingiu dois milhões de usuários registrados.

Considerando que o lançamento durou quatro semanas, o rastreio de usuários diários ou mensais não é útil neste momento. Em vez disso, compradores únicos de LAND podem ser uma alternativa para medir o interesse na utilidade de LAND.

Número de compradores mensais ativos de LAND volta para níveis equilibrados: Número de compradores de LAND voltou para níveis registrados antes do anúncio da Meta sobre o lançamento de um metaverso no fim de outubro de 2021 (Imagem: Messari)

O número de compradores mensais ativos de LAND voltou para níveis mais sustentáveis e registrados antes do anúncio da Meta no fim de outubro de 2021.

A questão é o que direciona valor de terrenos digitais no mundo virtual do The Sandbox, dado que apenas um número limitado de seus usuários estão conseguindo hospedar e monetizar experiências.

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No quarto trimestre de 2021, a Messari descobriu que a propriedade de LAND é bem concentrada conforme os principais proprietários retêm seus lotes. Uma outra questão é se esse comportamento de retenção é específico apenas dos principais proprietários.

Este estudo, referente ao primeiro trimestre de 2022, analisa o tempo de retenção de LAND e discute as possíveis consequências do valor de terrenos em mundos virtuais.

Panorama micro: Comportamento de retenção

Em uma tentativa de entender o tempo de retenção de LAND, deve-se considerar diversos agrupamentos de comportamento de “compra e retenção” (ou “buy and hold”).

Nesse sentido, é possível pensar, por exemplo, no “comportamento de compra no longo prazo” como a retenção de lotes por um período superior a um ano enquanto o “comportamento de compra e venda” pode ser descrito como períodos de retenção mais curtos do que 30 dias.

O atual panorama do período de retenção de LAND revela que 7% dos compradores retêm LAND por um período superior a um ano enquanto 11% retêm LAND por menos de 30 dias. Ao mesmo tempo, a grande maioria (72%) de compradores LAND mantêm o ativo entre um a três meses.

Atual panorama de período de retenção de LAND: 72% de compradores de LAND o retêm entre um mês e três meses (Imagem: Messari) 

Em outras palavras, 83% dos compradores escolhem vender seu LAND menos de três meses após a aquisição. Isso sugere a realização de lucros como um direcionador da compra e venda de ativos por proprietários de LAND.

Abaixo, é analisado o comportamento de realização de lucro ao observar transações de compra e venda que aconteceram em 30 dias. Para cada uma dessas transações de compra e venda, a diferença entre o preço de venda e o preço de compra correspondente é somado diariamente.

Rentabilidade diária e total de compra e venda: Rentabilidade para transações de compra e venda atingiu um auge em novembro de 2021 enquanto apenas 19 dias registraram uma rentabilidade negativa desde o quarto trimestre de 2021 (Imagem: Messari)

Note que o auge do lucro aconteceu em 24 de novembro de 2021 — quase um mês após o anúncio de reformulação da Meta. Desde então, o comportamento de realização de lucro voltou para níveis sustentáveis.

Além disso, desde outubro de 2020, houve apenas 19 dias de rentabilidade negativa e total, conforme o maior saldo negativo foi registrado em 31 de dezembro de 2021. Pode-se considerar a compra de LAND possivelmente como uma opção de “call” (compra) à medida que o The Sandbox ganha uma enorme força entre usuários.

Apesar do alto interesse nas experiências de gameplay do The Sandbox, sinalizado pelo registro de dois milhões de usuários, o argumento a favor dos terrenos virtuais ainda está em seus primórdios, em termos de desenvolvimento de experiências.

De forma intuitiva, disponibilizar experiências imersivas no The Sandbox pode ser uma possível catálise para a criação e captura de valor. Nesse sentido, usuários estão aguardando ansiosamente pelo lançamento de imersivas experiências de gameplay e para consumidores cripto.

Criadores estão bem posicionados para desenvolver experiências virtuais imersivas e disponibilizá-las a usuários. Em termos de capturar esse valor, proprietários podem adquirir lotes específicos de LAND com a expectativa de que a hospedagem de experiências virtuais nesses lotes direcione mais atividade de usuários.

Isso pode criar uma espécie de volante (ou “flywheel”) para a adesão em grande escala de experiências imersivas que, por sua vez, vão impulsionar o valor de lotes LAND no longo prazo.

Porém, ainda não é possível que criadores disponibilizem experiências a outros usando lotes de LAND. Isso pode prejudicar a verdadeira demanda por enquanto.

Embora grande parte dos compradores de LAND possam estar propensos a retê-lo, a falta de meios práticos de monetizar LAND por meio da hospedagem de experiências pode induzi-los a realizar lucros. Por isso, é importante que The Sandbox continue desenvolvendo o pilar das experiências imersivas e da crescente acessibilidade para usuários.

Para que The Sandbox continue crescendo e florescendo, experiências imersivas vão precisar ser criadas e aderidas em grande escala. Nesse sentido, uma métrica importante a acompanhar será o número de usuários ativos de lançamentos completos de gameplays que não estão vinculados a intervalos específicos de tempo.

Acontecimentos importantes no ecossistema The Sandbox

Parcerias

Marcas não se cansaram de entrar para o ecossistema The Sandbox.

Movidas pelas vastas possibilidades das experiências de criação e monetização, diversas marcas anunciaram parcerias com The Sandbox em diversas verticais: jogos (Ubisoft, SM Media e Ethernity), música (Warner Music Group), entretenimento (SHIBUYA109), diversidade e inclusão (World of Women), engajamento via esportes e jogos (HSBC), bem como moda e estilo de vida (Gucci e Arianee).

O desenvolvimento de outras parcerias continuará sendo um foco para The Sandbox no futuro próximo.

“Alpha Season 2”

Em março de 2022, The Sandbox lançou a “Alpha Season 2” de seu mundo virtual. A gameplay durou quatro semanas e permitia que usuários recebessem “Alpha Passes” e ganhassem SAND, o “utility token” e token de governança do The Sandbox. Pela primeira vez, The Sandbox atingiu o marco de dois milhões de usuários registrados.

Como parte da “Alpha Season 2”, The Sandbox lançou 200 missões e mais de 35 experiências, que estavam disponíveis para usuários de PC e Mac que se registraram gratuitamente. The Sandbox pretende continuar aumentando sua base de usuários com o futuro anúncio da “Season 3”.

Staking na Polygon

Em fevereiro, The Sandbox apresentou staking de mSAND sem taxas de gas. Embora SAND já possua um pool de liquidez na Uniswap, esse programa permite que qualquer pessoa no Polygon participe das recompensas semanais de 500 mil em mSAND.

Além disso, holders de mSAND que fornecerem liquidez ao programa poderão se qualificar para compartilhar uma alocação mensal de 500 mil em mSAND. Outras recompensas de staking foram apresentadas durante a Alpha Season 2 do The Sandbox.

Roteiro de desenvolvimento (“roadmap”)

The Sandbox possui alguns desenvolvimentos importantes em andamento.

Descentralização progressiva

Por meio da descentralização progressiva, The Sandbox visa incentivar sua comunidade a apresentar suas próprias experiências. Dito isso, The Sandbox está inspirando sua comunidade a desenvolver experiências para jogadores e, possivelmente, desencadear a próxima geração de jogos de enorme sucesso.

Embora ainda não tenha sido implementada, a The Sandbox DAO poderá votar em bonificações da fundação, além de tomar decisões sobre desenvolvimentos do jogo. The Sandbox DAO será governada tanto por holders de tokens SAND como por proprietários de LAND.

Efeitos de rede e crescimento do ecossistema

À medida que LAND continua se tornando cada vez mais aberta e distribuída em 2022, The Sandbox precisa aumentar seus efeitos de rede. Haverá uma iniciativa contínua de fechar outras parcerias e fomentar seu ecossistema.

O objetivo é escalar e atrair diversas empresas — agências de metaverso, grifes de moda, mercados de imóveis virtuais. O ideal é que essas empresas criem suas próprias vendas, resultando na criação de empregos e uma ampla variedade de experiências disponíveis para jogadores do The Sandbox.

Lançamento de experiências públicas no jogo

The Sandbox ainda está na fase alfa, ou seja, experiências dentro do jogo ainda não estão prontas. Quando estiverem disponíveis, poderão impulsionar a base de usuários do The Sandbox.

Ao longo dos próximos trimestres, The Sandbox planeja permitir que usuários publiquem experiências diretamente em seus lotes LAND para que outros jogadores possam acessá-las.

O ecossistema The Sandbox continuou crescendo no primeiro trimestre de 2022, com parcerias de destaque e mais de dois milhões de usuários registrados após o lançamento da gameplay “Alpha Season 2”. No mais recente trimestre, The Sandbox também vivenciou os efeitos da ampla retração de mercado.

À medida que o hype pelo metaverso começou a esfriar, vendas de terrenos virtuais em mercados voltaram para níveis mais sustentáveis. As ambições do The Sandbox são vastas e têm o potencial de se tornar uma das maiores plataformas de entretenimento baseado em experiências.

Com base em seus números e parcerias, The Sandbox continua no fronte dos mundos virtuais. Porém, ainda existem alguns possíveis desafios. O verdadeiro teste para a viabilidade a longo prazo do The Sandbox é desenvolver o alicerce tecnológico para seus futuros jogadores.

Com o sucesso do lançamento da versão Alpha, agora é a hora de testar o que funciona, acompanhar a adesão de recursos e ser estratégico sobre o roteiro de desenvolvimento e sua execução.

A capacidade de rapidamente migrar e se adaptar à estratégia mais adequada para o desenvolvimento técnico de seu mundo virtual será fundamental. Para que The Sandbox se torne um verdadeiro metaverso de entretenimento, experiências imersivas vão precisar ser criadas e aderidas em grande escala.

*Confira a versão em PDF deste relatório e acesse os dados em tempo real no painel da Dune Analytics.

**Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Messari Hub.

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