Imagem da matéria: Passo a passo: Como negociar criptomoedas na Uniswap
(Imagem: Shutterstock)

Uniswap é uma ferramenta na blockchain do Ethereum para negociação de tokens ERC-20. Trata-se da maior da atualidade com esse objetivo.

Ao contrário de corretoras centralizadas, que utilizam políticas de KYC (Know your Customer), ou seja, sendo necessário o envio de documentos para abrir uma conta, na Uniswap, por se tratar de uma corretora descentralizada (DEX), basta ter uma carteira compatível com a ferramenta para desfrutar dos serviços.

Publicidade

No exemplo a seguir, utilizarei a carteira Metamask, que inclusive já ensinei como criá-la. Clique aqui para ver o tutorial.

Como vincular uma carteira na Uniswap

No site do app da Uniswap, a primeira coisa que devemos fazer é conectar a carteira para conseguirmos interagir com a DEX.

Como já dito, utilizarei a Metamask. Sinta-se livre para usar a de sua preferência, se atentando à compatibilidade das carteiras disponíveis.

O próximo passo é permitir com que a Uniswap se conecte à sua carteira. Autorize e avance.

No canto superior direito, ao lado do endereço da sua carteira, é exibido com qual rede a Uniswap está conectada. No meu caso, utilizarei a rede Ropsten. Essa é uma rede gêmea da Ethereum, utilizada para testes como esse tutorial.

Publicidade

Para entender como conseguir tokens de graça para realizar trocas, clique aqui.

Tenha em mente que, caso deseje fazer trocas na mainnet, ou seja, na rede principal, você deve selecionar a rede Ethereum.

Esta é a caixa de conversão, onde a mágica acontece. Aqui devemos selecionar quais tokens queremos trocar. Repare que é exibido o saldo em nossa carteira do primeiro token selecionado, neste caso o ETH. Vamos agora selecionar por qual token desejamos trocar nossos ETH, clicando em “selecione um token”.

Na rede de testes, a quantidade de tokens disponíveis para troca é menor, mas não se assuste. Na mainnet da Ethereum existe uma infinidade de tokens para serem trocados, cabe a você escolher por qual deseja trocá-los: 

Para o exemplo, selecionei o token UNI para realizarmos o câmbio.

UNI é o token de governança da Uniswap. Possui como um de seus objetivos a autorização para usuários participarem e proporem votações no protocolo da corretora (essa não é uma recomendação de compra).

Publicidade

Após a Uniswap procurar o melhor preço, repare que ao decidir trocar 1 ETH, receberei em troca 278.079 UNI, seguindo a cotação atual.

Entenda os dados da caixa de conversão:

  • Saída esperada: serve principalmente para ativos com pouca liquidez. Em caso de não existir a quantidade desejada de tokens em determinado nível de preço, o mecanismo irá procurar automaticamente mais tokens no próximo nível mais caro.
  • Impacto no preço: diz quantos por cento iremos mover o preço após a ordem ser efetuada.
  • Mínimo recebido após a derrapagem: informa quanto receberemos se o preço se mover rapidamente de maneira abrupta. No exemplo, 0.78% foi a quantidade de volatilidade máxima que a própria ferramenta configurou.
  • Taxa de rede: quantidade de taxa que pagaremos. Infelizmente as altas taxas da Ethereum ainda atrapalham a sua escalabilidade.
  • Auto Router: mecanismo da Uniswap para pagarmos a menor quantidade possível de taxas.

Irei efetuar a mesma transação na rede testes para prosseguirmos com o exemplo.

Na Ropsten, os valores da conversão mudam, mas independente do ativo ou rede, a lógica desse tutorial é universal. Vamos confirmar a conversão.

Agora devemos autorizar a transação na nossa carteira. Repare sempre se os valores são os mesmos.

Após a operação ter sido realizada, devemos adicionar o token recebido na carteira. Clicando em adicionar UNI ao Metamask, será exibida a seguinte imagem:

Adicione o token e pronto! Tenha em mente que as transações podem demorar de acordo com o congestionamento da rede. Clicando em “visualizar no explorer” podemos ver a transação na blockchain:

Você pode ver a transação do exemplo clicando aqui. Voltando à carteira, já foram adicionados meus tokens UNI, somando com os que eu já tinha.

Publicidade

Pronto! Você aprendeu a como realizar trocas em uma corretora descentralizada. O processo é simples e sem burocracia.

Sobre o autor

Paulo Alexandre é estudante de Engenharia de Software no IDP, em Brasília. É investidor e apaixonado por tecnologia. Tem como missão ajudar as pessoas no revolucionário mundo das Criptomoedas e Blockchain.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração do famoso sapo pepe

PEPE salta 19% e bate recorde após boato de listagem na Coinbase e hype da GameStop

As últimas 24 horas foram uma tempestade perfeita para Pepe: Roaring Kitty voltou causando um boom das memecoins, ao mesmo tempo que se espalhou rumores de listagem na Coinbase
Imagem da matéria: El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

Segundo os dados do mempool, El Salvador comprou 30 bitcoins no último mês
Imagem da matéria: Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Apesar de chamara cada vez mais atenção, muitas pessoas ainda não sabem o que é a tokenização de ativos e como ela funciona
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Fundos cripto do Brasil captam mais R$ 1,5 mi e chegam a 21ª semana consecutiva de entradas

Vindo de uma grande sequência de captação, fundos de criptomoedas do Brasil estão em 3º lugar no ranking global, atrás apenas dos EUA e Hong Kong