Bandeiras dos EUA e do estado do Texas no edifício do Capitólio em Austin
Texas criou série de fomentos para mineradores do Bitcoin (Foto: Shutterstock)

Reguladores do estado do Texas (EUA) exigiram na quarta-feira (03) o encerramento de um “golpe de investimento em inteligência artificial (AI)” que promovia o TruthGPT Coin, que usava falsos avatares animados e imagens de Elon Musk, CEO da Tesla e do Twitter, para enganar possíveis investidores. O stop order de emergência foi emitido para Horatiu Charlie Caragaceanu e suas empresas The Shark of Wall Street e Hedge4.ai.

Os reguladores afirmaram que TruthGPT Coin e seu criador chamaram a atenção das autoridades durante uma fiscalização de rotina no mercado, onde analisam várias ofertas de produtos ligados à inteligência artificial.

Publicidade

“Observamos suas ofertas de moedas atuais e anteriores e conduzimos pesquisas de fundo e, posteriormente, determinamos que isso justificava uma investigação para entender melhor suas operações”, disse em uma entrevista ao Decrypt, Joseph Rotunda, diretor do departamento regulatório do estado do Texas.

“Encontramos [TruthGPT Coin] tentando se sobressair — ficar à frente da curva — e identificar o tipo de ofertas contemporâneas e modernas que podem representar uma ameaça para o público”, acrescentou.

O ‘TruthGPT Coin’ e o ‘Elon Musk AI Token’ foram lançados em março como uma nova campanha de investimento em ativos digitais, disseram os reguladores do Texas.

“Os tokens TruthGPT Coin estão sendo comercializados online por meio de avatares como se Elon Musk o estivesse endossando, além da comparação com o ChatGPT, com a alegação de que os compradores podem ganhar até 1.000 vezes seu investimento”, diz o documento. “TruthGPT Coin é apresentado como um consultor de investimentos em criptomoedas alimentado por IA, desenvolvido por Elon Musk AI”, acrescenta, o relatório, que tacha a oferta com um esquema de fraude de valores mobiliários.

Publicidade

“Neste caso, não alegamos um esquema Ponzi, mas sim uma fraude por meio da ocultação de informações e declarações enganosas”, disse Rotunda. Ele acrescentou:

“Escolhemos essa abordagem porque uma análise completa de origem e uso de ativos em casos de Ponzi leva tempo. Estávamos preocupados que esperar, dado o hype em torno da IA ​​e o uso da persona de Elon Musk, faria mais mal do que o bem”.

O comissário de valores mobiliários, Travis J. Iles, emitiu o stop order com emergência para “proteger o público de danos imediatos e irreparáveis”.

“Atores mal-intencionados continuam suas tentativas de capitalizar esse interesse público generalizado”, disse J. Iles em um comunicado. “Eles estão criando esquemas com aparência de que desenvolveram plataformas sofisticadas de inteligência artificial  — mas, em vez de estarem enraizadas na inteligência artificial, as ofertas muitas vezes não passam de fraudes”, ressaltou.

Publicidade

Embora Elon Musk tenha falado sobre a criação de uma ferramenta TruthGPT AI, ela não envolve um token e não está conectada de forma alguma à TruthGPT Coin citada pelo regulador.

“Os entrevistados negociaram esses ativos digitais como investimentos que aumentariam significativamente em valor, pagaram retornos lucrativos garantidos e/ou geraram uma renda passiva considerável. No entanto, esses ativos agora são avaliados em cerca de US$ 0 por token”, disse o Texas State Securities Board. 

Segundo os reguladores, o site TruthGPT Coin também incluiu imagens do CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, e do cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, em uma aparente tentativa de dar legitimidade ao esquema.

Desde o lançamento do ChatGPT da OpenAI, os golpistas têm tentado cada vez mais capitalizar em cima do frenesi da IA ​​e enganar os investidores para roubar dinheiro e criptomoedas. Em abril, os reguladores da Califórnia, juntamente com o Departamento de Proteção Financeira e Inovação (DFPI), emitiram stop orders para cinco empresas envolvidas com golpes disfarçados de IA.

Outros reguladores estaduais que se juntaram ao Texas incluem a Alabama Securities Commission, o Montana State Auditor, o Kentucky Department of Financial Institutions e o New Jersey Securities Bureau.

Publicidade

“Desde a pandemia, aprendemos que os golpistas não têm limites; com o aumento da conectividade, os golpes se espalham rapidamente de estados para países de todo o mundo”, disse Rotunda. Ele concluiu:

“Os golpistas não se limitam, então nós também não devemos nos limitar aos quatro cantos”.

*Traduzido com autorização do Decrypt

VOCÊ PODE GOSTAR
homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin

Venda de Bitcoin com prejuízo por mineradores é sinal que moeda pode ter atingido um fundo

O hashrate do Bitcoin está diminuindo, assim como em dezembro de 2022 — depois disso, aumentou 4 vezes em 15 meses
Imagem da matéria: Robinhood planeja lançar contratos futuros de criptomoedas, diz Bloomberg

Robinhood planeja lançar contratos futuros de criptomoedas, diz Bloomberg

Produtos seriam lançados para mercado dos Estados Unidos e Europa em 2025 por meio das licenças da Bitstamp, comprada em junho
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Notcoin salta 25% na semana e é a criptomoeda com melhor desempenho no top 100

Apesar dos ganhos recentes de 25%, a volatilidade ainda dita o tom do Notcoin (NOT)
Imagem da matéria: Vasco oferece experiências especiais para detentores de fan token na apresentação de Philippe Coutinho

Vasco oferece experiências especiais para detentores de fan token na apresentação de Philippe Coutinho

Coutinho será apresentado em São Januário neste sábado em evento exclusivo