o que é mineração de bitcoin
Shutterstock

As pesquisas no Google pelo termo “Bitcoin Halving” atingiram um novo recorde histórico, superando o recorde anterior estabelecido em maio de 2020 – quando ocorreu o halving anterior.

Se o Google Trends servir de indicação, então o próximo halving do Bitcoin recebe mais atenção do que qualquer halving anterior.

Publicidade

O halving do Bitcoin é um evento, codificado no protocolo Bitcoin, que ocorre aproximadamente a cada quatro anos. O próximo halving, o quarto na história do Bitcoin, está programado para acontecer ainda esta semana. E quando isso acontecer, significará que a emissão de novos Bitcoins será novamente desacelerada. Os mineradores de Bitcoin, os indivíduos e grupos que mantêm e protegem a rede, verão suas recompensas em BTC reduzidas pela metade.

Historicamente, o evento tem sido visto como otimista para os comerciantes e investidores de Bitcoin. Afinal, isso pode significar que a oferta disponível de BTC diminuirá num momento em que os especuladores esperam que a demanda pelo ativo aumente.

Pesquisas por “Bitcoin Halving” no Google de 2004 até hoje (Fonte: Google Trends)

As pesquisas no Google por “Bitcoin Halving” atingiram um recorde histórico na semana passada, de acordo com dados do Google Trends, apesar de todo o mercado de criptomoedas ter caído mais de 30%.

Desde então, o “bitcoin Halving” continuou a aumentar na frequência de pesquisa. Ontem, passou o número meme da cultura cannabis “420” como termo de pesquisa pela primeira vez em sua história. Isso é particularmente notável considerando que o halving está agendado para 20 de abril, a data que todo criador de cripto adora – dependendo de onde você mora.

Publicidade

Os dados de tendências são apenas um dos muitos sinais de que o Bitcoin começou a se tornar mainstream. A aprovação de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin à vista pode ter sido um catalisador para esse interesse público renovado.

Com base nos números do Google Trends, “Bitcoin” como termo de pesquisa tem apresentado tendência lateral nos últimos 12 meses – até a aprovação do ETF. Após o lançamento dos ETFs Bitcoin no mercado dos EUA, as pesquisas por Bitcoin dispararam. Isto foi rapidamente seguido por outro aumento na popularidade, à medida que a corrida de alta que se seguiu à aprovação do ETF chegou às manchetes.

Mas “Bitcoin” como termo de pesquisa ainda está longe de seu ponto mais alto. Isso aconteceu em dezembro de 2017, quando a criptomoeda líder passou de US$ 998 para uma máxima histórica de pouco menos de US$ 20.000.

Embora o Bitcoin possa não estar no auge da popularidade no momento, o aumento de pessoas que procuram por “Bitcoin Halving” sugere um desejo crescente de aprender mais sobre seu funcionamento interno. Isso está de acordo com outros termos mais específicos, como exchange descentralizada, frase-semente e mecanismo de consenso, todos atingindo o pico de popularidade em 2024.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Criador da FTX diz que divide presídio com assassinos e brinca que arroz virou moeda com “boas oportunidades” de arbitragem

Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, falou sobre sua vida na prisão, a visão diferenciada que tem sobre o que poderia ter sido sua vida e sua tentativa de apelação da condenação
Imagem da matéria: Bitcoin sobe mais de 3% após dado de inflação dos EUA cair em abril

Bitcoin sobe mais de 3% após dado de inflação dos EUA cair em abril

Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas sobem nesta quarta-feira após o relatório do CPI dos EUA mostrar que os preços subiram mais lentamente que o esperado
Imagem da matéria: Tokens Titãs: Revelando os players mais poderosos no cenário cripto gamer em 2024

Tokens Titãs: Revelando os players mais poderosos no cenário cripto gamer em 2024

Entre os tokens de jogo melhor classificados estão Immutable (IMX), Gala (GALA), Axie Infinity (AXS), Sandbox (SAND) e KangaMoon (KANG)
Celular com logotipo da BInance

Binance anuncia fim do suporte a uma stablecoin que afetará pares com Bitcoin e Ethereum

A exchange também anunciou a listagem de novos pares de negociação com Lira turca