celular exibe logo da grayscale com notas de dólar ao fundo
Shutterstock

O Tribunal de Apelações dos Estados Unidos emitiu uma ordem já esperada para que a Comissão de Valores Mobiliários do país (SEC) revise o pedido do fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista da Grayscale.

“De acordo com a sentença de 29 de agosto de 2023 […] este constitui o mandato formal deste tribunal”, escreveu o secretário do Tribunal de Apelações, Mark Langer, em um documento na segunda-feira.

Publicidade

A sentença está relacionada ao processo da Grayscale contra a SEC no ano passado, no qual a empresa processou a agência por se recusar a permitir que seu fundo Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) se convertesse em um ETF de Bitcoin à vista.

A empresa argumentou que o julgamento da SEC foi “arbitrário e caprichoso”, dada a aceitação pelo regulador de produtos ETF de futuros de Bitcoin estruturados de forma semelhante – uma avaliação com a qual os juízes do tribunal concordaram por unanimidade em agosto.

Após a decisão, a SEC teve 45 dias para apelar do caso, mas permaneceu em silêncio até o fim do prazo no início deste mês. Isso tornou inevitável uma ordem judicial para ela reavaliar o pedido da Grayscale, que agora foi feita.

Leia também: Grayscale quer converter fundo de Ethereum em ETF à vista

Embora a SEC ainda tenha o poder de negar o pedido, ela precisaria encontrar uma nova razão para fazê-lo, não relacionada à sua justificativa anterior: que o mercado futuro de Bitcoin não está suficientemente conectado ao mercado à vista. Outros candidatos ao ETF de Bitcoin, como a Bitwise, já apresentaram uma série de contra-argumentos caso a agência siga um caminho semelhante novamente.

Publicidade

Embora os representantes da agência reguladora se recusem a comentar diretamente sobre o caso, a comissária da SEC Hester Peirce disse na segunda-feira que está “perplexa” por que sua agência ainda não aprovou um ETF de Bitcoin à vista.

O Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) é o maior fundo Bitcoin do mundo, mas suas ações não serão diretamente resgatáveis em BTC até que uma conversão seja aprovada. Em meio à crescente confiança de que a empresa terá sucesso, as ações do GBTC dispararam 33% no mês passado.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Crypto.com nomeia Thales Freitas, ex-CEO da Bitso, como gerente geral do Brasil

Crypto.com nomeia Thales Freitas, ex-CEO da Bitso, como gerente geral do Brasil

Freitas atuou como CEO da Bitso no Brasil, com foco na expansão da usabilidade, acessibilidade e segurança de ativos cripto
Imagem da matéria: Vini Jr. e outros atletas enfrentarão processo por promover golpe cripto de R$ 18 bilhões, diz site

Vini Jr. e outros atletas enfrentarão processo por promover golpe cripto de R$ 18 bilhões, diz site

A Omegapro prometia retornos de 300% com investimentos em criptomoedas; Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos também promoveram o esquema
Imagem da matéria: As 5 criptomoedas que mais valorizaram em outubro

As 5 criptomoedas que mais valorizaram em outubro

Impulsionada por Elon Musk, Dogecoin está entre as criptomoedas com maior valorização no mês — mas quem roubou a cena foi a Raydium (RAY)
Tela de celular do Telegram

Comunidades cripto do Telegram na África crescem 183% em menos de 2 anos

Projetos de criptomoedas oferecem inúmeros benefícios para usuários na África Subsaariana, mas enfrentam resistência governamental em países como Nigéria