Imagem da matéria: Justiça dos EUA obriga reguladores a revisar pedido de ETF de Bitcoin da Grayscale
Foto: Shutterstock

O Tribunal de Apelações dos Estados Unidos emitiu uma ordem já esperada para que a Comissão de Valores Mobiliários do país (SEC) revise o pedido do fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista da Grayscale.

“De acordo com a sentença de 29 de agosto de 2023 […] este constitui o mandato formal deste tribunal”, escreveu o secretário do Tribunal de Apelações, Mark Langer, em um documento na segunda-feira.

Publicidade

A sentença está relacionada ao processo da Grayscale contra a SEC no ano passado, no qual a empresa processou a agência por se recusar a permitir que seu fundo Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) se convertesse em um ETF de Bitcoin à vista.

A empresa argumentou que o julgamento da SEC foi “arbitrário e caprichoso”, dada a aceitação pelo regulador de produtos ETF de futuros de Bitcoin estruturados de forma semelhante – uma avaliação com a qual os juízes do tribunal concordaram por unanimidade em agosto.

Após a decisão, a SEC teve 45 dias para apelar do caso, mas permaneceu em silêncio até o fim do prazo no início deste mês. Isso tornou inevitável uma ordem judicial para ela reavaliar o pedido da Grayscale, que agora foi feita.

Leia também: Grayscale quer converter fundo de Ethereum em ETF à vista

Embora a SEC ainda tenha o poder de negar o pedido, ela precisaria encontrar uma nova razão para fazê-lo, não relacionada à sua justificativa anterior: que o mercado futuro de Bitcoin não está suficientemente conectado ao mercado à vista. Outros candidatos ao ETF de Bitcoin, como a Bitwise, já apresentaram uma série de contra-argumentos caso a agência siga um caminho semelhante novamente.

Publicidade

Embora os representantes da agência reguladora se recusem a comentar diretamente sobre o caso, a comissária da SEC Hester Peirce disse na segunda-feira que está “perplexa” por que sua agência ainda não aprovou um ETF de Bitcoin à vista.

O Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) é o maior fundo Bitcoin do mundo, mas suas ações não serão diretamente resgatáveis em BTC até que uma conversão seja aprovada. Em meio à crescente confiança de que a empresa terá sucesso, as ações do GBTC dispararam 33% no mês passado.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank Cripto expande funcionalidade de alerta de preços de criptomoedas

É possível ativar o recebimento de alertas a partir de variações de preço de 3%, 6% ou 9% – sempre dentro de um período de 24 horas
Imagem da matéria: SEC encerra investigação contra desenvolvedor Bitcoin Stacks sem punição

SEC encerra investigação contra desenvolvedor Bitcoin Stacks sem punição

Stacks, uma rede de escalonamento de Bitcoin, não é mais objeto de investigação da SEC depois que a agência não recomendou nenhuma ação de fiscalização
Imagem da matéria: Donald Trump quer lançar sua 4ª coleção de NFTs

Donald Trump quer lançar sua 4ª coleção de NFTs

Embora a figura do ex-presidente esteja mais em evidência do que nunca, o desempenho dos NFTs de Trump tem sido historicamente inconsistente
Imagem da matéria: Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code desta sexta (12)

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code desta sexta (12)

Procurando a combinação diária e o código cifrado para sexta-feira, 12 de julho? Aqui está o que você precisa para ganhar no jogo do Telegram, Hamster Kombat