Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)
Shutterstock

Após esforços contínuos para converter seu fundo Bitcoin Trust em um fundo negociado em bolsa (ETF), a Grayscale agora pretende fazer o mesmo com seu produto em Ethereum.

A NYSE Arca entrou com um pedido junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para converter o Grayscale Ethereum Trust (ETHE) em um ETF Ethereum à vista (spot) logo após a primeira série de ETFs futuros de Ethereum chegar ao mercado americano.

Publicidade

Ao listar um novo ETF de criptomoedas, sempre é solicitada uma autorização no regulador de mercado à exchange que lista as cotas do novo fundo, e não ao próprio patrocinador.

“Ao solicitarmos a conversão do ETHE em ETF, o próximo passo natural na evolução do produto, reconhecemos este como um momento importante para trazer o Ethereum ainda mais para dentro do perímetro regulatório dos EUA”, disse o CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, em um comunicado nesta segunda-feira (2).

Procurada para comentar o assunto, a Grayscale não respondeu imediatamente ao pedido do Decrypt.

Tal como acontece com o seu fundo Bitcoin, o Grayscale Ethereum Trust é o maior veículo de investimento Ethereum em todo o mundo, compreendendo 2,5% de todo o ETH em circulação.

Desde o lançamento em 2019, a conversão em ETF à vista sempre foi a “fase final” do ciclo de vida pretendido, de acordo com o comunicado de imprensa.

Publicidade

No momento, as ações ETHE são negociadas com um desconto colossal de 30% em relação ao ETH subjacente mantido pelo fundo. Enquanto o valor total das participações em ETH do fundo ascende a US$ 5,14 bilhões, no momento da escrita, as suas ações totalizam apenas US$ 3,6 bilhões.

Sob uma estrutura de ETF, as ações da ETHE seriam diretamente resgatáveis ​​pelo ETH subjacente. Isto provavelmente traria o valor patrimonial líquido e o valor das ações da empresa à paridade.

Após o anúncio, as ações da ETHE dispararam 6,15% no dia.

Grayscale muda de Bitcoin para Ethereum

Até agora, a longa batalha da empresa para converter o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF Bitcoin à vista ainda não deu frutos.

No entanto, uma grande vitória judicial sobre a SEC em agosto aumentou a confiança entre a Grayscale e seus rivais de que a agência pode não ter outra escolha a não ser permitir que um ETF Bitcoin à vista seja listado nos mercados dos EUA.

Publicidade

O tribunal concluiu que a SEC estava sendo “arbitrária e caprichosa” em relação à Grayscale ao negar seu pedido de ETF Bitcoin à vista, ao mesmo tempo que permitia ETFs Bitcoin futuros alternativos.

Desde então, o desconto nas ações do GBTC diminuiu de 25% para 20%.

A Grayscale foi uma das muitas empresas a solicitar um ETF de futuros de Ethereum no mês passado, que é respaldado por contratos futuros liquidados em dinheiro, em vez de ETH real.

Um contrato futuro é um acordo para comprar ou vender um determinado ativo financeiro em uma data posterior a um preço pré-determinado, tornando-os efetivamente especulações sobre a trajetória de preços de um ativo.

*Traduzido com autorização do Decrypt

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Donald Trump quer lançar sua 4ª coleção de NFTs

Donald Trump quer lançar sua 4ª coleção de NFTs

Embora a figura do ex-presidente esteja mais em evidência do que nunca, o desempenho dos NFTs de Trump tem sido historicamente inconsistente
Imagem da matéria: Bradesco, Banco Pan, Neon e Next ficam fora do ar durante pane cibernética mundial

Bradesco, Banco Pan, Neon e Next ficam fora do ar durante pane cibernética mundial

Diversos bancos e instituições financeiras do Brasil ficaram várias horas fora do ar nesta sexta-feira
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin sobe 5% com expectativa para falas de Trump em evento cripto no sábado

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 5% com expectativa para falas de Trump em evento cripto no sábado

Investidores esperam que possíveis declarações positivas de Trump sobre o Bitcoin impulsionem os preços
Imagem da matéria: Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox serão pagos antes de agosto, diz Kraken

Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox serão pagos antes de agosto, diz Kraken

Mais de uma década depois de perder 850.000 bitcoins, os credores da Mt. Gox poderão ser pagos já na próxima semana, de acordo com a Kraken