Ministro Zhaslan Madiyev ex-gerente Binance Cazaquistão
(Foto: arquivo pessoal/Facebook)

O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, nomeou na segunda-feira (6) um player do setor de criptomoedas para assumir o Ministério de Desenvolvimento Digital, Inovações e Indústria Aeroespacial. Trata-se do ex-gerente geral da operação cazaquistanesa da Binance, Zhaslan Madiyev, que tocava a corretora subsidiária autorizada pela Autoridade de Serviços Financeiros de Astana.

Segundo o jornal local Astana Times, Madiyev ocupa agora a vaga deixada por Bagdat Mussin, que serviu como ministro de 2020 a 2024 e foi destituído de suas funções no dia 30 de abril.

Publicidade

De bancário a ministro do Cazaquistão

Madiyev, 40 anos, oriundo de Almaty, principal centro financeiro do Cazaquistão, se formou na Universidade Nacional Al-Farabi e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), começando sua carreira em um banco no ano de 2004.

Depois de uma longa carreira bancária, ocupou cargos seniores no Banco Nacional da República do Cazaquistão, o que durou até meados de 2018; Em 2019, foi vice-ministro da Economia do Cazaquistão e depois vice-ministro da atual pasta, segundo informações do gabinete do Primeiro Ministro do Cazaquistão.

Em uma publicação no X na tarde de segunda-feira (6), o atual CEO da Binance, Richard Teng, parabenizou o colega pelo novo cargo:

“Muitos parabéns ao nosso Gerente Geral da #Binance Cazaquistão, Zhaslan Madiev, por sua última nomeação como Ministro do Desenvolvimento Digital do Cazaquistão! 

Publicidade

Temos plena confiança de que a paixão e a experiência de Zhaslan impulsionarão iniciativas cruciais de desenvolvimento digital no Cazaquistão.

Boa sorte, Zhaslan, nesta nova função!”

No LinkedIn, o perfil com o nome de Zhaslan Madiyev ainda não recebeu atualização e seu último cargo consta como “General Manager, Binance Kazakhstan”, com início de atividade em outubro de 2022.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: De “Bitcoin é uma fraude” a candidato cripto: como Trump mudou para agradar investidores

De “Bitcoin é uma fraude” a candidato cripto: como Trump mudou para agradar investidores

O ex-presidente dos EUA já chamou o Bitcoin de fraude, mas agora se aproxima do setor cripto para angariar votos
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Worldcoin leva multa de R$ 1,2 milhão na Argentina por “cláusulas abusivas” em contrato

As autoridades também reclamaram da falta de clareza da fundação da Worldcoin em relação à idade mínima para o escaneamento de íris
Imagem da matéria: Celebridades lançaram 30 memecoins em junho e quase todas já caíram mais de 90%

Celebridades lançaram 30 memecoins em junho e quase todas já caíram mais de 90%

Memecoin com desempenho menos pior é a de Andrew Tate, que caiu 73,2% desde o lançamento
Glaidson durante depoimento à CPI das Pirâmides

STF nega devolver celular do dono da GAS Consultoria por risco de venda de criptomoedas

Gilmar Mendes seguiu a recomendação da PF de não devolver os aparelhos, temendo que o grupo de Glaidson possa liquidar criptomoedas