Ministro Zhaslan Madiyev ex-gerente Binance Cazaquistão
(Foto: arquivo pessoal/Facebook)

O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, nomeou na segunda-feira (6) um player do setor de criptomoedas para assumir o Ministério de Desenvolvimento Digital, Inovações e Indústria Aeroespacial. Trata-se do ex-gerente geral da operação cazaquistanesa da Binance, Zhaslan Madiyev, que tocava a corretora subsidiária autorizada pela Autoridade de Serviços Financeiros de Astana.

Segundo o jornal local Astana Times, Madiyev ocupa agora a vaga deixada por Bagdat Mussin, que serviu como ministro de 2020 a 2024 e foi destituído de suas funções no dia 30 de abril.

Publicidade

De bancário a ministro do Cazaquistão

Madiyev, 40 anos, oriundo de Almaty, principal centro financeiro do Cazaquistão, se formou na Universidade Nacional Al-Farabi e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), começando sua carreira em um banco no ano de 2004.

Depois de uma longa carreira bancária, ocupou cargos seniores no Banco Nacional da República do Cazaquistão, o que durou até meados de 2018; Em 2019, foi vice-ministro da Economia do Cazaquistão e depois vice-ministro da atual pasta, segundo informações do gabinete do Primeiro Ministro do Cazaquistão.

Em uma publicação no X na tarde de segunda-feira (6), o atual CEO da Binance, Richard Teng, parabenizou o colega pelo novo cargo:

“Muitos parabéns ao nosso Gerente Geral da #Binance Cazaquistão, Zhaslan Madiev, por sua última nomeação como Ministro do Desenvolvimento Digital do Cazaquistão! 

Publicidade

Temos plena confiança de que a paixão e a experiência de Zhaslan impulsionarão iniciativas cruciais de desenvolvimento digital no Cazaquistão.

Boa sorte, Zhaslan, nesta nova função!”

No LinkedIn, o perfil com o nome de Zhaslan Madiyev ainda não recebeu atualização e seu último cargo consta como “General Manager, Binance Kazakhstan”, com início de atividade em outubro de 2022.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Um programa de crescimento com aporte milionário de fundo cripto está sendo votado neste momento pelos usuários do GNO
Presidente do Banco Central Roberto Campos Neto falando diante de um microfone

Presidente do Banco Central se reúne com MB um dia após anunciar agenda da regulação do mercado cripto

O Banco Central divulgou ontem os próximos passos para a regulação do setor cripto e espera concluir o processo até o final de 2024
Braço robótico expõe moeda de Ethereum ETH

Algoritmos de Aprendizado de Máquina preveem preço do Ethereum para início de junho

No curto prazo, o algoritmo determinou que o ETH está passando por uma tendência neutra
Bandeira da Argentina com moeda de Bitoin do lado

Argentina se reúne com autoridades de El Salvador para discutir adoção de Bitcoin

Há cerca de três anos, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a incorporar o Bitcoin, junto com o dólar, como moeda oficial