Imagem da matéria: Censura no Ethereum cai de 80% para 29% em seis meses
Shutterstock

A porcentagem de blocos diários de Ethereum (ETH) adequados às regras da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos EUA caiu para 29%, conforme observado na manhã desta quarta-feira (10) no site MEV Watch. Em novembro de 2022, 80% dos blocos obedeciam às determinações de censura da OFAC.

As restrições de transações que poderiam, ou não, ser incluídas nos blocos de Ethereum surgiram a partir de agosto de 2022, conforme a OFAC sancionou o protocolo de privacidade Tornado Cash e endereços de ETH relacionados.

Publicidade

Na ocasião, o serviço Flashbots passou a obedecer às determinações e se recusar a transmitir as transações vinculadas a endereços sancionados. Muitos validadores passaram a seguir as determinações e os números subiram em poucos meses, com 80% de todos os blocos validados filtrando transações determinadas como ilegais pelo governo dos Estados Unidos.

“Isso teve implicações substanciais para a neutralidade do Ethereum como uma rede de primeira camada, gerando preocupações consideráveis entre sua comunidade.”

Conforme reportagem no The Block

A empresa Flashbots presta um serviço chamado MEV Boost, onde MEV significa “Máximo Valor Extraível”, em inglês, e se refere à prática de validadores buscarem sempre o maior valor de recompensa possível em cada bloco validado.

Serviços de MEV Boost se especializam em pré-ordenar transações que pagam mais em taxas de rede para os validadores responsáveis pelo bloco em questão. Dessa forma, caso um provedor muito utilizado (chamado: relay), como o Flashbots, decida excluir transações arbitrariamente, isso pode impactar negativamente a rede, como aconteceu há seis meses.

No entanto, segundo o The Block, 60% de todos os validadores de Ethereum já utilizam serviços de MEV Boost que não obedecem às determinações de censura da OFAC, resultando na queda de 80% para os 29% atuais, de blocos diários que ainda censuram transações relacionadas com o Tornado Cash.

Publicidade
Porcentagem de blocos diários que obedecem às determinações de censura da OFAC no Ethereum (10 de maio de 2023, às 10h)
Fonte: mevWatch.info (reprodução de 10 de maio de 2023 às 10h)

No dia 20 de abril, o Tribunal da Holanda responsável pelo julgamento de Alexey Pertsev, desenvolvedor do Tornado Cash preso em agosto pelas autoridades holandesas por supostamente facilitar lavagem de dinheiro pelo aplicativo, teve permissão para voltar para casa, enquanto aguarda decisão final.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Além de uma palestra de Vitalik Buterin, evento focado em Ethereum mostrou a força do Brasil na comunidade e reconhecimento como um hub na América Latina
Sigla ETF ao lado de moeda dourada de Ethereum

Veja todos os ETFs de Ethereum que devem estrear nesta terça

Grandes firmas de investimento receberam o sinal verde da SEC para listar ETFs de Ethereum à vista nos EUA. Aqui está a lista atualizada
Ilustração de um hacker de Ethereum

Plataforma DeFi do Ethereum recupera R$ 42 milhões após atender exigências de hacker

Uma exploração que ocorreu na rede de segunda camada do Ethereum, Scroll, fez com que milhões fossem drenados da Rho Markets
Celular com logotipo da BInance

Binance lista novos pares para Ethereum, Pepe, BNB e Solana

A corretora também vai incluir os novos pares em seu serviço de robôs de negociação