Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)
Shutterstock

É tão provável que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) rejeite um fundo negociado em bolsa (ETF) de Ethereum à vista no próximo mês quanto aprove-o, de acordo com analistas do JP Morgan

Apontando para as recentes ações do regulador contra entidades relacionadas ao Ethereum, analistas do banco disseram em nota na quinta-feira (11) que as coisas não parecem boas para aprovação.

Publicidade

A análise dá continuidade a um sentimento de mercado cada vez mais pessimista em relação ao potencial novo veículo de investimento.

“Em nossa opinião, as notícias recentes de que a SEC está investigando empresas associadas à Fundação Ethereum também são consistentes com a visão de que não há mais do que 50% de chance de aprovação do ETF Ethereum até maio”, disse o relatório.  

No mês passado, surgiram notícias de que a Fundação Ethereum — uma organização sem fins lucrativos que apoia o ecossistema Ethereum — estava sendo investigada por uma “entidade estatal”. A SEC não confirmou este desenvolvimento ao Decrypt, mas outros meios de comunicação afirmaram isso.

O relatório do JP Morgan acrescentou que se um ETF de Ethereum não for aprovado até o prazo do próximo mês, é provável que os candidatos tomem medidas contra o regulador. 

Publicidade

“Acreditamos que o cenário mais provável é que a SEC acabe perdendo este litígio (semelhante ao que aconteceu com as batalhas legais da Grayscale e Ripple no ano passado), o que significa que, eventualmente, a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista (mas não tão cedo quanto neste mês de maio)”, acrescentou.

ETH é commodity ou valor mobiliário?

Numa abordagem mais otimista no mês passado, os analistas do JP Morgan disseram que o Ethereum poderia evitar ser designado como um valor mobiliário devido ao aumento da descentralização do projeto e, em vez disso, ser considerado uma commodity.

Mas acrescentou na quinta-feira que está “cético que a SEC classifique o Ethereum como uma commodity” nas próximas semanas.

O JP Morgan não é o único a reduzir as expectativas. Analistas de ETF da Bloomberg Intelligence disseram no mês passado que era improvável que os produtos recebessem luz verde no próximo mês.

O chefe de pesquisa da CoinShares, James Butterfill, disse ao Decrypt que “os investidores podem enfrentar decepções” quando o prazo chegar. 

Publicidade

Várias empresas de investimento de alto nível, como BlackRock, Fidelity e Grayscale, desejam lançar ETFs de Ethereum. Esses produtos permitiriam que os investidores ganhassem exposição ao segundo maior ativo digital sem a necessidade de comprá-lo ou armazená-lo.

A SEC disse sim a dez ETFs de Bitcoin (BTC) em 10 de janeiro. Os produtos de investimento começaram a ser negociados no dia seguinte e desde então têm tido enorme sucesso.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Venezuela mira cripto para contornar sanções e Ripple desafia multa de US$ 2 bi da SEC

Manhã Cripto: Venezuela mira cripto para contornar sanções e Ripple desafia multa de US$ 2 bi da SEC

A petrolífera estatal da Venezuela planeja aumentar o uso de criptomoedas em suas exportações de petróleo e combustíveis
Imagem da matéria: FTX vai leiloar o restante da sua reserva de Solana (SOL)

FTX vai leiloar o restante da sua reserva de Solana (SOL)

A FTX vai leiloar o restante de seus tokens Solana bloqueados na esperança de obter um preço melhor
smartphone mostra logotipo da corretora de criptomoedas Crypto.com

Crypto.com adia lançamento na Coreia do Sul após visita inesperada de reguladores à sede

Um funcionário da agência reguladora expressou preocupações em relação às medidas de prevenção à lavagem de dinheiro da Crypto.com
Udi Wertheimer vestido de mago no Bitcoin 2023. Imagem: Taproot Wizards

Proposta de Bitcoin para restaurar código de Satoshi recebe atualização ‘420’

OP_CAT, que poderia habilitar funcionalidades avançadas no Bitcoin, foi introduzido como BIP-420 pelo cofundador da Taproot Wizards, Udi Wertheimer