Imagem da matéria: Web Summit Rio: regulação cripto, Web3 e os temas que dominaram o último dia do evento
Da esquerda para direita: Reinaldo Rabelo (MB), Marlyson Silva (Transfero), Jason Lau (OKX) e Camila Russo (The Defiant) no Web Summit Rio 2024 (Foto: divulgação)

No terceiro e último dia do Web Summit Rio, realizado na cidade do Rio de Janeiro nesta semana, tivemos um palco 100% reservado a temas diversos do ecossistema cripto no mundo, com palestrantes de diversas visões de mercado interagindo entre si.

O dia começou com a perspectiva da OKX sobre a evolução do mercado de criptomoedas, através de seu Chefe de Inovação Jason Lau apresentando as ofertas, novidades e perspectivas da exchange sobre o mercado hoje e no futuro próximo, além de apresentar o goleiro brasileiro Éderson como o novo garoto-propaganda da empresa.

Publicidade

Outro tema interessante foi a apresentação de uma plataforma de interação entre fãs e ídolos pelo founder e CEO da WibooCria, Pedro Alexandre, através de um estudo de caso envolvendo o cantor Luan Santana, e como a solução integra via Wibx, a criptomoeda que impulsiona todas as ativações e engajamento na plataforma apresentada.

A presença feminina também foi muito forte em dois painéis no palco Web3. Em um deles, conduzido pela editora do Portal do Bitcoin, Saori Honorato, a advogada e sócia do escritório Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados, Julia Pazos, e a CMO da exchange Bitso, Beatriz Oliveira, analisaram a presença feminina no mercado e as formas de incentivar a diversidade dentro do ecossistema cripto aqui no Brasil.

Em outro painel, foi debatido as contradições da regulação cripto entre a Chief Legal e Compliance Officer do Mercado Bitcoin, Vanessa Butalla, e a Founder e CPO da Infratoken, Caroline Nunes, com moderação de Camila Russo, Founder e CEO da The Defiant.

Nas palavras de Butalla, “balancear proteção ao investidor, inovação e estabilidade financeira não é tarefa fácil, mas é possível a partir de um olhar também inovador. Pensar o novo com real abertura a mudança, sem preconceitos, com mentalidade de ‘base zero’ e pautado em princípios ao invés de regras restritivas, regulando os participantes ao invés dos produtos e serviços, a meu ver é o melhor caminho para regulação cripto”.

Publicidade

Houve também uma grande exposição sobre o mercado de tokenização de ativos reais (RWA) através do CEO do Mercado Bitcoin, Reinaldo Rabelo, com os motivos que levaram o MB para este mercado, uma linha do tempo da evolução do mercado desde o primeiro token de precatório até a ambiciosa meta de volume de tokenizações mirado para 2024 em cerca de R$ 1 bilhão.

Também foi realizada uma exposição do valor da tokenização para a indústria de eventos, através do ticketing via Web3, onde o CTO da Sympla Roberto Mameli, e a COO da Lumix Antônia Souza, demonstraram suas experiências práticas na indústria e como a web3 beneficia diversos aspectos dentro da experiência dos clientes, ao longo do desenvolvimento de seus UX.

O dia se encerrou com um debate de diversas óticas sob as perspectivas do mercado cripto para o futuro, envolvendo Lau (OKX), Rabelo (Mercado Bitcoin) e o CEO da Transfero Marlyson Silva, com as suas visões sobre crescimento, regulação, tokenização e posicionamento no mercado.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

Blockchain deve chegar com casos de uso: diploma digital pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e uma cadeia de custódia de provas
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Fundos cripto do Brasil captam mais R$ 1,5 mi e chegam a 21ª semana consecutiva de entradas

Vindo de uma grande sequência de captação, fundos de criptomoedas do Brasil estão em 3º lugar no ranking global, atrás apenas dos EUA e Hong Kong
Ilustração de uma lâmpada flamejando B de bitcoin

Parceria em tokenização entre Mercado Bitcoin e Bolt Energy democratiza acesso ao setor de energia

A parceria entre as empresas teve início em 2022
Imagem da matéria: SpaceY: 7 dicas para ganhar Bitcoin de graça no iOS e Android

SpaceY: 7 dicas para ganhar Bitcoin de graça no iOS e Android

Minere asteroides, ganhe Bitcoin. Veja como acumular mais satoshis enquanto joga o jogo para celular SpaceY