Imagem da matéria: Fundador da IOTA David Sønstebø deixa Fundação IOTA
Foto: Divulgação

A IOTA Foundation se separou do fundador da Iota, David Sønstebø na quinta-feira (11), em uma decisão unânime que alegou vários “interesses divergentes” como a razão por trás da mudança, disse em um anúncio.

“Ficou claro que os interesses de David e os da Fundação IOTA divergem”, disse a Fundação.

Publicidade

Sønstebø fundou e introduziu Iota em 2015 como um blockchain altamente escalonável que tinha como objetivo registrar, armazenar e executar transações entre vários dispositivos eletrônicos – um tipo de abordagem tecnológica popularmente conhecida como “Internet das Coisas”. Os tokens IOTA nativos do projeto valeram US$ 5,25 cada em seu pico em 2017, o auge de sua popularidade.

E embora o Iota seja uma plataforma de código aberto onde qualquer desenvolvedor pode se comprometer, trabalhar ou propor novas ideias, a IOTA Foundation foi criada em 2018 para supervisionar a pesquisa, a educação e a padronização da tecnologia e explorar diferentes maneiras de como poderia ser implantado nenhum mundo real.

No entanto, a visão mais ampla de Sønstebø para o projeto tem sido diferente do que a Fundação com 120 membros almeja. “Houve vários casos em que as ações de David não estavam alinhadas com o que a Fundação representa e quem aspiramos ser”, disse.

Com a saída de Sønstebø, uma equipe fundadora original de Iota ficou reduzida a apenas dois membros. Sergey Ivancheglo, que trabalhou com a equipe em 2015, também partiu no ano passado em uma mudança polêmica e até pediu uma renúncia de Sønstebø na época.

Enquanto isso, apesar da aparente benevolência, a Fundação atraiu críticas generalizadas no passado.

Carlson-Wee, fundador do fundo de criptomoedas Polychain Capital, disse em 2019 que a rede Iota estava muito centralizada, já que seus nodes coordenadores – que manipulam e aprovam transações na rede – eram unificados por uma única entidade. Isso criou um grande ponto único de falha, afirmou ele na época.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin

MB lança Monest, token de Renda Variável Digital com potencial de rentabilização de até 4x

Os investidores serão remunerados com parte da receita bruta da Monest Cobranças S.A, plataforma de gestão de inadimplência e cobrança digital no Brasil
Imagem da matéria: Clientes invadem corretora que suspendeu saques e recebem chocolates ao invés de criptomoedas

Clientes invadem corretora que suspendeu saques e recebem chocolates ao invés de criptomoedas

50 clientes invadiram a sede da Beribit em Moscou para exigir a devolução de R$ 22 milhões em criptomoedas presas na corretora
Imagem da matéria: Semana Cripto: Bitcoin vacila, mas memecoins saem vencedoras — de novo

Semana Cripto: Bitcoin vacila, mas memecoins saem vencedoras — de novo

Bonk, Pepe e Floki estão entre os tokens que mais valorizaram na semana, com ganhos de até 60%
Imagem da matéria: Se a SEC considera o Ethereum um valor mobiliário, o que acontecerá com os ETFs?

Se a SEC considera o Ethereum um valor mobiliário, o que acontecerá com os ETFs?

Agora o ETH terá um caminho ainda mais longo para chegar a Wall Street, mas isso é uma surpresa para poucos