Imagem da matéria: Fundador da IOTA David Sønstebø deixa Fundação IOTA
Foto: Divulgação

A IOTA Foundation se separou do fundador da Iota, David Sønstebø na quinta-feira (11), em uma decisão unânime que alegou vários “interesses divergentes” como a razão por trás da mudança, disse em um anúncio.

“Ficou claro que os interesses de David e os da Fundação IOTA divergem”, disse a Fundação.

Publicidade

Sønstebø fundou e introduziu Iota em 2015 como um blockchain altamente escalonável que tinha como objetivo registrar, armazenar e executar transações entre vários dispositivos eletrônicos – um tipo de abordagem tecnológica popularmente conhecida como “Internet das Coisas”. Os tokens IOTA nativos do projeto valeram US$ 5,25 cada em seu pico em 2017, o auge de sua popularidade.

E embora o Iota seja uma plataforma de código aberto onde qualquer desenvolvedor pode se comprometer, trabalhar ou propor novas ideias, a IOTA Foundation foi criada em 2018 para supervisionar a pesquisa, a educação e a padronização da tecnologia e explorar diferentes maneiras de como poderia ser implantado nenhum mundo real.

No entanto, a visão mais ampla de Sønstebø para o projeto tem sido diferente do que a Fundação com 120 membros almeja. “Houve vários casos em que as ações de David não estavam alinhadas com o que a Fundação representa e quem aspiramos ser”, disse.

Com a saída de Sønstebø, uma equipe fundadora original de Iota ficou reduzida a apenas dois membros. Sergey Ivancheglo, que trabalhou com a equipe em 2015, também partiu no ano passado em uma mudança polêmica e até pediu uma renúncia de Sønstebø na época.

Enquanto isso, apesar da aparente benevolência, a Fundação atraiu críticas generalizadas no passado.

Carlson-Wee, fundador do fundo de criptomoedas Polychain Capital, disse em 2019 que a rede Iota estava muito centralizada, já que seus nodes coordenadores – que manipulam e aprovam transações na rede – eram unificados por uma única entidade. Isso criou um grande ponto único de falha, afirmou ele na época.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BC defende que regras para stablecoins sejam incluídas no Marco Legal das Criptomoedas e não em nova lei

BC defende que regras para stablecoins sejam incluídas no Marco Legal das Criptomoedas e não em nova lei

Chefe de departamento do BC afirmou durante audiência na Câmara dos Deputados que mudar lei atual é melhor do que criar uma nova legislação
Imagem da matéria: Vladimir Putin elogia o Bitcoin: "Quem pode proibi-lo? Ninguém"

Vladimir Putin elogia o Bitcoin: “Quem pode proibi-lo? Ninguém”

Vladimir Putin voltou a falar sobre ativos digitais em meio às sanções contra a Rússia, desta vez afirmando que o Bitcoin não pode ser proibido
Imagem da matéria: 11 criptomoedas que podem disparar em dezembro

11 criptomoedas que podem disparar em dezembro

Especialistas destacaram as 11 criptomoedas com indicadores fortes para um bom desempenho no último mês do ano
Ilustração de pessoas levantando as mãos para uma chuva de tokens - Imagem gerada por IA pelo site Decrypt

Projeto ‘Movement’ distribui R$ 5 bilhões em criptomoedas em airdrop

A rede de segunda camada Ethereum fará o que eles apelidaram de “MoveDrop”, um airdrop de 1 bilhão tokens MOVE para comunidades