logo da uniswap com gráficos ao fundo
Shutterstock

Negociando na Uniswap? Assine aqui, por favor.

Com a última atualização da Uniswap chegando ainda este ano, a exchange descentralizada (Dex) abriu sugestões de código para a comunidade. Mas nem todo mundo está empolgado com essas sugestões.

Publicidade

Um código criado pela comunidade para a implementação de um Know Your Customer (KYC) e recursos de whitelisiting (endereços autorizados), por exemplo, provocaram um debate acirrado sobre o futuro do setor DeFi.

A execução de verificações KYC e endereços autorizados são ferramentas utilizadas para prevenir atividades ilegais e cumprir sanções internacionais através de um processo de verificação de identidade em linha.

As propostas fazem parte do novo recurso “Hooks” da Uniswap, o qual essencialmente permite que desenvolvedores terceirizados proponham diferentes mudanças ou modificações na maior exchange descentralizada do mercado.

Enviado pelo desenvolvedor de blockchain Jongwon Park, o código Hooks incorpora verificações KYC antes que os usuários possam negociar em um pool.

Este código tem gerado controvérsia, com o proeminente investidor e analista de DeFi, Adam Cochran, chamando-o de “uma ladeira escorregadia” para o protocolo.

Publicidade

Ele explicou que, ao criar as ferramentas para sistemas autorizados, “você dá motivos para que os reguladores pressionem para usá-los mesmo em contextos onde eles não são necessários”.

Mudança inevitável?

Park respondeu dizendo que as ferramentas autorizadas em blockchains são inevitáveis “como a própria tecnologia”. Ele acrescentou que a Uniswap ainda permanece sem permissão e que seus contratos são “imutáveis em nível de protocolo”.

“Nosso trabalho como pioneiros deve ser estabelecer uma estrutura sólida sobre a qual protocolos autorizados e sem permissão coexistam, mas permaneçam isolados”, disse Park. A Uniswap e vários outros protocolos DeFi, como dYdX e Aave, também incorporaram processos de triagem para carteiras ligadas a atividades ilegais.

Os bloqueios da Uniswap

A exchange descentralizada tem examinado e bloqueado endereços relacionados com as entidades sancionadas pelo Departamento do Tesouro dos EUA contra países e regimes estrangeiros visados, terroristas e criminosos internacionais.

Publicidade

No ano passado, a Uniswap fez uma parceria com a empresa de segurança blockchain TRM Labs para melhorar seu processo de triagem para bloquear fundos relacionados a atividades ilícitas, como fundos roubados ou fundos aprovados pelo protocolo sancionado, Tornado Cash.

As autoridades também tentaram impor um KYC obrigatório em carteiras de autocustódia e aplicações DeFi várias vezes no passado.

Em outros lugares, vários projetos como Civic Pass, Polygon ID, Astra Protocol e Parallel Markets estão trabalhando para fornecer um processo de conformidade seguro e sem necessidade de permissão para aplicativos Web3.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: FTX vai leiloar o restante da sua reserva de Solana (SOL)

FTX vai leiloar o restante da sua reserva de Solana (SOL)

A FTX vai leiloar o restante de seus tokens Solana bloqueados na esperança de obter um preço melhor
cz fundador da exchange de criptomoedas binance

“Não há desculpas para minhas falhas na Binance”, assume CZ em carta a juiz

Changpeng “CZ” Zhao, fundador da Binance, afirmou que esse seria seu único “encontro com o sistema de justiça criminal”
Imagem da matéria: Sistema de pagamentos do governo sofre invasão e hackers tentam roubar R$ 3,5 milhões, diz jornal

Sistema de pagamentos do governo sofre invasão e hackers tentam roubar R$ 3,5 milhões, diz jornal

Invasores teriam acessado o sistema de pagamentos do governo federal através do roubo de dados de funcionários
Hans Zimmer durante premiere de Duna

Justin Sun paga compositor de Duna para criar hino do Tron

O controverso Justin Sun agora tem seu próprio hino de Hollywood