homem com capuz sem rosto hacker golpista
Shutterstock

A Polícia Federal abriu uma investigação para apurar invasões ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), que é responsável pelos pagamentos do governo federal, no início de abril.

A notícia foi dada pela Folha de S. Paulo e há suspeita de que recursos públicos podem ter sido desviados. Segundo a jornalista Daniela Lima, da Globonews, os criminosos tentaram desviar ao menos R$ 3,5 milhões em diversas operações ilegais, mas que não se sabe quantas operações tiveram êxito.

Publicidade

Mesmo assim, pelo menos 17 senhas foram corrompidas. O Tesouro Nacional, órgão gestor do Siafi, por sua vez, reforçou que o ataque “não causou prejuízos à integridade do sistema”.

Como a invasão aconteceu

O acesso dos invasores ao sistema de pagamentos do governo foi feito por meio da credencial de servidores que estavam habilitados para fazerem movimentações financeiras. As apurações apontam que os invasores acessaram o Siafi utilizando o CPF e senha desses gestores, obtidos através de ataque phishing.

Em nota à Globonews, o Ministério da Gestão e da Inovação informou que o episódio não configura falha de segurança, mas sim uso indevido de credenciais obtidas de forma irregular.

Uma fonte da PF disse ao canal de TV que o caso começou a ser investigado por especialistas em segurança cibernética da corporação há cerca de duas semanas.

Publicidade

Segundo a Folha, o Tesouro implementou medidas adicionais de segurança para autenticar os usuários habilitados a operar o sistema e autorizar pagamentos.

Em nota ao jornal, o órgão confirmou a “utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular” e disse que “as tentativas de realizar operações na plataforma foram identificadas”.

VOCÊ PODE GOSTAR
policia civil de goias criptomoedas rj

Megaoperação prende casal envolvido na compra de dados bancários com criptomoedas

Ação contra grupo criminoso especializado em fraudes digitais já bloqueou R$ 112 milhões em bens
Imagem da matéria: BNY fará custódia das reservas da stablecoin da Ripple

BNY fará custódia das reservas da stablecoin da Ripple

As empresas buscam construir uma ponte entre os ecossistemas de finanças tradicionais e cripto
Tela de smartphone mostra logo PicPay em verde

PicPay volta a oferecer criptomoedas um ano após suspender serviço

Retorno do serviço reflete maturidade do mercado e atende demanda crescente dos usuários
Imagem da matéria: XRP dispara 26% e atinge novo recorde após 7 longos anos

XRP dispara 26% e atinge novo recorde após 7 longos anos

O preço do XRP atingiu um recorde, superando uma marca de sete anos em meio ao forte movimento de alta das altcoins no mercado cripto