Imagem da matéria: Portugal dá sinal verde para o primeiro banco cripto do país
(Foto: Shutterstock)

O Banco de Portugal, a autoridade central monetária portuguesa, garantiu na quinta-feira (14) a licença de operação para o Bison Bank, que se tornará assim o primeiro banco do país a operar criptomoedas.

Segundo a imprensa portuguesa, com a autorização o banco poderá lançar o Bison Digital Assets, uma plataforma de serviços de custódia e negociação de ativos criptos.

Publicidade

Ainda de acordo com as publicações, o Bison deve ter como público-alvo os investidores institucionais portugueses com maior poder de fogo em termos financeiros, como empresas e fundos de investimento. A empresa, no entanto, ainda não anunciou quais ativos cripto serão colocados em negociação.

O Bison se limitou a afirmar que, com a licença, poderá oferecer aos clientes “um novo e maior conjunto de produtos e serviços que combinam com suas necessidades globais atuais de ativos financeiros e atuais, através de uma paltaforma regulada e segura”. Sob a regulação do Banco de Portugal, o Bison será fiscalizado de acordo com as leis de prevenção de lavagem de dinheiro e de terrorismo.

Corretoras

Em meados do ano passado, o Banco de Portugal havia concedido as primeiras licenças para a operação de exchanges no país. As duas primeiras foram a Criptoloja, com sede em Estoril, e a Mind The Coin, localizada em Braga.

Mais tarde, em janeiro de 2022, a Criptoloja foi comprada pela holding brasileira 2TM, que controla o Mercado Bitcoin aqui no Brasil. De acordo com os executivos do grupo, a compra foi uma oportunidade de obter uma via de acesso ao concorrido mercado europeu, aproveitando ainda as sinergias do idioma em comum e da grande quantidade de brasileiros que vivem no país.

Publicidade

Cripto em Portugal

Quando se trata do setor cripto, Portugal é um dos países mais acessíveis do mundo em termos de impostos.

Receitas vindas da venda de criptomoedas estão isentas de impostos desde 2018, enquanto o rendimento de investimentos tradicionais são taxadosem mais de 20%.

Dessa forma, o país tem estado no centro das atenções da comunidade, tendo sido escolhido como sede de algumas das principais conferências do setor, como a Solana Breakpoint Conference, em novembro de 2021.

O crescimento dessa cena garantiu à capital Lisboa um dos lugares na lista das 15 cidades mais influentes do mundo para as criptomoedas, criada pelo Decrypt.

*Traduzido por Marcelo Cabral com autorização do Decrypt.co.

Talvez você queira ler
Jovem estende a mão para hologramas de smartphone e figuras geométricas em tons azuis e roxo de azul

Cainvest lança serviço de custódia e negociação de ativos digitais para fundos e clientes institucionais 

Empresa já atua como fornecedora de liquidez para corretoras como Mercado Bitcoin e Foxbit
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Manhã Cripto: CZ está proibido de sair dos EUA até sentença; Binance desiste de licença em Abu Dhabi

Juiz decidiu que CZ não poderá voltar aos Emirados Árabes Unidos antes de receber sua sentença, agendada para fevereiro do ano que vem
Imagem da matéria: Terra sem lei? Reguladores e políticos fecham o cerco sobre atuação de influenciadores cripto

Terra sem lei? Reguladores e políticos fecham o cerco sobre atuação de influenciadores cripto

Novas regras da Anbima, PLs no Congresso e consulta da CVM visam regular a atuação de influenciadores e evitar divulgação de fraudes, como pirâmides financeiras
bitcoin core

Fundos de criptomoedas registram as maiores entradas de capital desde o rali do Bitcoin em 2021

Fundos de investimento em criptomoedas receberam as maiores injeções de dinheiro em 10 semanas desde o último rali de outubro de 2021