Imagem da matéria: FBI cria nova unidade para combater crimes que envolvam criptomoedas
Foto: Shutterstock

O Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (ou FBI, na sigla em inglês) lançou sua “Unidade de Exploração de Ativos Virtuais” com foco em crimes relacionados a criptomoedas, de acordo com um anúncio do Departamento de Justiça (ou DOJ) nesta quinta-feira (17).

A notícia foi revelada como parte de um anúncio do DOJ sobre a nomeação do primeiro diretor da Equipe Nacional de Fiscalização de Criptomoedas (ou NCET), criada em outubro de 2021.

Publicidade

Eun Young Choi, ex-conselheiro sênior da Procuradoria-Geral Adjunta, será o diretor inaugural da NCET.

Segundo o comunicado de imprensa do DOJ, a nova Unidade de Exploração de Ativos Virtuais do FBI será “uma equipe especializada de profissionais em criptomoedas dedicada a fornecer análise, suporte e treinamento para o FBI, além de inovar suas ferramentas de criptomoedas para ficarem à frente de futuras ameaças”.

A unidade irá se vincular à própria missão da NCET pela ampla abrangência do DOJ, que inclui o FBI junto com a Administração de Combate às Drogas (ou DEA); o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF); e outras agências governamentais.

“Já fizemos grandes avanços no combate ao uso indevido de plataformas de criptomoedas e demonstramos que não iremos hesitar para ir atrás dessas plataformas que ajudam criminosos a lavar ou esconder seus produtos de crimes”, disse Lisa Monaco, procuradora-geral, sobre a formação da NCET em outubro.

“É um ambiente repleto de ameaças agressivas.”

Os anúncios mais recentes surgem logo após de o DOJ ter prendido Ilya Lichtenstein e sua esposa Heather Morgan por alegadamente terem lavado dinheiro em conexão a US$ 3,6 bilhões em bitcoins (BTC) roubados do hack à corretora cripto Bitfinex em 2016.

Publicidade

Morgan, uma autoproclamada rapper e contribuidora da Forbes, recebeu liberdade condicional na terça-feira (15) enquanto Lichtenstein continua sob custódia e aguarda julgamento.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Cofundador da Solana critica anúncio excluído: "Ainda está corroendo minha alma"

Cofundador da Solana critica anúncio excluído: “Ainda está corroendo minha alma”

“É mesquinho e ataca um grupo marginalizado”, disse Anatoly Yakovenko em um tuíte compartilhado pela Solana Foundation
Donald Trump, presidente dos EUA, é fotografado

Trump diz que sua memecoin é a “maior de todas” e preço dispara

“EU AMO o $TRUMP—MUITO LEGAL!!! O maior de todos!!!!!!!!!!!!!!!”, escreveu o presidente, o que coincidiu com um aumento no preço do token
Fachada da Fidelity investments

Fidelity se prepara para tokenizar seu fundo do Tesouro dos EUA na rede Ethereum

A Fidelity disse que vê a tokenização como uma forma de impulsionar “eficiências transacionais com acesso e alocação de capital entre mercados”
Imagem da matéria: Negócios cripto de Trump estão tornando regulação "mais complicada", diz presidente do Comitê de Serviços Financeiros

Negócios cripto de Trump estão tornando regulação “mais complicada”, diz presidente do Comitê de Serviços Financeiros

French Hill mencionou os projetos de memecoin e stablecoin do presidente como dois empreendimentos que impactaram negativamente