Prédio do Capitólio, o Congresso dos Estados Unidos, com bandeira
Shutterstock

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) anunciou uma nova equipe focada em criptomoedas e que irá investigar crimes financeiros.

A procuradora-geral Lisa Monaco fez o anúncio nesta quarta-feira (6) durante o Aspen Cyber Summit. Ela disse que o grupo irá “fortalecer” a capacidade do DOJ de desmontar plataformas financeiras que permitem que cibrecriminosos “floresçam”.

Publicidade

Monaco ressaltou que o DOJ também irá lançar uma iniciativa focada em fraudes cíveis cometida pela internet.

“Nós estamos lançando hoje a equipe nacional de fiscalização de criptomoedas”, ela disse. “Já fizemos grandes investidas no combate do uso inadequado de plataformas de criptomoedas e mostramos que não iremos hesitar em ir atrás dessas plataformas que ajudam criminosos a lavar dinheiro ou esconder o que obtiveram por meios ilegais. Esse é um cenário agressivo de ameaças”.

Monaco disse que o time irá incluir uma combinação de especialistas em combate à lavagem de dinheiro e cibersegurança e irá trabalhar para proteger os consumidores de crimes online.

“Exchange de criptomoedas querem ser os bancos do futuro”, ela afirmou. “Nós temos que garantir que as pessoas possam ter confiança quando usam esses sistemas”.

Monaco disse que a iniciativa de combate aos crimes cíveis irá ter como foco ir atrás de empresas que recebem fundos federais, caso não cumpram os padrões de cibersegurança.

Publicidade

O DOJ está reprimindo cibrecriminosos, especialmente os que usam criptomoedas. Monaco lembrou da última ação bem sucedida da agência, que terminou na condenação de Larry Harmon, um morador de Ohio que passou anos operando um “mixer” de Bitcoin – uma ferramenta que ajuda a ofuscar a fonte de fundos do BTC.

Harmon se declarou culpado em agosto pelo crime de lavagem de dinheiro por meio do serviço que operava. O “mixer” embaralhava as transações de cripto de um modo que as autoridades não conseguiam fazer o rastreamento.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Meta é que comunidade de programadores crie soluções na XRP Ledger, blockchain usada pela empresa e que tem o token nativo XRP
Imagem da matéria: PEPE e BONK valorizam mais de 30% nas últimas 24 horas

PEPE e BONK valorizam mais de 30% nas últimas 24 horas

Memecoin PEPE bateu sua máxima histórica nesta terça-feira (21), em momento de forte aquecimento do mercado cripto
Craig Wright posa para foto

Craig Wright mentiu “extensiva e repetidamente” sobre ser o criador do Bitcoin, diz juiz

“As tentativas do Dr. Wright de provar que ele era/é Satoshi Nakamoto representam um abuso muito sério do processo deste tribunal”, disse o juiz
Imagem da matéria: Como um trader cripto ganhou mais de US$ 100 mil com apenas dois tuítes

Como um trader cripto ganhou mais de US$ 100 mil com apenas dois tuítes

“Somente em criptomoeda.” A memecoin Pacmoon recompensou um usuário com um grande airdrop – que foi maior do que o esperado graças ao erro de um amigo