Imagem da matéria: Binance encerra contrato com Seleção da Argentina: "Não cumpriu obrigações"
Argentina se sagrou campeão com Binance patrocinando federação local (Foto: Shutterstock)

A corretora Binance rescindiu o contrato de patrocínio com  a seleção masculina de futebol da Argentina, afirmando que a AFA (Associação de Futebol da Argentina), entidade que controla o futebol no país vizinho, descumpriu partes do acordo.

A exchange de criptomoedas informou a decisão pelo Twitter na madrugada deste terça-feira (18); a entidade controladora da atual campeã do mundo ainda não se manifestou. 

Publicidade

O contrato entre corretora e AFA foi feito em janeiro de 2022 e previa um patrocínio master de seis anos. Isso significa que a marca da Binance aparecia com proeminência nas camisas de treino, painéis para entrevista e todos os materiais relacionados à seleção da Argentina. 

Segundo a corretora, “a AFA não cumpriu plenamente com suas obrigações contratuais” e isso iria contra os “valores empresariais” e “princípios de associação” da empresa. 

Em dezembro do ano passado, a Binance viu seu patrocínio chegar no ponto máximo possível: a Argentina liderada por Lionel Messi se sagrou campeã da Copa do Mundo do Catar.

No mesmo comunicado, a Binance afirma que “mantém seu compromisso de crescer na Argentina e continua comprometendo-se com sócios locais, incluindo universidades de prestígio, com o objetivo de seguir expandindo os esforços educativos e as alianças comerciais estratégicas”.

Publicidade

Veja abaixo o comunicado no Twitter (em espanhol):

“Torneo Binance” segue

Em suas últimas publicações no Twitter e no site oficial, a AFA continua chamando o Campeonato Argentino (equivalente ao Brasileirão) de “Torneo Binance”. O River Plate se sagrou campeão no último dia 10 e a famosa foto do time no jogo final mostra a marca da corretora em destaque.

Time do River foi campeão argentino: campeonato recebeu o nome de “Torneo Binance” (Foto: Divulgação/AFA)

Chegada da Binance já foi polêmica

Quando a Binance firmou o contrato com a AFA, a federação argentina rescindiu unilateralmente o contrato de patrocínio que tinha com a Socios, empresa de web3 especializada em criação de fan tokens esportivos.

Conforme lembra reportagem do CoinDesk, a Socio passou a processar a AFA por conta do episódio. Mas, mesmo assim, a empresa continou sendo a responsável pela criação, administração e comercialização dos fan tokens da seleção argentina.

Binance em crise

A Binance passa por crise institucional e financeira e começou a fazer uma série de cortes. Segundo reportagem do Wall Street Journal do último dia 14, a corretora demitiu mil funcionários nas últimas semanas, em um corte global e não localizado em algum país específico.

Publicidade

Um porta-voz da corretora confirmou as demissões, mas sem dizer o número exato de pessoas afetadas. O jornal afirma que os cortes podem chegar a até um terço do quadro de trabalhadores, sendo que a Binance possuia 8 mil funcionários antes dessa primeira onda de demissões.

Em outra reportagem, publicada na segunda-feira (17), o Wall Street Journal informa que a Binance comunicou os funcionários que deixaria de oferecer certos benefícios, como reembolso de gastos com telefone celular, reembolso de academia e despesas geradas pelo trabalho em casa (home office), entre outros itens. 

A maior corretora de criptomoedas do mundo começou a ser fortemente pressionanda desde o dia 5 de junho, quando a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) anunciou a abertura de processo contra a empresa e seu fundador. No total, a Binance e seu criador, Changpeng “CZ” Zhao, são acusados de terem cometido 13 infrações diferentes.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Tether está sendo investigada pelo governo dos EUA, diz WSJ

Tether está sendo investigada pelo governo dos EUA, diz WSJ

Promotores estariam analisando se o USDT tem sido usado por terceiros para financiar atividades como tráfico de drogas, terrorismo e hacks
Imagem da matéria: As 5 criptomoedas que mais valorizaram em outubro

As 5 criptomoedas que mais valorizaram em outubro

Impulsionada por Elon Musk, Dogecoin está entre as criptomoedas com maior valorização no mês — mas quem roubou a cena foi a Raydium (RAY)
Imagem da matéria: Bitcoin está indo bem, então por que tantas demissões no setor cripto?

Bitcoin está indo bem, então por que tantas demissões no setor cripto?

Algumas das maiores empresas de criptomoedas dos EUA anunciaram grandes demissões na última semana, sinalizando que podem haver desafios à frente para a indústria
Logotipo e logomarca do jogo cripto Major no Telegram

Como jogar Major, novo game de sucesso no Telegram? Veja passo a passo

Com airdrop do jogo cripto se aproximando, ainda dá tempo de coletar muitas estrelas