Gary Gensler SEC in GOP Financial Services-Reprodução-Youtube
Gary Gensler em debate sobre criptomoedas com parlamentares dos EUA (Reprodução/YouTube)

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Gary Gensler, expressou sua decepção com a decisão da Justiça americana que deu uma vitória parcial à Ripple Labs, emissora do token XRP, no processo contra o órgão regulador.

Após a decisão da semana passada de que as vendas da criptomoeda XRP para compradores públicos não constituíram valores mobiliários, Gensler disse que estava “decepcionado” com a decisão da juíza federal Analisa Torres. Ele acrescentou que a comissão está analisando a possibilidade de um recurso legal para contestar a decisão.

Publicidade

Em seus primeiros comentários sobre o caso desde a decisão, Gensler disse ao público do National Press Club na segunda-feira (17), no entanto, que estava “satisfeito” por a juíza ter considerado que as vendas institucionais de XRP constituíam vendas de títulos não registrados.

Gensler também reafirmou sua posição sobre o mercado de criptomoedas durante seu discurso, afirmando que a SEC comunica sua postura por meio de ações de fiscalização.

Em 13 de julho, a SEC enfrentou um revés em seu processo judicial contra a Ripple Labs, pois a juíza federal decidiu que o token XRP “não é necessariamente um valor mobiliário”.

Presidente da SEC sobre regulamentação das criptomoedas por meio de fiscalização

O presidente da SEC também abordou as preocupações em relação à repressão da SEC no mercado de criptomoedas e por que a comissão estava priorizando as ações de fiscalização sobre a regulamentação.

Publicidade

Gensler respondeu dizendo “isso é algo que fazemos”, acrescentando que eles “falam por meio de ações de fiscalização” regularmente desde 1960 sobre questões como informações privilegiadas.

Ele acrescentou que “nós instauramos mais de 700 ações de fiscalização por ano porque o Congresso nos colocou aqui para protegermos os investidores e sermos um policial de plantão”.

Gensler comparou os mercados de cripto com o mercado de ações na década de 1920, antes da aprovação das leis de valores mobiliários, dizendo que o setor cripto está “cheio de fraudes e abusos”.

O presidente da SEC também disse que “vamos continuar tentando trazer as empresas que podem não estar em conformidade, sem prejulgar nenhuma delas”. Isso inclui empresas responsáveis ​​pelo desenvolvimento de criptomoedas e as exchanges que as negociam.

Publicidade

Ele acrescentou que tanto as criptomoedas quanto a inteligência artificial são tecnologias promissoras que precisam de supervisão regulatória para proteção do investidor, observando que o mercado de cripto precisa mais disso do que o campo de IA.

Gensler também se recusou a comentar sobre a recente onda de pedidos de ETF de Bitcoin e as chances de sua aprovação.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

O apoio à legislação ficou bastante dividido entre os partidos, com muito menos apoio dos democratas em comparação com outros projetos de lei envolvendo criptomoedas neste mês
Presidente do Banco Central Roberto Campos Neto falando diante de um microfone

Presidente do Banco Central se reúne com MB um dia após anunciar agenda da regulação do mercado cripto

O Banco Central divulgou ontem os próximos passos para a regulação do setor cripto e espera concluir o processo até o final de 2024
Imagem da matéria: Braiscompany: Justiça já entregou todos os documentos para extraditar donos da pirâmide

Braiscompany: Justiça já entregou todos os documentos para extraditar donos da pirâmide

O casal que fundou a Braiscompany está em prisão domiciliar na Argentina, enquanto os países negociam extradição
Braço robótico expõe moeda de Ethereum ETH

Algoritmos de Aprendizado de Máquina preveem preço do Ethereum para início de junho

No curto prazo, o algoritmo determinou que o ETH está passando por uma tendência neutra