Nayib Bukele, o presidente de El Salvador que é a favor do bitcoin (BTC), afirmou, em uma conferência de investimentos em bitcoin no último sábado (20), que seu país planeja criar a primeira “Cidade de Bitcoin”.
A cidade será situada na região leste de La Unión, entre as municipalidades de La Unión e Conchagua.
A princípio, os custos iniciais para o desenvolvimento da tal “Cidade de Bitcoin” serão financiados pela emissão de títulos bilionários e lastreados em bitcoin em 2022.
O maximalista Bukele apareceu pessoalmente para apresentar seu discurso no fim de uma conferência sobre bitcoin que durou quase uma semana em El Salvador. Sua participação foi marcada por uma produção de alto orçamento e fogos de artifício.
Bukele contou à plateia que a “Cidade de Bitcoin” irá depender da energia geotermal de vulcões nas proximidades e será livre de impostos, exceto pelo imposto sobre o valor agregado (VAT, na sigla em inglês.
“Invista aqui e ganhe o dinheiro que quiser. Essa será uma cidade completamente ecológica que funciona, cuja energia vem de um vulcão”, afirmou o presidente.
Metade do dinheiro arrecadado por meio do VAT será usado para pagar os títulos emitidos para financiar os custos iniciais da cidade enquanto a outra metade será usada para financiar serviços públicos, de acordo com Bukele, que afirmou que 300 mil BTC serão necessários para completar a infraestrutura da cidade.
Detalhes do que exatamente significa a “Cidade de Bitcoin” de Bukele ainda são escassos, mas o líder espera atrair investimento externo em bitcoin para a cidade: “Se você quer que bitcoin se espalhe pelo mundo, você precisa construir algumas [bibliotecas de] Alexandria”.
Bukele explicou brevemente sua visão da topografia da cidade e disse que será circular, conter um aeroporto e distritos residenciais e comerciais. Ele também afirmou que a praça central terá o formato do símbolo do bitcoin.
Para emitir os títulos, El Salvador firmou acordos com Blockstream e iFinex. iFinex será a subscritora do governo para ajudá-lo a criar novas leis de valores mobiliários tokenizados e digitais.
Leia Também
Em seguida, o governo dará à iFinex a primeira licença nessa nova estrutura regulatória para que possa emitir os títulos bilionários lastreados em bitcoin no departamento de valores mobiliários da Bitfinex.
Samson Mow, diretor de segurança da Blockstream, também participou do evento e confirmou que os títulos serão emitidos na Liquid Network da Blockstream.
De moeda corrente a “Cidade de Bitcoin”: o caminho de El Salvador à adesão
El Salvador tornou o bitcoin em uma moeda corrente em 7 de setembro deste ano, apesar de ter sido alvo de duras críticas da oposição política e grande ceticismo de grande parte da população. Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, afirmou que a adesão do bitcoin em El Salvador é “contrária aos ideais” das criptos.
Em uma publicação, Buterin explicou: “Essa tática de empurrar o BTC a milhões de pessoas em El Salvador ao mesmo tempo com quase nenhuma tentativa de educação prévia é imprudente e pode fazer com que um grande número de pessoas inocentes seja hackeado ou fraudado. Que vergonha para os maximalistas de bitcoin”.
No entanto, não houve só críticas. O maximalismo de bitcoin de Bukele fez com que ele ganhasse respeito entre os maximalistas, como Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, e o podcaster cripto Peter McCormack.
Ainda assim, apesar das inúmeras críticas, Bukele já trilhou seus planos de adesão ao bitcoin. Em 1º de outubro, Bukele tuitou que El Salvador havia começado a minerar bitcoin usando energia geotermal.
Em outubro, El Salvador informou que seu fundo de bitcoin teve um superávit de US$ 4 milhões por conta da alta no preço da criptomoedas. Bukele anunciou que iria usar o dinheiro para construir um hospital veterinário.
A carteira de bitcoin Strike tem sido uma das parcerias no processo de adesão de bitcoin em El Salvador e, em 14 de outubro, salvadorenhos perceberam o acréscimo do recurso “Pague-me em bitcoin”, que converte depósitos bancários diretamente para bitcoin.
No fim de outubro, Bukele obteve vantagem de uma queda no preço do bitcoin para acrescentar mais 420 bitcoins ao tesouro do país, fazendo com que a alocação em bitcoin de El Salvador chegasse a 1.120 BTC.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.