Imagem da matéria: Primeiro dia da Satsconf mostra cases de uso e ambiente otimista com Bitcoin 
Imagem criada por Decrypt com uso de IA

O primeiro dia da Satsconf 2024, o maior evento de Bitcoin do Brasil, trouxe especialistas globais para debater tópicos que integram o Bitcoin com questões sociais, como a inclusão econômica em áreas vulneráveis e seu uso como ferramenta de liberdade em contextos de repressão. Além disso, os especialistas discutiram o futuro da criptomoeda no atual cenário de um novo mandato de Donald Trump como presidente dos EUA. 

No primeiro painel do dia, Marcel Pechman, João Grilo, Alexandre Vasarhelyi e Bruno de Gouveia discutiram o Playbook Microstrategy. A sessão enfatizou como a estratégia da MicroStrategy vai além de investimentos tradicionais, oferecendo uma forma inédita de atuação que supera barreiras governamentais e redefine as tesourarias corporativas. Os palestrantes também abordaram o impacto dessa abordagem no mercado de Bitcoin, abrindo novas oportunidades lucrativas além das tradicionais mineradoras, exchanges e custodiantes. 

Publicidade

Na parte da tarde, Felippe Hermes, Preston Pysh, Alexandre Vasarhelyi e Luis Van der Berg discutiram tendências macroeconômicas e estratégias de portfólio em Bitcoin. Os painelistas se mostraram animados com o cenário pós eleição de Donald Trump nos EUA, que tende a fortalecer o ativo, porém para Vasarhelyi, o Bitcoin tem uma dinâmica única, que faz com que fatores externos, como a taxa de juros, por exemplo, não tenha impacto sobre seu valor. Para Luis Van der Berg, o Bitcoin está destinado a ser reserva de valor. 

No painel de economia circular, André Loja, Lorena Almada e Lorena Ortiz contaram como está a adesão do Bitcoin na Ilha da Madeira e Paraguai. Enquanto no primeiro os habitantes da ilha já contam com cerca de 20 estabelecimentos que aceitam a moeda e tem boa adesão de usuários, o segundo sofre com a alta taxa de desbancarização paraguaia, tendo que adotar o letramento financeiro como alternativa para a aceitação. 

Os outros painéis do evento abordaram temas como mineração, privacidade e liberdade. Obi Nwosu, CEO da Fedi, explicou como o Bitcoin tem sido utilizado para ajudar pessoas que vivem em países de regimes autoritários, e citou exemplos de projetos com apoio a refugiados e com comunidades em Uganda.

Além de conteúdos diversos, a Satsconf 2024 teve um espaço com atividades lúdicas para crianças, incentivando o aprendizado sobre Bitcoin de forma acessível e divertida, reforçando o compromisso do evento com a educação e a inclusão social.

* O Portal do Bitcoin é media partner da Satsconf 2024.

VOCÊ PODE GOSTAR
Gabriel Galípolo - diretor do banco central

“Não é exatamente uma CBDC”, diz Galípolo sobre o Drex

Presidente do BC esclareceu diferenças entre Drex e CBDC, enfatizando avanços tecnológicos e melhorias na comunicação com a sociedade
fachada do JP Morgan

JP Morgan registra a marca JPMD: Seria uma stablecoin?

O banco de investimento americano JP Morgan Chase entrou com um pedido de marca registrada para uma oferta baseada em blockchain chamada JPMD
Imagem da matéria: Shopify vai aceitar pagamentos com criptomoedas em parceria com Coinbase

Shopify vai aceitar pagamentos com criptomoedas em parceria com Coinbase

Clientes de lojas que usam Shopify poderão pagar com a stablecoin USDC, graças a uma colaboração entre Coinbase e Stripe
Imagem da matéria: Astro da NBA paga indenização de R$ 10 milhões por divulgar a FTX

Astro da NBA paga indenização de R$ 10 milhões por divulgar a FTX

O acordo representa uma das primeiras grandes indenizações financeiras contra celebridades que promoveram a FTX