presidente da SEC Gary Gensler - flicker
Gary Gensler, atual presidente da SEC nos EUA Foto: Third Way Think Tank/Flickr

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (21), encerrando seus esforços para regulamentar a indústria de criptomoedas.

Após comandar uma ofensiva regulatória contra grandes empresas do setor cripto, Gensler informou que deixará o cargo em 20 de janeiro de 2025, quando Donald Trump assumir seu segundo mandato, após sua recente vitória eleitoral.

Publicidade

“A Comissão de Valores Mobiliários é uma agência extraordinária”, afirmou Gensler em comunicado. “A equipe e os comissários são profundamente comprometidos com a missão de proteger os investidores, facilitar a formação de capital e garantir que os mercados funcionem para investidores e emissores igualmente. É uma honra servir com eles em nome dos americanos comuns.”

Gensler ganhou notoriedade por liderar uma ofensiva regulatória após o colapso da FTX em 2022, processando diversas empresas cripto e se tornando conhecido como o principal “antagonista” do setor. Sob sua liderança, a SEC moveu ações judiciais contra grandes players, como as exchanges Binance e Coinbase, argumentando que a maioria dos tokens violava as regras da agência.

No entanto, com a vitória de Trump, a saída de Gensler tornou-se inevitável. O presidente eleito prometeu substituir Gensler e encerrar o que chamou de “cruzada anticripto”. Empresas cripto frequentemente criticaram a abordagem do regulador, argumentando que as leis dos EUA sobre ativos digitais são ambíguas e dificultam a conformidade.

Leia também: Veja todas as promessas que Trump fez sobre Bitcoin e criptomoedas

Apesar de sua saída, Gensler desempenhou um papel importante na aprovação dos ETFs de Bitcoin à vista, que contribuíram para o preço do Bitcoin alcançar máximas históricas este ano. Ainda assim, muitos lembram sua gestão como controversa, marcada por conflitos regulatórios e acusações de sufocar a inovação.

Publicidade

Especula-se que Trump nomeará um sucessor mais favorável ao setor, possivelmente Mark Uyeda ou Hester Pierce, conhecida por criticar as ações da SEC contra a indústria de criptoativos.

Leia também: Com vitória de Trump, Gary Gensler deve deixar SEC; quem vai substituí-lo? 

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra suaconta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Segure e ganhe: Notcoin vai recompensar usuários que manterem parados tokens do Telegram

A plataforma Earn tem como objetivo incentivar os detentores de tokens vinculados a jogos e aplicativos do Telegram. Veja como funciona.
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

Banco Central diz que proibição da autocustódia de stablecoins pode ser revista

Representante do Banco Central diz que entidade irá avaliar sugestões que possibilitem padrão de segurança e autocustódia
Imagem da matéria: Trump nomeia David Sacks como "Czar" de criptomoedas e IA da Casa Branca

Trump nomeia David Sacks como “Czar” de criptomoedas e IA da Casa Branca

A indicação de Sacks por Trump acompanha de perto a escolha do presidente eleito para um novo presidente da SEC pró-cripto
Controles de videogames e uma moeda dourada de Bitcoin (BTC)

Boyaa se torna maior detentora de Bitcoin na Ásia após vender ETH para comprar mais BTC

A reserva de 3.183 BTC da Boyaa está avaliada em US$ 310 milhões, tornando a empresa com a maior detentora corporativa de Bitcoin na Ásia