Imagem da matéria: CVM proíbe empresa promovida por ator da TV Globo de captar clientes
Marcio Garcia é um dos associados (Foto: Shutterstock)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) proibiu o Grupo 10X de oferecer publicamente títulos ou Contratos de Investimento Coletivo (CIC), conforme Deliberação CVM 832, publicada no dia 15 de outubro. Segundo o órgão, a empresa que atua no mercado de franquias e ainda conta com apoio do ator da TV Globo Márcio Garcia, não se encontra habilitada para tal oferta.

O grupo promete lucro 10 vezes mais que a poupança. No entanto, a deliberação agora o proíbe de captar clientes no Brasil para investirem em em cotas de suas empresas. Conforme publicação, caso a oferta permaneça, os citados podem ser multados em R$ 100 mil por dia.

Publicidade

“Tais oportunidades de investimento configuram CIC, nos termos do art. 2°, IX, da Lei n° 6.385, e, portanto, somente podem ser ofertadas publicamente mediante registro ou dispensa na CVM”, escreveu a instituição.

Inclusive, em agosto deste ano, pelo mesmo motivo a Atlas Quantum também foi alvo da autarquia.

No comunicado, a autarquia afirma que o grupo usa do apelo ao público para conseguir fechar contratos irregulares, ou seja, sem autorização do órgão.

Segundo a CVM, por trás do negócio está a Longitude Escola de Empreendedorismo Ltda e David Jhonatas dos Santos Pinto, que também está proibido de oferecer o produto como como pessoa física. Nas redes sociais ele se apresenta como David Pinto.

“A CVM determina que todos os sócios, responsáveis, administradores e prepostos das pessoas jurídicas acima referidas se abstenham de ofertar ao público os mencionados CIC, sem o devido registro (ou dispensa deste) perante a Autarquia”.

Publicidade

A CVM diz que constatou que os envolvidos vêm oferecendo publicamente, nas páginas http://www.grupo10x.com.br/ e http://cotasdefranquias.com.br/Cotas, oportunidade de investimento em cotas de franquias do Grupo 10X.

O órgão afirma que o grupo vem utilizando de apelo ao público para celebração de contratos que, da forma como vêm sendo ofertados, enquadram-se no conceito legal de valor mobiliário.

Ator da TV Globo

O ator Márcio Garcia afirmou ter se associado ao grupo. Em um vídeo publicado em julho no Youtube ele se gabou do negócio:

“Eu agora sou sócio desse incrível grupo. Eu tenho a honra de poder emprestar a minha imagem e credibilidade para nossas marcas”, disse o ator.

Publicidade

Como funciona o negócio

No site da empresa, há oportunidades de compra de cotas das seguintes empresas: Laser fast depilação; Armazém fit store; Duckbill cookies & coffee; Medic Mais; Pizza 430 Napoletana; Fast escova.

No segmento de educação, o site anuncia a ‘Empresa 10X’, cujo objetivo é  orientar e capacitar microempreendedores a aplicarem estratégias de expansão em seus negócios.

No entanto, o negócio se torna um tanto obscuro quando o interessado quer saber como funcionam os investimentos. Ao realizar o cadastro para ter acesso a valores, o usuário é informado que o contato será por telefone.

Caso lembra franquia de deputado

O caso também lembra o do deputado federal Luis Miranda (DEM/DF), membro da Comissão Especial que trata sobre a regulação das criptomoedas. Dentre os negócios em que o parlamentar esteve envolvido, um deles era a venda de franquias de uma clínica de estética chamada Fitcorpus.

Inclusive Miranda foi manchete no Fantástico por supostamente ter aplicado golpes no Brasil e nos Estados Unidos.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Nathalia Arcuri falando em evento

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria de conteúdo via blockchain

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria via blockchain e promovem educação financeira de criptoeconomia gratuita
Imagem da matéria: Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao "Faraó do Bitcoin"

Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao “Faraó do Bitcoin”

Réu é acusado de ser responsável pela segurança do criador da GAS Consultoria e vender armas para a organização criminosa
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024