Imagem da matéria: A regulação do mercado de criptomoedas e blockchain no Brasil já está em curso
Foto: Shutterstock

A regulação da criptoeconomia está em curso, acompanhando o crescente interesse de instituições financeiras nos benefícios da tecnologia blockchain e em empresas de criptoativos.

Algumas notícias publicadas ao longo deste ano apontam a direção em que a regulação da criptoeconomia está caminhando.

Publicidade

Reguladores e investidores institucionais estão olhando para o setor de blockchain e criptoativos com crescente atenção, como mostram:

A recém-encerrada audiência pública do sandbox da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que possibilita a criação de ambientes regulatórios experimentais;

A seleção de startups da área para os programas de aceleração de bancos como o Itaú e o BNDES;

A emissão de títulos do Banco Mundial registrados em Blockchain;

O lançamento do criptoativo do BTG Pactual para investimentos no mercado imobiliário; e

O uso de blockchain e tokenização para simplificar processos e aumentar a transparência dos financiamentos do BNDES, entre outros.

A regulação é necessária para o setor, mesmo que vá de encontro ao caráter libertário e descentralizado das criptomoedas.

É uma tecnologia com o potencial de mudar o mercado financeiro, mas para isso, é preciso garantir a segurança jurídica dos investidores e operadores.

Além disso, é uma forma de valorizar a profissionalização do mercado e coibir a atuação de players desonestos que acabam prejudicando a imagem de outras empresas do setor.

Uma vez que este mercado esteja regulado, surgirão novas oportunidades, modelos de negócios antes impossíveis e novas demandas para as empresas do ecossistema suprirem. Como por exemplo, tokenização de ativos e security tokens.

Soluções da criptoeconomia aplicadas ao mercado financeiro estão sendo cada vez mais discutidas.

Em agosto deste ano, grandes nomes de ambos os mercados se reuniram no BlockTrends, no Rio de Janeiro, para falar sobre projetos, expectativas para o futuro e avanços regulatórios.

Publicidade

A regulação está acontecendo e com ela virá a economia do futuro, onde a criptoeconomia, o mercado financeiro e o de capitais trabalharão em conjunto para evoluir cada vez mais.

Sobre o autor

Fernando Carvalho é CEO da QR Capital, gestora de criptoativos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: O Roubo Silencioso: como o Bitcoin sequestra a liquidez dos gastos governamentais | Opinião

O Roubo Silencioso: como o Bitcoin sequestra a liquidez dos gastos governamentais | Opinião

Novo colunista do Portal do Bitcoin, André Franco explica por que o Bitcoin se torna mais atrativo com o aumento dos gastos públicos
ilustração de moeda da pump.fun

Pump.fun anuncia venda de US$ 600 milhões do seu novo token, mas volta atrás

Pump.fun vai finalmente lançar seu próprio token? A corretora de criptomoedas Gate disse que sim na segunda-feira, mas depois excluiu a publicação
Moeda prateada da Ripple com logo do XRP

Ripple segue a Circle e busca licença para criar seu próprio banco nos EUA

Empresa de pagamentos cripto confirmou que entrou com pedido de autorização junto ao regulador bancário dos EUA, dias após a Circle fazer o mesmo
ilustração de uma pessoa amarrada

Bilionário cripto reage a sequestro e arranca dedo de criminoso

Tim Heath, investidor conhecido no setor cripto, relatou o episódio violento enquanto cresce o número de ataques físicos contra detentores de criptomoedas