Imagem da matéria: Zona econômica de Honduras adota Bitcoin como unidade de conta; entenda
Foto: Shutterstock

A zona econômica Próspera, em Honduras, reconheceu oficialmente o Bitcoin (BTC) como unidade de conta. Ou seja, a criptomoeda agora poderá servir como base de cálculo de tributos e transações, além de ser usada como pagamento na região.

O anúncio foi feito em 5 de janeiro pelo gerente interino e comissário tributário da região, Jorge Colindres, que descreveu as condições sob as quais as entidades legais podem adotar o Bitcoin como sua unidade de conta.

Publicidade

“A Próspera ZEDE reconhece o direito de entidades legais residentes organizadas ou registradas sob a autoridade do Estatuto de Registro de Entidade Prospero para usar o Bitcoin (BTC) como sua respectiva unidade de conta, no sentido da unidade monetária ou medida de valor em termos dos quais suas contas são mantidas e os valores declarados”, afirma o comunicado.

A Próspera é uma ZEDE, Zona de Emprego e Desenvolvimento Econômico, uma área que possui certa autonomia em relação ao governo de Honduras. Portanto, essa decisão não é aplicada a todo o país.

Criada em 2020 na ilha Roatan, a Próspera espera atrair US$ 500 milhões em capital estrangeiro e criar 10 mil empregos diretos até 2025. Segundo Colindres, até agora, a região já viu a entrada de US$ 100 milhões e a criação de 1.200 empregos.

Nas redes sociais, Colindres reforçou que a zona econômica acredita “no direito à liberdade financeira e à liberdade monetária”. As pessoas devem ser livres para realizar transações, fazer a sua contabilidade e declarar impostos na moeda da sua livre escolha”, disse ele.

Publicidade

Segundo a nota da Próspera, as entidades interessadas em adotar o Bitcoin devem registrar um aviso ao comissário tributário dentro de 30 dias após o encerramento do período fiscal, escolhendo ainda uma exchange aprovada, como Kraken ou Coinbase.

Pagamento de impostos com Bitcoin

Até a implementação do procedimento final de pagamento de impostos em BTC, os passivos fiscais das entidades eleitas serão determinados em referência ao BTC para fins contábeis internos, mas relatados a Próspera ZEDE em dólares americanos ou na moeda local Lempira.

Após a implementação do procedimento final de pagamento de impostos em BTC, os passivos fiscais serão relatados na criptomoeda e as entidades pagarão o valor correspondente à Próspera ZEDE em Bitcoin.

Recentemente aumentaram os rumores de que Honduras poderia seguir os passos de El Salvador e adotar o Bitcoin como moeda de curso legal, o que não aconteceu. Em 2022, o Banco Central do país já havia rejeitado a ideia de adotar o BTC, inclusive fazendo um alerta na época contra o uso de criptomoedas em cenários de pagamento, enfatizando a falta de apoio legal para essas transações.

VOCÊ PODE GOSTAR
várias criptomoedas stablecoins sob uma mesa

Menos de 10% das transações com stablecoins são de usuários reais, diz Visa

Dados da Visa mostram que mais de 90% das transações com stablecoins foram feitas por robôs ou traders de grande escala
Imagem da matéria: Dogecoin está se aproximando de uma "cruz dourada": o que isso significa?

Dogecoin está se aproximando de uma “cruz dourada”: o que isso significa?

Média móvel simples de 50 semanas (SMA) do preço spot da Dogecoin está atualmente em alta e pode passar barreira das 200 semanas
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024
sob notas de dólares estão moedas de bitcoin, ethereum, ao lado de celular com logo FTX

FTX apresenta proposta para devolver aos clientes 118% dos fundos perdidos

Empresa afirma que caso o plano seja aprovado pela corte, os pagamentos serão feitos em até 60 dias