Piero Cipollone, vice-presidente do Banco da Itália, o banco central do país, defendeu na segunda-feira (9) a iniciativa de euro digital em andamento no Banco Central Europeu (BCE), durante a abertura da Comissão para Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu.
No discurso, direcionado à presidente da entidade, Roberta Metsola, e parlamentares presentes, Cipollone afirmou que não haverá desvio no projeto se ele assumir o cargo de membro executivo do conselho do BCE, atualmente ocupado pelo também italiano Fabio Panetta.
Cipollone iniciou o discurso ressaltando que BCE tem estado na vanguarda das economias avançadas no que diz respeito a moeda digital do banco central (CBDC), destacando sua participação em vários níveis da iniciativa até o recente piloto.
Para ele, se emitido com base em uma legislação, o euro digital garantiria “à nossa moeda se adequar à era digital” oferecendo aos concidadãos uma forma digital de dinheiro.
“Ou seja, um meio de pagamento digital que é universalmente aceito em toda a área do euro, que oferece a mais elevada proteção da sua privacidade e que eles podem usar gratuitamente, tanto online quanto offline”, disse.
O vice-presidente também ressaltou que é importante continuar a melhorar a eficiência e a resiliência dos sistemas de pagamento na região, o que inclui explorar o potencial de novas tecnologias para pagamentos transfronteiriços “principalmente através da interligação de sistemas de pagamento rápidos, um tema sobre o qual tenho falado muito nos últimos 3 anos”.
Leia Também
Apoiado tanto pelo Eurogrupo— que reúne os ministros das finanças da zona do euro — quanto pelo BCE, Cipollone é cotado para ocupar o cargo de Panetta, que renunciará no próximo 1º de novembro. Por sua vez, em 2019, Panetta também ocupou o cargo de vice-presidente do Banco da Itália.
BCE segue com cautela no projeto Euro Digital
O projeto de euro digital do BCE está prestes a encerrar sua primeira fase e ainda não há menção alguma sobre os próximos passos. Isso se deve à cautela adotada pelos legisladores europeus sobre o tema.
O processo político acerca do assunto também pode terminar antes que o BCE avance, segundo Stefan Berger, membro do Parlamento Europeu. A presidente da entidade, Christine Lagarde, também não tem dado esperança aos defensores do euro na forma digital.
Portanto, os diretores do BCE não vão tomar qualquer decisão sobre a implementação do euro digital enquanto não houver uma base legislativa para viabilizar a criação da representação digital da moeda europeia.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto