Imagem da matéria: Tom Hanks sobre Inteligência Artificial: “Poderia atuar mesmo depois de atropelado por um ônibus”
“Vimos que haveria essa capacidade de pegar zeros e uns de dentro de um computador e transformá-lo em um rosto e um personagem”, diz Tom Hanks (Foto: Divulgação/Amblin)

O ator americano Tom Hanks disse em uma entrevista recente que sua carreira poderia perdurar mesmo se ele fosse “atropelado por um ônibus”. Isso se deve em parte aos desenvolvimentos recentes da Inteligência Artificial (AI) e sua aparição digital no filme “O Expresso Polar”.

“Eu poderia ser atropelado por um ônibus amanhã e é isso, mas minhas atuações podem continuar e continuar e continuar”, disse Hanks no podcast de Adam Buxton .

Publicidade

Vencedor do Oscar, o cineasta foi um dos primeiros a adotar a tecnologia de captura de movimento, aparecendo como um personagem digital no filme de animação de 2004.

Hanks explicou como foi “a primeira vez que fizemos um filme que tinha uma grande quantidade de nossos próprios dados em um computador — literalmente a nossa aparência”.

Ele revelou que os artistas e seus agentes agora estão lutando em meio à ascensão da Inteligência Artificial ​​para garantir os direitos sobre suas representações digitais.

“Vimos isso chegando, vimos que haveria essa capacidade de pegar zeros e uns de dentro de um computador e transformá-lo em um rosto e um personagem. Desde então, isso cresceu um bilhão de vezes e agora vemos em todos os lugares”, disse o ator.

Publicidade

A tecnologia já foi usada várias vezes para dar continuidade à vida cinematográfica de artistas que já faleceram, como o blockbuster de 2015, “Star Wars: O Despertar da Força”, onde foi replicada a imagem da falecida atriz Carrie Fisher para completar cenas póstumas.

Mais recentemente, o documentário de 2021, “Roadrunner: um filme sobre Anthony Bourdain”, gerou polêmica ao utilizar a tecnologia para criar uma voz falsa do saudoso chef de cozinha e anfitrião de viagens.

“Se eu quisesse, poderia me reunir e lançar uma série de sete filmes e me estrelar neles, nos quais eu teria 32 anos. Qualquer pessoa agora pode se recriar em qualquer idade por meio de AI ou da tecnologia de deep fake”, disse Hanks. 

Indústria do entretenimento assume a Inteligência Artificial

O potencial da AI ​​para substituir artistas e escritores humanos tornou-se uma preocupação crescente, um sentimento que foi enfatizado pela greve de roteiristas da Associação de Escritores da América (WGA).

Publicidade

“Posso dizer que há discussões acontecendo em todos os sindicatos, todas as agências e todos os escritórios de advocacia para se chegar às ramificações legais que meu rosto e minha voz — e de todos os outros — sejam de nossa propriedade intelectual”, disse Hanks.

A WGA, ciente dessa ameaça iminente, até incluiu uma proposta em suas negociações com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) para proibir o uso de AI para escrever ou reescrever material literário, servir como fonte de material ou treinar uma AI.

Em uma demonstração de apoio esta semana, Hanks juntou-se aos escritores em greve, afirmando que a sociedade estava “em uma encruzilhada evolutiva”.

Hanks compara a chegada da AI ​​no cinema à invenção da impressora de [Johann] Gutenberg. “Esta é uma versão super atenuada daquela impressora.”

Embora as técnicas atuais geralmente envolvem a justaposição de imagens existentes e elementos criados digitalmente, as ferramentas emergentes de AI podem gerar cenas mais dinâmicas e realistas.

Publicidade

Por meio de algoritmos de aprendizado profundo que podem analisar grandes quantidades de dados, a AI pode em breve ser capaz de sintetizar performances inteiramente novas com base no trabalho anterior de um ator.

Hanks admitiu que uma versão de si mesmo gerada por AI não possuiria seus valores artísticos e poderia aparecer em filmes que ele não aprovaria.

“Sem dúvida, as pessoas saberão, mas a questão é se elas se importam?”, concluiu a estrela de O Náufrago.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
smartphone mostra logotipo da corretora de criptomoedas Crypto.com

Crypto.com adia lançamento na Coreia do Sul após visita inesperada de reguladores à sede

Um funcionário da agência reguladora expressou preocupações em relação às medidas de prevenção à lavagem de dinheiro da Crypto.com
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether anuncia reorganização para ir além de sua stablecoin e cria quatro divisões

Mudança em sua estrutura visa ampliar o fornecimento de soluções de infraestrutura focadas na inclusão
moeda de bitcoin envolta a luzes piscantes coloridas

CriptoTwitter: Veja reações ao halving do Bitcoin

O 4º halving chega com aplausos e grandes esperanças para uma nova era com o protocolo Runes online
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração