moeda de bitcoin envolta a luzes piscantes coloridas
Shutterstock

O tão aguardado halving do Bitcoin chegou com aplausos dos  fiéis da maior criptomoeda, com muitos declarando uma nova era no Bitcoin — especialmente quando o novo protocolo Runes também ficou online.

A expectativa em torno do evento tem crescido constantemente desde o início do novo ano. Em janeiro, depois que a SEC aprovou o primeiro conjunto de ETFs de Bitcoin à vista, a lenha foi colocada na fogueira e os investidores começaram a especular o que o 4º halving significaria para o preço da criptomoeda número um.

Publicidade

Antes do halving, o sentimento em torno do Bitcoin era alto, com uma classificação positiva de 47%, de acordo com o site de análise LunarCrush. A pulsação da comunidade cripto foi rastreada de forma confiável no X, antigo Twitter. A exchange de criptomoedas Coinbase preparou o cenário com uma exaltação à classe trabalhadora digital do Bitcoin.

“O quarto halving do Bitcoin está quase aí”, escreveu a empresa no Twitter. “E um agradecimento adequado é para os mais impactados. Então, aos mineradores, obrigado por mover o dinheiro adiante.”

Quando o bloco Bitcoin 840.000 finalmente surgiu, o Crypto Twitter comemorou.

Michael Saylor, fundador do maior detentora institucional de BTC, declarou “840.000 Blocos de Verdade”.

“Este é meu quarto halving!”, disse o sócio geral da Asymmetric Dan Held  no Twitter. “2012: eu nem sabia disso. 2016: festa Bitgo com apenas 20 pessoas; 2020: bloqueios de COVID; 2024: amigos e familiares sabem sobre isso, a grande imprensa falando sobre isso, festas em todo o mundo. É incrível ver o Bitcoin se tornando popular.”

A ocasião reuniu pessoalmente muitos entusiastas das criptomoedas e despertou otimismo para o futuro.

“NUNCA NA HISTÓRIA HUMANA um bem que as pessoas usam como dinheiro foi tão escasso”, disse Caitlin Long, fundadora e CEO do Custodia Bank. “Feliz halving do Bitcoin, pessoal!”

Publicidade

“Feliz halving!!!” O CEO do Swan Bitcoin, Cory Klippsten, disse. “Faltam zero quarteirões, bem-vindo à quinta era!”

“Chegamos muito cedo”, disse o redator de finanças Zack Voell.

“Feliz halving do Bitcoin”, postou a conta Ord.io. “A era das Runas começou!”

Para alguns, o evento foi apenas uma breve pausa em um ciclo interminável de trabalho.

Críticas sobre o halving

Nem todo mundo estava de bom humor. Os detratores do Bitcoin também reservaram um momento para jogar um pouco de água fria na celebração.

“Parabéns Bitcoiners pelo halving”, tuitou o detrator de longa data do Bitcoin, Peter Schiff .

“Vocês estão comemorando esta ocasião dando festas esta noite? Não fui convidado para nenhuma. Acho que halving é um nome apropriado para o que está acontecendo assim que os #Bitcoin #HODLers experimentarem uma redução pela metade de seu patrimônio líquido.”

Agora que o halving chegou, os especuladores podem ver se as suas previsões estavam certas. Uma expectativa comum em torno do halving era que isso faria com que o preço do Bitcoin disparasse — eventualmente.

Em fevereiro, o fundador da SkyBridge Capital, Anthony Scaramucci,  sugeriu que, após o halving, o Bitcoin poderia chegar a US$ 200 mil.

Publicidade

No entanto, é um pouco cedo para validar qualquer aposta. Na primeira hora após o halving, o preço do Bitcoin manteve-se essencialmente estável.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Anic de Almeida Peixoto Herdy é casada com herdeiro da Unigranrio

Herdeira é sequestrada em Petrópolis e criminosos exigem resgate em Bitcoin

Técnico de informática amigo do casal conversou com sequestradores por entender de criptomoedas e foi preso por suspeita de envolvimento
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
Mão segurando um celular com o logo dourado da corretora Gemini

Clientes da Gemini estão prestes a recuperar todas as suas criptomoedas — que agora valem muito mais

Exchange deve pagar US$ 2 bilhões em ativos aos clientes de seu programa de empréstimos Gemini Earn
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum abrem em queda e BlackRock supera Grayscale em número de BTC sob custódia

Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum abrem em queda e BlackRock supera Grayscale em número de BTC sob custódia

ETF de Bitcoin da BlackRock agora detém mais BTC do que sua rival, a tradicional Grayscale Bitcoin Trust