Roberto Campos Neto, moeda digital, CBDC, Banco Central do Brasil, metaverso
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou na terça-feira (22) durante o CEO Conference Brasil, evento promovido pelo BTG Pactual, que o projeto piloto da moeda digital brasileira (CBDC) será posto em prática no segundo semestre deste ano. Campos também falou sobre a economia no Metaverso. 

“A gente vai ter o piloto da moeda digital já no segundo semestre de 2022. A gente está bem perto de anunciar”, disse Campos Neto, conforme mostra um vídeo do evento compartilhado no Youtube. Campos Neto também comentou as iniciativas do LIFT Challenge — Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas do Banco Central, da Agenda BC#.

Publicidade

Vale lembrar que no fim do ano passado, o presidente do BC convidou os participantes do mercado a pensar soluções para a implementação do real digital no Brasil. 

Antes, Campos Neto falou sobre a economia no Metaverso. “É interessante entender o que está acontecendo”, disse ele, ressaltando que estudou muito sobre o tema recentemente. Para ele, esse novo mercado faz parte da nossa compreensão do que vai ser o futuro do nosso sistema financeiro nacional.

“Uma das coisas que a gente está vendo crescer muito é o metaverso. O número de transações no metaverso tem crescido quase que exponencialmente — eu acho que quem tem filho sente de perto esse efeito né. Então é interessante entender o que está acontecendo neste sentido”, afirmou.

Ele também comentou sobre o uso de dados pessoais pelas redes sociais. Segundo ele, algumas empresas estão convencendo as pessoas que as redes sociais exploram economicamente os dados de seus usuários sem remunerá-los.

Publicidade

“A gente começa a ver também o momento de ruptura nas redes sociais, no sentido de que você vai ter essas carteiras digitais e as pessoas vão poder guardar e lucrar com seus próprios dados”, concluiu sobre o tema.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Deputada propõe que fundos de investimento comprem criptomoedas de empresas nacionais

Se aprovado, o PL 166/25 da deputada Adriana Ventura autoriza os fundos de investimento registrados no Brasil a adquirirem ativos como Bitcoin
ilustração correlação entre ouro e bitcoin

Ouro bate recorde e supera Bitcoin, mas tendência pode se inverter  

O metal precioso atingiu US$ 3.002 com alta de 15% no ano, impulsionado por ETFs e fatores geopolíticos, enquanto saídas de capital dos fundos de BTC indicam possível reversão
ilustração da criptomoeda de Oruam

Seguindo apenas Binance e Solana no Instagram, Oruam anuncia criptomoeda “para renda extra”

O filho de Marcinho VP ganhou destaque nesta quinta-feira na redes sociais com o anúncio da ORUAM22COIN
Imagem da matéria: Ações da XP caem 3% após acusações de que fundo da empresa camufla esquema Ponzi

Ações da XP caem 3% após acusações de que fundo da empresa camufla esquema Ponzi

A firma de análise Grizzly Research disse que a XP estaria operando um esquema Ponzi facilitado por certas vendas de derivativos para clientes de varejo