Imagem da matéria: Renato Moicano: Lutador ganha fãs promovendo o Bitcoin e as "6 lições" de Ludwig von Mises
Renato Moicano (Foto: Reprodução/Instagram)

“Moicano quer dinheiro!”. A frase, dita em inglês na noite do dia 12 de fevereiro de 2022 no ginásio Toyota Center, Texas (EUA), pertence ao lutador brasileiro de MMA Renato Carneiro, mais conhecido como ‘Renato Moicano’, que mora atualmente na Flórida.

No octógono do UFC 271, naquela noite, o brasiliense enfrentou o americano Alexander Hernandez e o finalizou com um mata-leão. Quando chegou a hora da entrevista — e ele mal escutou a pergunta do entrevistador — , o lendário Daniel Cormier, os fãs de Moicano presenciaram uma postura diferente da habitual, quando ele pediu um bônus por sua performance.

Publicidade

“Sabe o que eu gosto de ver? Um cheque de performance…Tenho um filho para criar, impostos para pagar … Então vamos lá, aqui no Texas, eu sei que vocês gostam de coisas grandes como bife grande e eu gosto de cheques grandes. Moicano quer dinheiro”, disparou.

O Toyota Center estava lotado e milhões de telespectadores assistiam ao evento pela internet. Por isso, de lá para cá — e até o último dia 13 de abril, que vou explicar mais adiante — muita coisa mudou na vida do lutador de 34 anos.

Com a repercussão da frase “Moicano Wants Money”, o faixa preta de jiu-jitsu não perdeu tempo e aproveitou o hype para lançar sua loja virtual Money Moicano, onde vende bonés e camisetas. Ele também passou a tocar seu canal homônimo no YouTube, publicando vídeos de entrevistas e podcast com outros lutadores.

Bitcoin e liberdade financeira

Mas o toque final veio no UFC 300, no último dia 13 de abril, onde enfrentou Jalin Turner na T-Mobile Arena e ganhou a luta com uma virada surpreendente no segundo round.

Publicidade

Novamente na entrevista pós-luta, Renato Moicano falou sobre dinheiro, mas desta vez destacando a liberdade financeira sob os fundamentos da economia austríaca, indicando inclusive o livro “As Seis Lições”, de Ludwig von Mises, e Primeira Emenda da Constituição dos EUA, refletindo sobre o valor da liberdade de expressão.

“Eu adoro propriedade privada, e deixe-me dizer uma coisa, se você se preocupa com a p…. do seu país, leia Ludwig Von Mises e as 6 lições da Escola Econômica Austríaca”, disse para a arena lotada e milhões de espectadores de serviços de streaming e a ESPN.

Mais tarde, no X, ele postou sobre o Bitcoin: “Ei, quero meu bônus de 300 mil em #btc obrigado”.

Repercussão do ‘Moicano Wants Money’

Após a repercussão de suas declarações, Moicano passou a ser seguido nas redes sociais por fãs do Bitcoin, influencers de finanças, como Favelado Investidor, economistas como Renato Breia, e especialistas do mercado cripto, como Guilherme Renó e Saifedean Ammous, este autor do livro O Padrão Bitcoin.

Ele também participou de um podcast com Fernando Ulrich e Hélio Beltrão cujo tema foi “As Seis Lições de Mises e a luta pela liberdade”.

Publicidade

Mas foi em uma conversa com Head of Content and Research na Bipa, Caio Leta, que Moicano mostrou todo o seu conhecimento sobre o Bitcoin, pregando a liberdade financeira e dando exemplos como a adoção do BTC por El Salvador.

“Quando eu estava pensando no discurso [no UFC], eu queria mesmo era falar do Bitcoin, só que eu pensei o seguinte: se eu falar do Bitcoin eu vou falar com uma bolha, vou falar só para as pessoas que já sabem o que é isso; e se eu falar de economia austríaca, quem é do Bitcoin vai saber do que estou falando, e isso vai gerar um impacto”, disse Moicano.

Dois dias após a histórica luta, o livro passou a ser o segundo mais vendido na Amazon, segundo o próprio Moicano.

As vitórias de Moicano

Moicano já tem um feito muito grande e que poucos atletas no mundo conseguem realizar, que é chegar à maior organização de lutas do mundo, o que ocorreu há cerca de 10 anos.

De lá para cá, ele acumula 16 vitórias e cinco derrotas; nas suas últimas quatro lutas no UFC, venceu três. Ele atua pela American Top Team na categoria de peso leve — de até 70 kg. Ele também teve uma passagem pelo Jungle Fight que durou quatro anos, com oito vitórias e nenhuma derrota.

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Michaël van de Poppe em vídeo no Youtube

“É hora de investir em altcoins como Ethereum além do Bitcoin”, diz Michaël van de Poppe

Citando o Ethereum com uma das opções, o analista diz que o mercado de altcoins já passou por correção e que a tendência agora é de alta
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%