Roberto Campos Neto, moeda digital, CBDC, Banco Central do Brasil, metaverso
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou na terça-feira (22) durante o CEO Conference Brasil, evento promovido pelo BTG Pactual, que o projeto piloto da moeda digital brasileira (CBDC) será posto em prática no segundo semestre deste ano. Campos também falou sobre a economia no Metaverso. 

“A gente vai ter o piloto da moeda digital já no segundo semestre de 2022. A gente está bem perto de anunciar”, disse Campos Neto, conforme mostra um vídeo do evento compartilhado no Youtube. Campos Neto também comentou as iniciativas do LIFT Challenge — Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas do Banco Central, da Agenda BC#.

Publicidade

Vale lembrar que no fim do ano passado, o presidente do BC convidou os participantes do mercado a pensar soluções para a implementação do real digital no Brasil. 

Antes, Campos Neto falou sobre a economia no Metaverso. “É interessante entender o que está acontecendo”, disse ele, ressaltando que estudou muito sobre o tema recentemente. Para ele, esse novo mercado faz parte da nossa compreensão do que vai ser o futuro do nosso sistema financeiro nacional.

“Uma das coisas que a gente está vendo crescer muito é o metaverso. O número de transações no metaverso tem crescido quase que exponencialmente — eu acho que quem tem filho sente de perto esse efeito né. Então é interessante entender o que está acontecendo neste sentido”, afirmou.

Ele também comentou sobre o uso de dados pessoais pelas redes sociais. Segundo ele, algumas empresas estão convencendo as pessoas que as redes sociais exploram economicamente os dados de seus usuários sem remunerá-los.

Publicidade

“A gente começa a ver também o momento de ruptura nas redes sociais, no sentido de que você vai ter essas carteiras digitais e as pessoas vão poder guardar e lucrar com seus próprios dados”, concluiu sobre o tema.

VOCÊ PODE GOSTAR
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns