Imagem da matéria: Mantenedor do Bitcoin Core deixa o cargo após sete anos: “Não é mais uma boa opção”
Marco Falke (Foto: Reprodução/Twitter)

O desenvolvedor Marco Falke anunciou na terça-feira (21) que vai deixar de ser um mantenedor do Bitcoin Core, um cargo ao qual dedicou sete anos de sua vida profissional.

Segundo a Bitcoin Magazine, o anúncio foi feito no Twitter pessoal do desenvolvedor, onde ele disse:

Publicidade

“Sou o mantenedor da garantia de qualidade e dos testes do Bitcoin Core há cerca de 7 anos. Em uma decisão desafiadora, eu concluí a transição da minha função como mantenedor”, escreveu Falke. 

“Continuo apaixonado por código aberto e Bitcoin e estou otimista sobre o futuro, no entanto, ser um mantenedor não é mais uma boa opção para mim pessoalmente”, justificou.

Marco Falke anuncia saída do cargo no Twitter (Fonte: Reprodução/Twitter)

Mantenedores são desenvolvedores com a permissão necessária para implementar qualquer alteração no Bitcoin Core. Por essa razão, esse grupo de profissionais costuma ser pequeno, já que sobre eles recai uma grande responsabilidade: garantir a manutenção do código da criptomoeda mais importante do mundo.

Como Bitcoin é um protocolo sem dono, que pertence 100% à comunidade, qualquer mudança, atualização ou melhoria, antes de ser implementada, precisa passar por um longo caminho de discussões e testes.

Quando uma decisão é tomada sobre uma melhoria ou alteração necessária no Bitcoin Core, são esses mantenedores, que têm permissões exclusivas ao código do Bitcoin Core no GitHub, que entram em ação para ativá-las na rede principal.

Publicidade

Ao deixar o cargo, Falke agradeceu as empresas Paradigm e OKCoin que financiaram seu trabalho de contribuidor do Bitcoin Core. Hong, a CEO da OKCoin, lamentou no Twitter a saída do desenvolvedor:

“É uma pena que você esteja fazendo a transição. Entendi sua decisão em nível pessoal. Espero que nós, como comunidade, possamos encontrar uma maneira de oferecer melhor suporte aos mantenedores principais do Bitcoin daqui para frente.”

Com a saída de Marco Falke do posto de mantenedor do Bitcoin Core, cai para cinco o número de desenvolvedores neste grupo: Wladimir J. van der Laan, Michael Ford, Hennadii Stepanov, Andrew Chow e Gloria Zhao.

As saídas dos mantenedores

Desde o ano passado, uma série de desenvolvedores da velha guarda do Bitcoin Core também optaram por deixar seus cargos de mantenedores.

Publicidade

Em julho de 2022, o dev Pieter Wuille deixou o cargo após trabalhar full-time como mantenedor por uma década. Com sua saída, a desenvolvedora Gloria Zhao entrou para o grupo de mantenedores, se tornando a primeira mulher a ocupar esse cargo.

Em dezembro de 2021, foi a vez de Samuel Dobson abandonar o papel de mantenedor da rede. Na época, ele justificou a sua saída para focar no seu PhD em criptografia. Dois meses antes, Jonas Schnelli também decidiu parar de ser um mantenedor do Bitcoin Core após ficar oito anos no cargo.

Diferente de Dobson que tinha um motivo específico para se afastar, Schnelli justificou sua saída por uma mudança pessoal de interesses e pelo estresse causado pelos riscos da profissão.

Na sua carta de despedida, Schnelli afirmou que os riscos legais para os desenvolvedores de Bitcoin estavam aumentando e que os novos contribuidores deveriam entrar no projeto de forma anônima para evitar represálias. 

  • Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bradesco, Banco Pan, Neon e Next ficam fora do ar durante pane cibernética mundial

Bradesco, Banco Pan, Neon e Next ficam fora do ar durante pane cibernética mundial

Diversos bancos e instituições financeiras do Brasil ficaram várias horas fora do ar nesta sexta-feira
moeda de bitcoin ao lado de celular com logo da mt gox

36% do Bitcoin da Mt. Gox já foi distribuído aos credores, diz analista

Com operação feita ontem, a Mt. Gox já distribuiu mais de um terço dos 141.686 BTC que deve aos credores
Celular com logotipo da BInance

Binance lista novos pares para Ethereum, Pepe, BNB e Solana

A corretora também vai incluir os novos pares em seu serviço de robôs de negociação
Ilustração de vários hamsters lado a lado vestidos de paletó e gravata

“Hamster Kombat é o serviço digital de crescimento mais rápido do mundo”, diz CEO do Telegram

Pavel Durov afirmou também que o jogo de criptomoedas atingiu 239 milhões de usuários mesmo sem uma data específica para o lançamento do token