Imagem da matéria: Taxa de inflação do Bitcoin agora é menor que a do ouro, diz pesquisa
Foto: Shutterstock

Já se passaram aproximadamente seis dias desde que ocorreu o quarto evento de halving do Bitcoin (BTC), e os observadores do mercado já reuniram dados suficientes para dar um veredicto preliminar sobre seus efeitos.

Por um lado, a taxa de inflação do fornecimento de Bitcoin colapsou, como esperado. Cada bloco de Bitcoin — minerado aproximadamente a cada dez minutos — agora produz apenas 3.125 novos BTC, metade do que era antes (6.25 BTC).

Publicidade

Antes do halving, eram gerados 900 BTC diariamente, alimentando uma taxa de inflação de 1,7%. As novas cifras equivalem aproximadamente a 450 BTC por dia, e uma taxa de inflação anual de 0,85%.

De acordo com um novo relatório da Glassnode, essas métricas colocam a taxa de emissão de fornecimento da rede decisivamente abaixo da taxa de 2,3% do ouro —um ativo historicamente significativo com o qual o Bitcoin é frequentemente comparado.

O impacto do halving

O argumento, segundo os entusiastas do Bitcoin, é que a natureza digital do Bitcoin o torna mais divisível e portátil do que metais preciosos, favorecendo assim o BTC como um meio de troca moderno. Graças ao halving, o fornecimento de Bitcoin será mais limitado do que o do ouro, o que significa que, teoricamente, ele armazenará seu valor melhor ao longo do tempo em vez de ser inflacionado.

Em termos de movimentos de preço do Bitcoin, no entanto, alguns analistas acreditam que o halving é irrelevante.

“A emissão é uma fração dos volumes de transferência on-chain, volume à vista e volume de derivativos que vemos hoje, e atualmente equivale a menos de 0,1% do capital agregado movido e negociado em um determinado dia,” escreveu a Glassnode em um relatório de análise on-chain na terça-feira.

Publicidade

Isso significa que o número de moedas que o halving retira do mercado é uma gota no oceano em comparação com o número de moedas existentes que mudam de mãos e afetam o preço diariamente. Em uma apresentação em vídeo na semana passada, o analista líder da Glassnode, James Check, chamou o halving de um “jogo de narrativas” que “realmente não importa”.

Ao contrário dos halvings anteriores, o preço do Bitcoin conseguiu quebrar sua máxima anterior antes do final de seu quarto halving, aparentemente superando devido ao lançamento dos ETFs de Bitcoin à vista dos EUA meses antes. Antes de seu fundo entrar em operação, Larry Fink, da BlackRock, anunciou repetidamente o Bitcoin como uma forma de “ouro digital” para investidores.

No entanto, ao medir os ganhos de preço entre os halvings, o preço do ativo subiu apenas 569% no quarto período em comparação com 1.336% no terceiro. Isso, sugere a Glassnode, mostra retornos de investimento em BTC diminuindo entre os halvings, o que é “um resultado natural do tamanho crescente do mercado e da escala dos fluxos de capital necessários para movê-lo”.

A indústria de mineração também emergiu até agora sem ferimentos. Apesar do halving representar um grande corte nas receitas dos mineradores, o hashrate (poder computacional) da rede do Bitcoin estava próxima ou em máximas históricas se aproximando de cada evento de halving, incluindo o mais recente.

Publicidade

Dados on-chain agora mostram que as receitas dos mineradores dispararam após o halving da semana passada, graças ao novo protocolo de token Bitcoin “Runes” impulsionando as taxas de transação da rede.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Descubra os impactos e oportunidades do Halving 2024 com o MB.Baixe agora nosso relatório exclusivo e esteja um passo à frente no mercado cripto!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: El Salvador já minerou R$ 154 milhões em Bitcoin usando energia de vulcão

El Salvador já minerou R$ 154 milhões em Bitcoin usando energia de vulcão

A mineração de Bitcoin é feita com energia do vulcão Tecapa, usando 300 processadores voltados para essa atividade
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
ilustração do famoso sapo pepe

PEPE salta 19% e bate recorde após boato de listagem na Coinbase e hype da GameStop

As últimas 24 horas foram uma tempestade perfeita para Pepe: Roaring Kitty voltou causando um boom das memecoins, ao mesmo tempo que se espalhou rumores de listagem na Coinbase
Imagem da matéria: Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Um programa de crescimento com aporte milionário de fundo cripto está sendo votado neste momento pelos usuários do GNO