Itau
Foto: Shutterstock

O Itaú enviou e-mail aos clientes na noite desta segunda-feira (28) avisando que o pré-cadastro do PIX no Itaú Empresas já está aberto.

As chaves do PIX funcionarão como um código para a sua conta do banco. É através dela serão realizados saques e depósitos. As chaves poderão ser registradas através de CNPJ, número de telefone, e-mail ou uma chave aleatória, gerada pelo próprio sistema do PIX. Cada conta corrente poderá cadastrar até 20 chaves.

Publicidade

Para clientes do Itaú Empresas realizarem o pré-cadastro, é necessário acessar a conta pelo computador e clicar no banner que irá aparecer no meio da tela, indicando para o pré-cadastro do PIX.

Em seguida, escolha o tipo de chave que deseja cadastrar. Se você escolher e-mail ou celular para ser a chave, valide os dados com um código que será enviado via SMS ou e-mail. Por fim, confirme a solicitação da chave com o iToken.

O cadastro começará oficialmente no dia 5 de outubro, mas alguns bancos e fintechs já estão realizando o pré-cadastro para se antecipar. O lançamento oficial do PIX está programado para novembro.

O que é o PIX e como vai funcionar

O PIX foi anunciado pelo Banco Central em fevereiro e o objetivo principal é permitirá a transferência de recursos em tempo real entre pessoas e/ou empresas.

Publicidade

No total, 980 empresas já estão conectadas ao PIX — grandes bancos e as principais fintechs de crédito e de pagamentos a cooperativas de crédito e companhias varejistas.

O custo de uma transação pelo PIX será de R$ 0,01 a cada 10 transações. O valor foi descrito em uma instrução normativa publicada no dia 3 de agosto, que descreve a tabela de serviços e valores do Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen).

Os valores mostram o preço do serviço financeiro para a plataforma de pagamentos do Bacen, que será embutido nos custos das empresas que usarem os serviços. Eles representam parte dos custos de qualquer provedor de pagamento instantâneo.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
Antônio Ais posa para foto ao lado de carro

Criador da Braiscompany, Antônio Neto Ais é solto na Argentina

O benefício de prisão domiciliar valerá até que o processo de extradição para Brasil seja resolvido
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide