Não fosse um detalhe, muitos clientes da Atlas Quantum poderiam ter presenciado nesta quarta-feira (24) uma nota de encerramento das atividades do esquema que levou bitcoin de muita gente. Invadida por um hacker, a página mostrou um falso comunicado.
Segundo o autor, aquele tipo de despedida seria pior para a empresa.
“Vejam pelo lado positivo galera. Se ele encerra assim a operação da Atlas a prisão vem mais rápido. Melhor do que ficar enrolando com Exchange de btcq”, disse o invasor ao final da nota.
A invasão foi anunciada pela Atlas — em sua página no Facebook, por volta das 3h da manhã desta quarta. Na nota, a empresa afirmou ter sofrido um ataque sistêmico e que estaria trabalhando para resolver o problema.
Mais tarde, por volta das 13h, outra nota explicou o incidente. Segundo a empresa, o site institucional sofreu um ataque de DNS, o que teria derrubado os serviços temporariamente.
Conforme explicou, o site foi substituído por uma versão falsa, “com um falso comunicado exposto em uma falsa versão de nossa homepage”.
“Pedimos a nossos clientes que ignorem e-mails, telefonemas ou outras solicitações de dados pessoais ou senhas de acesso a nossas plataformas. Retornaremos com mais informações aqui em nossa página oficial no Facebook”.
Até o fechamento deste texto o site continuava fora do ar.
Leia Também
Nota falsa de despedida da Atlas
Intitulada ‘Comunicado final aos investidores’, a falsa nota simula o que seria uma despedida, porém com menções honrosas à equipe de Rodrigo Marques — pelos tratamentos dados aos clientes.
Irônico em diversas passagens, o autor do texto parece comparar situações fictícias a fatos do passado da Atlas: “transparência no tratamento e comunicação com o cliente”; “tratamos nossos clientes como se fossem nossa família”.
Em outro ponto, ele deixa mensagem de esperança diante da pandemia do Covid-19:
“Gostaríamos de dizer que nessa atual fase do mercado mundial, onde fomos pegos pela COVID-19, ter esperança e ansiar pelo melhor é o que mutuamente nos reserva”.
E agradece a confiança depositada: “Apenas com sua ajuda, conseguimos atingir nosso objetivo, que é tornar o bitcoin um dos principais ativos na sociedade tupiniquim”.
Ao final, além de evidenciar que se tratava de uma invasão bem sucedida à página, o hacker fez questão indicar os perfis no Linkedin de Marques e outras pessoas da equipe. Isto para que “pudessem ser contactados para ajudar o momento da empresa”.
“A família Atlas Quantum deseja um feliz 2020, são nossos sinceros votos de paz, comunhão e saúde”, conclui.