Imagem da matéria: Venezuela testa pagamentos com Bitcoin para alguns passaportes
(Foto: Shutterstock)

O governo da Venezuela parece estar testando aceitar Bitcoin como pagamento pela emissão de passaportes e outros documentos oficiais para cidadãos que residem fora do país.

Embora o governo de Nicolás Maduro não tenha emitido uma declaração oficial sobre o assunto, a opção de pagar em Bitcoin pode ser uma resposta às recentes dificuldades que a Venezuela experimentou no processamento de pagamentos transfronteiriços. Isso tem sido especialmente desafiador para qualquer empresa estatal devido às sanções econômicas unilaterais que o governo dos EUA impôs contra a Venezuela.

Publicidade

Os rumores sobre a opção de pagamento em BTC para passaportes surgiram na noite de terça-feira (23), principalmente no Reddit. O usuário iguano80 compartilhou uma imagem no subreddit r/Bitcoin do serviço de processamento de pagamento que exibia o Bitcoin como uma opção de pagamento. O pagamento com cartão de crédito está temporariamente suspenso devido aos efeitos das sanções.

Hoje, no entanto, Marbellis Linares, chefe de imprensa da Sunacrip na Venezuela, disse via Twitter que a opção de pagamento com Bitcoin não é de fato em funcionamento mas negou relatos de que o serviço é falso.

Linares estava respondendo a uma reportagem do site latino-americano Criptonoticias, que pôde verificar a opção solicitando um passaporte através do consulado venezuelano em Buenos Aires, Argentina.

Por exemplo, a opção não parecia estar disponível para ninguém na Venezuela; nesse caso, os únicos pagamentos aceitáveis ​​ainda são bolívares – a moeda fiduciária oficial – e petros, a criptomoeda apoiada pelo Estado.

Publicidade

No entanto, vários usuários em vários países confirmaram via mídia social que a opção de pagamento BTC apareceu no site da SAIME nesta manhã. Desde então, no entanto, a opção de pagamento foi bloqueada. Isso combinado com as declarações de Linares no Twitter sugerem que o governo da Venezuela pode estar simplesmente realizando um teste.

A adoção de criptomoedas na Venezuela tornou-se gradualmente uma estratégia política do governo Maduro, como forma de contornar os efeitos das sanções econômicas. O governo venezuelano já permitiu pagamentos em criptomoeda Petro para vários serviços públicos, incluindo o pagamento de gasolina.

O banco público nacional da Venezuela também está adaptando sua infraestrutura para incluir serviços de criptomoeda, e o governo de Maduro admitiu recentemente o armazenamento de Bitcoin e Ethereum como parte de suas reservas internacionais.

À medida que as sanções se intensificam e a guerra econômica entre nações rivais esquenta, parece que a criptomoeda, incluindo o Bitcoin, pode se tornar uma última linha de defesa – para melhor ou para pior.

*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co

Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Fundador da FTX recorre de sentença de 25 anos e Bitcoin (BTC) estaciona em US$ 70 mil

Manhã Cripto: Fundador da FTX recorre de sentença de 25 anos e Bitcoin (BTC) estaciona em US$ 70 mil

Mercado de criptomoedas opera sem tendência definida nesta sexta-feira (12), apesar do fluxo negativo de fundos com exposição direta ao Bitcoin
BTC bitcoin na frente de nota de dólar de 1 milhão

Preço do Bitcoin aumenta com otimismo de Biden sobre queda de juros do Fed ainda este ano

“Mantenho minha previsão de que, antes do final do ano, haverá um corte nas taxas”, disse o presidente dos Estados Unidos
moeda de bitcoin e logo da grayscale ao fundo

ETF de Bitcoin da Grayscale já perdeu 50% de suas reservas de BTC desde janeiro

No mesmo período, os ETFs de Bitcoin da BlackRock e Fidelity ganharam até 32% de participação de mercado
Imagem da matéria: Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

O MB inaugurou uma estátua que simboliza a relevância do mercado cripto em 2024, marcado pela adoção institucional e o recorde de preço do BTC