Hacker invade site da Atlas Quantum, deixa nota de despedida e tira página do ar

Empresas negam usar serviço da Fast Cash, processada por vítimas da Atlas Quantum
Foto: Shutterstock


Não fosse um detalhe, muitos clientes da Atlas Quantum poderiam ter presenciado nesta quarta-feira (24) uma nota de encerramento das atividades do esquema que levou bitcoin de muita gente. Invadida por um hacker, a página mostrou um falso comunicado.

Segundo o autor, aquele tipo de despedida seria pior para a empresa.

“Vejam pelo lado positivo galera. Se ele encerra assim a operação da Atlas a prisão vem mais rápido. Melhor do que ficar enrolando com Exchange de btcq”, disse o invasor ao final da nota.

A invasão foi anunciada pela Atlas — em sua página no Facebook, por volta das 3h da manhã desta quarta. Na nota, a empresa afirmou ter sofrido um ataque sistêmico e que estaria trabalhando para resolver o problema.

Mais tarde, por volta das 13h, outra nota explicou o incidente. Segundo a empresa, o site institucional sofreu um ataque de DNS, o que teria derrubado os serviços temporariamente.

Conforme explicou, o site foi substituído por uma versão falsa, “com um falso comunicado exposto em uma falsa versão de nossa homepage”.

“Pedimos a nossos clientes que ignorem e-mails, telefonemas ou outras solicitações de dados pessoais ou senhas de acesso a nossas plataformas. Retornaremos com mais informações aqui em nossa página oficial no Facebook”.



Caros clientes,na madrugada de hoje nosso site institucional sofreu um ataque de DNS que derrubou nossos serviços…

Posted by Atlas Quantum on Wednesday, June 24, 2020

Até o fechamento deste texto o site continuava fora do ar.

Nota falsa de despedida da Atlas

Intitulada ‘Comunicado final aos investidores’, a falsa nota simula o que seria uma despedida, porém com menções honrosas à equipe de Rodrigo Marques — pelos tratamentos dados aos clientes.

Irônico em diversas passagens, o autor do texto parece comparar situações fictícias a fatos do passado da Atlas: “transparência no tratamento e comunicação com o cliente”; “tratamos nossos clientes como se fossem nossa família”.

Em outro ponto, ele deixa mensagem de esperança diante da pandemia do Covid-19:

“Gostaríamos de dizer que nessa atual fase do mercado mundial, onde fomos pegos pela COVID-19, ter esperança e ansiar pelo melhor é o que mutuamente nos reserva”.

E agradece a confiança depositada: “Apenas com sua ajuda, conseguimos atingir nosso objetivo, que é tornar o bitcoin um dos principais ativos na sociedade tupiniquim”.

Ao final, além de evidenciar que se tratava de uma invasão bem sucedida à página, o hacker fez questão indicar os perfis no Linkedin de Marques e outras pessoas da equipe. Isto para que “pudessem ser contactados para ajudar o momento da empresa”.

“A família Atlas Quantum deseja um feliz 2020, são nossos sinceros votos de paz, comunhão e saúde”, conclui.