presidente da SEC Gary Gensler - flicker
Gary Gensler, atual presidente da SEC nos EUA Foto: Third Way Think Tank/Flickr

O cofundador da exchange de criptomoedas Gemini, Cameron Winklevoss, fez um tweet provocativo na quarta-feira (28) contra a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, sob a liderança de Gary Gensler, cujas ações ele descreve como um “total abuso de poder”.

O tweet foi compartilhado por Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance — exchange de criptomoedas que está sendo processada pelo agente regulador em questão — e nele foi anexado o vídeo de uma entrevista com o ex-presidente da SEC, Jay Clayton.

Publicidade

Jay Clayton, atual senador dos Estados Unidos, descreve as ações do atual presidente Gary Gensler como sendo “profundamente anti-americanas”, nas palavras de um dos irmãos Winklevoss.

No vídeo, o senador tece críticas sobre o posicionamento da SEC de que “a menos que nós comecemos a perder, nós não estamos levantando casos/processos o suficiente”. Na opinião do ex-presidente do mesmo órgão regulador, não é assim que o governo dos EUA deve funcionar.

Em sua opinião, os reguladores devem apenas levantar casos, processar indivíduos e fazer regras, que eles acreditam que irão passar nos tribunais, estando dentro da lei e da constituição norte-americana. E não buscar números até que algum tribunal os ordene parar.

Nas últimas semanas o mercado observou a SEC processando duas das maiores exchanges de criptomoedas do mundo: Binance e Coinbase.

Publicidade

No passado, tanto CZ quanto Brian Armstrong (CEO da Coinbase) já haviam realizado tweets provocativos, como o de Cameron Winklevoss, contra a SEC.

A Gemini é uma das maiores corretoras ainda operantes no país, posicionada entre as 10 melhores exchanges do mundo, segundo o CoinMarketCap. Ela foi fundada pelos Gêmeos do Facebook, os irmãos Winklevoss.

Cameron já havia realizado comentários sobre as ações dos reguladores norte-americanos, afirmando que a “guerra contra as criptomoedas” pode causar a derrota do partido dos Democratas nas próximas eleições.

Talvez você queira ler
Uma pessoa acena com uma das mãos em sinal de pare

Filipinas acusa Binance de operar sem licença no país

Segundo os reguladores, quem promover o acesso à corretora também pode ser responsabilizado criminalmente com multa e prisão
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Sam Bankman-Fried lidera “lista da vergonha” da Forbes; veja quem mais decepcionou

A Forbes publicou uma lista de jovens empresários que contrariam as expectativas ao se envolverem em fraudes e outras infrações
Mulher exausta diante do laptop

Deepfake: Serviços que criam nudes falsos com IA ganham popularidade

A empresa de análise Graphika afirma que a quantidade de imagens íntimas não consensuais online cresceu 2.408% desde janeiro
Martelo de juíz em frente de bandeira da França

Tribunal francês absolve hackers que exploraram R$ 44 milhões em criptomoedas de protolocolo DeFi

Ao se declararem hackers do bem, os irmãos convenceram o juiz que eles agiram de boa fé por recompensa