presidente da SEC Gary Gensler - flicker
Gary Gensler, atual presidente da SEC nos EUA Foto: Third Way Think Tank/Flickr

O cofundador da exchange de criptomoedas Gemini, Cameron Winklevoss, fez um tweet provocativo na quarta-feira (28) contra a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, sob a liderança de Gary Gensler, cujas ações ele descreve como um “total abuso de poder”.

O tweet foi compartilhado por Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance — exchange de criptomoedas que está sendo processada pelo agente regulador em questão — e nele foi anexado o vídeo de uma entrevista com o ex-presidente da SEC, Jay Clayton.

Publicidade

Jay Clayton, atual senador dos Estados Unidos, descreve as ações do atual presidente Gary Gensler como sendo “profundamente anti-americanas”, nas palavras de um dos irmãos Winklevoss.

No vídeo, o senador tece críticas sobre o posicionamento da SEC de que “a menos que nós comecemos a perder, nós não estamos levantando casos/processos o suficiente”. Na opinião do ex-presidente do mesmo órgão regulador, não é assim que o governo dos EUA deve funcionar.

Em sua opinião, os reguladores devem apenas levantar casos, processar indivíduos e fazer regras, que eles acreditam que irão passar nos tribunais, estando dentro da lei e da constituição norte-americana. E não buscar números até que algum tribunal os ordene parar.

Nas últimas semanas o mercado observou a SEC processando duas das maiores exchanges de criptomoedas do mundo: Binance e Coinbase.

Publicidade

No passado, tanto CZ quanto Brian Armstrong (CEO da Coinbase) já haviam realizado tweets provocativos, como o de Cameron Winklevoss, contra a SEC.

A Gemini é uma das maiores corretoras ainda operantes no país, posicionada entre as 10 melhores exchanges do mundo, segundo o CoinMarketCap. Ela foi fundada pelos Gêmeos do Facebook, os irmãos Winklevoss.

Cameron já havia realizado comentários sobre as ações dos reguladores norte-americanos, afirmando que a “guerra contra as criptomoedas” pode causar a derrota do partido dos Democratas nas próximas eleições.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Morte de John McAfee completa 3 anos; relembre a história do “pai do antivírus” e defensor do Bitcoin

Morte de John McAfee completa 3 anos; relembre a história do “pai do antivírus” e defensor do Bitcoin

Não importa o quão fascinante tenha sido sua visão libertária para anarcocapitalistas ou o quão decepcionante foi para seus seguidores sua vida regada a álcool e drogas: John McAfee teve um final trágico