gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss
Foto: Shutterstock

O famoso bilionário das criptomoedas Cameron Winklevoss disse que o voto dos jovens impediu a derrota do Partido Democrata dos EUA nas eleições presidenciais de 2020 — e que aliená-los agora significará “votos perdidos” no próximo ciclo eleitoral.

“A guerra da senadora Warren e de Gary Gensler contra as criptomoedas vai alienar toda uma geração de aspirantes a Democratas”, tweetou no domingo (11).

Publicidade

Seu irmão gêmeo Tyler – com quem ele cofundou a exchange de criptomoedas Gemini em 2014, após uma longa briga com Mark Zuckerberg pela autoria da criação do Facebook -, concordou.

“Roe [v. Wade] [decisão judicial contra o aborto] custou aos republicanos as eleições do meio do mandato presidencial”, Tyler tweetou no domingo. “A guerra da senadora Warren e de Gary Gensler contra as criptomoedas custará aos Democratas a eleição de 2024.”

Cameron Winklevoss denunciou no Twitter os esforços da senadora, Elizabeth Warren, e do chefe da SEC, Gary Gensler, para minar a indústria de criptomoedas, dizendo que suas ações podem ter consequências terríveis para o Partido Democrata. 

“As criptomoedas já conquistaram os corações e mentes dos Millennials e GenZ”, Winklevoss tweetou, acrescentando que “eles não debatem os méritos dos criptoativos; e eles não esquecerão a destruição de valor que Warren e Gensler causaram.”

Publicidade

Cameron compartilhou uma manchete da CNN de 2022 a qual indica que os democratas se salvaram nas eleições do ano passado graças aos jovens. Para o empreendedor cripto, o atual ambiente regulatório pode explodir na cara dos democratas.

Os gêmeos Winklevoss são investidores de Bitcoin de longa data e tem esperança de que o preço do bitcoin chegue a US$ 500 mil. Embora Cameron não tenha uma linha partidária oficial, ele já apoiou candidatos republicanos no passado. 

Ações agressivas

Essas declarações vêm em meio a ações agressivas de Warren e Gensler, dois membros do Partido Democrata. 

O antigo remador olímpico  duas explicações: “ou [o] establishment democrata não entende o que está acontecendo com Warren e Gensler, ou está calculando mal o impacto de suas ações no voto dos jovens neste próximo ciclo eleitoral.”

Warren entrou nas manchetes este ano por conta do chamado “Exército AntiCripto” dela. Ela também afirmou que a tecnologia ajuda a financiar o comércio mortal de fentanil, declarando abertamente que os criptoativos são usados por criminosos.

Publicidade

Gensler, um crítico ferrenho das criptomoedas, também está no centro das atenções esta semana, depois que a SEC acusou a Coinbase e a Binance de violar as leis de valores mobiliários dos EUA.

Nem todos os democratas são anticripto, no entanto. O candidato presidencial Robert Kennedy Jr. é pró-Bitcoin, aparecendo como palestrante principal na recente Conferência Bitcoin 2023. 

Outro lado da trincheira

Os republicanos, por outro lado, parecem muito mais abertos à ideia de criptoativos.

A senadora do Wyoming, Cynthia Lummis, apelidada de “senadora do Bitcoin”, defende o Bitcoin há anos. O líder dos Republicanos na Câmara, Tom Emmer (R-MN), é considerado “amigo das criptos.” E Ron DeSantis, governador da Flórida e candidato presidencial republicano, proibiu as moedas digitais do banco central (CBDCs) em seu estado.

A quantidade de representantes do lado dos Winklevoss parece maior. De acordo com o relatório da Coinbase, aproximadamente 66 milhões de americanos (ou 20% de toda a população) possuem ativos digitais. 

“Eles podem não se importar com as criptomoedas, mas se preocuparão com os votos perdidos”, Cameron concluiu

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Hamster Kombat: aprenda a jogar o mini puzzle para ganhar chaves valiosas

Hamster Kombat: aprenda a jogar o mini puzzle para ganhar chaves valiosas

O novo mini jogo de quebra-cabeça no Hamster Kombat introduz chaves que serão úteis no futuro. Aqui está o guia de como jogar.
Imagem da matéria: Diretor da Binance no Brasil faz reunião com Banco Central para tratar sobre “supervisão”

Diretor da Binance no Brasil faz reunião com Banco Central para tratar sobre “supervisão”

Sobrinho do Ministro da Economia, Guilherme Haddad Nazar irá se encontrar o diretor de fiscalização e a diretora de supervisão de conduta do BC
moeda de bitcoin ao lado de celular com logo da mt gox

36% do Bitcoin da Mt. Gox já foi distribuído aos credores, diz analista

Com operação feita ontem, a Mt. Gox já distribuiu mais de um terço dos 141.686 BTC que deve aos credores
Imagem da matéria: ETFs de Ethereum podem finalmente estrear semana que vem

ETFs de Ethereum podem finalmente estrear semana que vem

A SEC orientou as gestoras a enviar declarações de registro finalizadas para lançamento dos ETFs na próxima terça, 23 de julho