Imagem da matéria: Desenvolvedor da rede Lightning do Bitcoin abandona projeto após descobrir falhas graves
Foto: Shutterstock

Um dos principais desenvolvedores da Lightning Network, Antoine Riard, anunciou no último dia 20 de outubro que está deixando o projeto porque ele descobriu uma vulnerabilidade crítica no projeto, citando ainda desafios fundamentais para o ecossistema Bitcoin.

Segundo ele, a rede está vulnerável a ataques de substituição de ciclos, o que pode permitir que pessoas desviem fundos de usuários, explorando inconsistências em mempools individuais.

Publicidade

Riard explicou que, embora soluções básicas pudessem impedir ataques simples, elas não seriam capazes de impedir agentes mais avançados. Com isso, ele afirmou que a única forma de resolver a questão é realizando mudanças no código base do Bitcoin.

A Lightning Network é uma solução de segunda camada construída sobre a blockchain do Bitcoin. Ela foi projetada para melhorar a escalabilidade e a eficiência das transações da maior criptomoeda do mundo, permitindo transações P2P fora da rede.

Através da Lightning Network, os usuários podem abrir canais de pagamento, realizar múltiplas transações fora da rede principal e liquidar o resultado final na blockchain Bitcoin.

Segundo Riard, o ataque cíclico de substituição tem como alvo esses canais de pagamento, permitindo ao invasor roubar fundos de um participante do canal, explorando inconsistências entre mempools individuais.

Publicidade

“Esses tipos de mudanças exigem a máxima transparência e adesão da comunidade como um todo, pois estamos alterando os requisitos de processamento de nós completos ou a arquitetura de segurança do ecossistema descentralizado do Bitcoin em sua integralidade”, disse Riard.

A rede Lightning tem sofrido bastante desde sua criação em 2018, com diversos desenvolvedores apontando para falhas e uma estrutura bastante complexa. Até hoje, a rede atingiu um valor total bloqueado de US$ 159,5 milhões, segundo dados do DefiLlama, valor bem abaixo dos US$ 587 bilhões de capitalização do Bitcoin.

VOCÊ PODE GOSTAR
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank Cripto expande funcionalidade de alerta de preços de criptomoedas

É possível ativar o recebimento de alertas a partir de variações de preço de 3%, 6% ou 9% – sempre dentro de um período de 24 horas
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin finaliza o Batch #4 do Next e anuncia participação no próximo programa de aceleração

Mercado Bitcoin finaliza o Batch #4 do Next e anuncia participação no próximo programa de aceleração

A iniciativa reuniu startups com o objetivo de desenvolver soluções que aprimorassem a experiência do cliente no universo DeFi
Logotipo da BlockFi na tela de computador

BlockFi vai distribuir criptomoedas para 100 mil credores este mês

Clientes elegíveis receberão uma notificação no e-mail da conta BlockFi registrada
Fachada da Braiscompany em Campina Grande PB- Portal do Bitcoin

Justiça irá leiloar imóveis de operador financeiro da pirâmide Braiscompany

Imóveis são de  Joel Ferreira de Souza, que segundo o MPF auxiliava a Braiscompany a trocar criptomoedas por dinheiro fiduciário